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CONSIDERAÇÕES GERAIS


Migração de versão
É aconselhável que a nova versão seja homologada pelo cliente no servidor de homologação para que sejam avaliadas as integrações, as customizações e os processos que são críticos.
Descontinuação de versões
É importante reforçar que, de acordo com a política de ciclo de vida do produto, a versão 6.7 está oficialmente descontinuada.
A versão 6.8 entra em descontinuação e tem previsão para ser retirada em setembro de 2020. Por este motivo é de extrema importância que, os clientes que estão na versão 6.8, atualizem o sistema para a versão 6.9 ou superior.
Versão em fase de pré-release
Conforme a política de ciclo de vida do produto, a versão 6.11 entra em fase de pré-release em março de 2020 com prazo previsto de lançamento em setembro de 2020.

CADASTROS GERAIS


Ocorrências do cliente

Sistema/Módulo
Cadastros Gerais

Versão
6.10

Importante
Não há necessidade de aquisição de licenças e de treinamento.

O que foi desenvolvido

Implementada a possibilidade de cadastrar ocorrências por área de negócio.

Nova! Cadastro de Áreas para Ocorrências (CCCC086) - rotina auxiliar criada para que seja possível cadastrar as áreas para utilizar nas ocorrências.Toda a interação realizada pelo sistema irá gerar a ocorrência automática utilizando o código reservado 1 (Geral).
Cadastro de Ocorrência de Clientes (CCCC087) e Cadastro de Ocorrências Comerciais de Clientes (CCPV087) - incluído o campo "Área".
Consulta de Ocorrência de Clientes (CCCC687) e Consulta de Ocorrências Comerciais de Clientes (CCPV687) - incluído o campo "Área" e as colunas "Código Área" e "Descrição Área".
Cadastro de Contas (CCTELCO010) - criada aba "Ocorrências" para que seja possível visualizar todas as ocorrências cadastradas utilizando um filtro de período, além de permitir a inclusão, exclusão e edição das ocorrências.


COMERCIAL


Tabela de preço na leitura do item do romaneio

Sistema/Módulo
Comercial - Carteira de Pedidos

Versão
6.10 (com retrofit 6.9)

Importante
Não há necessidade de aquisição de licenças e de treinamento.

O que foi desenvolvido

Implementação realizada para possibilitar a seleção de uma tabela de preço unitário para cada item na montagem de romaneio de carga.

Nova! Tabela preço por Item (CCPVB022B) - rotina auxiliar criada para possibilitar que o cliente selecione uma tabela de preço unitário para cada item do romaneio.
Itens - Pesagem (CCPVB022) - programa alterado para que seja apresentada a nova rotina auxiliar logo após o preenchimento do campo "Produto".


Forma de pagamento na digitação do pedido e na seleção do têxtil

Sistema/Módulo
Comercial - Carteira de Pedidos

Versão
6.10 (com retrofit 6.7, 6.8, 6.9)

Importante
Não há necessidade de aquisição de licenças e de treinamento.

O que foi desenvolvido

Implementada alteração para que seja possível definir, a nível de pedido de venda, a forma de pagamento que irá constar nas tags do XML da NF-e. Caso na condição e no pedido de venda tenham sido informadas formas de pagamento diferentes, será considerado o que foi definido no pedido de venda. Também foi criada a possibilidade de realizar a alteração diretamente na seleção de pedido da malharia.

Outras Informações (CCPV003A) e Seleção de Pedido para Faturamento de Malharia Auxiliar (CCPVM030B) - incluídos os campos "Forma de Pagamento", "Tipo de Integração", "CNPJ Credenciadora", "Bandeira Operadora" e "Aut. Oper. Cartão".


Possibilidade de alterar a alíquota IR para representante

Sistema/Módulo
Comercial - Comissão sobre Vendas

Versão
6.10 (com retrofit 6.9)

Importante
Não há necessidade de aquisição de licenças e de treinamento.

O que foi desenvolvido

Implementação realizada para que seja possível alterar o histórico de comissão do representante. Incluído um percentual diferenciado para cálculo de rescisão de contrato de trabalho.
Percentual IRRF representante (histórico)
Retenções (CCCD110D) - nos casos em que é necessário alterar o percentual de um representante de um período retroativo.
Ao inserir informação no campo "%Retenção IR" e finalizar o preenchimento dos campos, será apresentada a tela "Alteração de Histórico do %Retenção IR por Representante" (CCCD110F) possibilitando a alteração, exclusão ou inclusão de datas que não sejam inferiores à data do fechamento da comissão do representante.

IRRF sobre rescisão
Nos casos em que há rescisão de representantes e é necessário incidir 15% de imposto de renda sobre estes lançamentos, foram realizados os seguintes ajustes:
Cadastro do Tipo de Lançamento (CCCM010) - no campo "Código", foi incluído o tipo de lançamento "23 - Crédito Ref.Multa Rescisão" e incluído o campo "%IR Rescisão".
Lançamento de Representante (CCCM005) - para o lançamento com o tipo "23 - Crédito Ref.Multa Rescisão", o sistema realiza um lançamento de débito com o tipo "30 - IRRF s/Rescisão Contratual" referente ao valor do imposto de renda da rescisão. Por exemplo, se o crédito for de R$ 2.000,00, automaticamente o sistema fará um lançamento de débito com o código "30 - IRRF s/Rescisão Contratual" no valor de R$ 300,00.
Impressão da Relação Anual das Comissões (CCCM320) - alterado para que no relatório seja exibida uma nova natureza de rendimento com o nome "Multa Rescisão", demonstrando os valores de débito lançados referente ao percentual de imposto de renda da rescisão.


Alteração da transportadora e/ou tipo de frete no lançamento da NF de entrada

Sistema/Módulo
Comercial - Faturamento

Versão
6.10 (com retrofit 6.9)

Importante
Não há necessidade de aquisição de licenças e de treinamento.

O que foi desenvolvido

Implementação realizada para permitir que o usuário consiga alterar a transportadora no lançamento da nota fiscal de entrada, nos casos em que a transportadora ou o tipo de frete seja diferente da nota de saída.

Nota Fiscal de Entrada (CCFT110A) - incluídos os campos "Transportadora" e "Tipo de Frete".


CONTÁBIL/FISCAL


Gerar Sped Fiscal para contabilidade externa

Sistema/Módulo
Contábil/Fiscal - Informações Fiscais

Versão
6.10 (com retrofit 6.9)

Importante
Não há necessidade de aquisição de licenças e de treinamento.

O que foi desenvolvido

Implementação realizada para possibilitar a geração do arquivo do Sped Fiscal para as empresas em que as atividades de apuração são realizadas fora do ERP Consistem.

Configuração do Parâmetro SPED Fiscal (CCINF210) - os campos de configuração relacionados a gravação do arquivo foram retirados da aba "Geral" e inseridos na nova aba "Arquivo".
O campo" Blocos a Incluir no Arquivo" da aba "Arquivo" permite ao analista fiscal determinar quais blocos do Sped Fiscal devem ser preenchidos no momento da gravação do arquivo. Este campo deve ser configurado em empresas que não realizam a entrega oficial do Sped Fiscal pelo ERP Consistem, ou seja, utilizam a gravação deste arquivo com finalidade gerencial.


Registro 1926 da EFD-ICMS/IPI (Sped Fiscal)

Sistema/Módulo
Contábil/Fiscal - Informações Fiscais

Versão
6.10 (com retrofit 6.7, 6.8, 6.9)

O que foi desenvolvido

Essa melhoria tem a finalidade de implementar no Sped Fiscal o registro 1926 que são operações referentes à sub-apuração.

Configuração de Recolhimento de ICMS (CCEPB001) - tela reestruturada para solicitar os códigos de recolhimento do Sped Fiscal que até então eram configurados no programa "Cadastro do Código de Obrigação de ICMS a Recolher" (CCINF193), além de continuar a permitir a configuração do "Código da Receita" e da "Classe do Vencimento". Também será possível cadastrar as informações de modo "Geral" ou por "Código de Apuração". Serão priorizadas as informações do modo "Código de Apuração", mas caso não existam serão utilizados os dados do modo "Geral".
Inativo Cadastro do Código de Obrigação de ICMS a Recolher (CCINF193) - programa inativado a partir da versão 6.7.


ENTRADAS


Tipos de envio de e-mails para os aprovadores

Sistema/Módulo
Entradas - Compras

Versão
6.10

Importante
Não há necessidade de aquisição de licenças e de treinamento.

O que foi desenvolvido

Esta melhoria tem a finalidade de flexibilizar o envio de e-mails para os diversos níveis de aprovação das solicitações/pedidos, conforme a configuração efetuada pelo usuário.

Cadastro de Fluxo de Aprovação (CCESU030) - incluído o campo "Tipo de Envio E-mail" que determina se o envio de e-mails aos aprovadores deve ocorrer de forma paralela, ou seja, para todos os aprovadores ao mesmo tempo, ou de forma sequencial, sendo enviados os e-mails por nível de forma decrescente.


Consulta dinâmica de compra por produto

Sistema/Módulo
Entradas - Compras

Versão
6.10

Importante
Não há necessidade de aquisição de licenças e de treinamento.

O que foi desenvolvido

Implementação realizada com a finalidade de tornar a consulta mais dinâmica e o acesso aos dados mais rápido.

Histórico de Compra por Produto (CCESU675) - foi incluído o campo "Fornecedor".
Nas colunas do grid foram incluídos links para acessar as telas com dados transacionais:
Solicitação e Pedido de Compra - apresenta a tela "Consulta de Nota Fiscal de Entrada" (CCESE611).
Solicitação - Data - apresenta a tela "Consulta para Solicitação" (CCESU630).
Pedido - Data - apresenta a tela "Consulta do Pedido de Compra" (CCESU650).


Conta contábil em solicitação/pedido para um produto cadastrado

Sistema/Módulo
Entradas - Compras

Versão
6.10

Importante
Não há necessidade de aquisição de licenças e de treinamento.

O que foi desenvolvido

Implementada alteração para facilitar os processos do setor fiscal da empresa. Com esta melhoria, a nota fiscal estará associada ao pedido com a conta contábil, para os itens de solicitações ou pedidos com produtos que possuam código.

Configuração de Compras - E-Procurement (CCESU000) - na aba "Geral", foi incluído o campo "Permite Conta Contábil para Produto com Código" que deve ser configurado pelo usuário.
Geração de Solicitação (CCESU040) - a coluna "Conta Contábil" foi alterada para que seja permitida a manutenção em alguns casos.
Geração de Pedido (CCESU090) - na aba "Produtos", a coluna "Conta Contábil" foi alterada para que seja permitida a manutenção em alguns casos.


Retornar ao fornecedor o e-mail de proposta

Sistema/Módulo
Entradas - Compras

Versão
6.10

Importante
Não há necessidade de aquisição de licenças e de treinamento.

O que foi desenvolvido

Implementações realizadas para que seja possível retornar o e-mail para o fornecedor com os dados da proposta aceita, contendo um relatório com os dados da proposta para que o fornecedor valide os dados preenchidos.

Configuração de Compras - E-Procurement (CCESU000) - na aba "Cotação", foi incluído o campo "Envia E-mail de Confirmação de Cotação" para determinar se os fornecedores devem receber um e-mail de confirmação de participação da cotação, contendo em anexo um relatório com as informações do preenchimento da cotação.
Cadastro de Cotação (CCESU070) e no Portal e-Procurement - será a gerado um relatório com os dados já preenchidos e enviado ao fornecedor após o usuário realizar a cotação, no fim do processo o sistema irá enviar um e-mail para o fornecedor com o relatório em anexo ao e-mail.


Análise de reposição de estoque

Sistema/Módulo
Entradas - Compras

Versão
6.10

Importante
É necessária a aquisição de treinamento. Por gentileza, contate a área de Serviços Externos da Consistem.

O que foi desenvolvido

Implementação realizada para que seja possível gerar solicitações de compra com base na análise dos níveis de estoque, considerando o estoque mínimo, o ponto de pedido, o estoque máximo, o estoque atual e as solicitações/pedidos em aberto.
Será possível gerar o pedido de compra para os produtos que tiverem um contrato de compra.
Também foram desenvolvidas telas para agendamento de tarefas em segundo plano, que permitirá que o processo de verificação de necessidade de emissão de pedidos seja efetuado de forma automática.
Com estas alterações será facilitado o controle das compras de materiais de uso contínuo, sendo controladas através de contratos com determinação de quantidade e prazo.

Cadastro de Contrato de Compra (CCESU035) - alterado para que permita o controle das quantidades compradas e recebidas e a definição de ponto de corte para emissão de pedido.
Novo! Análise de Reposição de Estoque (CCESUE130) e grupo de programas "Agendamento de Processos e Tarefas em Segundo Plano" de Componentes.


Follow up de pedidos

Sistema/Módulo
Entradas - Compras

Versão
6.10

O que foi desenvolvido

Esta melhoria foi implementada com a finalidade de permitir o controle dos pedidos/itens em relação a data de entrega. Quando houver algum pedido/item que se enquadre nas condições configuradas, será enviada uma notificação de forma automática para o fornecedor. Com essa melhoria fica automatizado o processo de comunicação com os fornecedores quando houver ocorrência de proximidade e de atraso das datas previstas para entregas dos pedidos.

Novo! Configurações de Follow Up (CCESUF000) - programa criado para exibir as condições de execução do follow up cadastradas, podendo existir uma parametrização geral e por fornecedor.
Nova! Cadastro de Configurações de Follow Up (CCESUF000A) - rotina criada para cadastrar as condições de execução do follow up, podendo existir uma parametrização geral e por fornecedor.
Nova! Registro de Histórico do Item (CCESU622)- tela criada para informar as ocorrências de histórico para o item, desta forma, o comprador saberá do processo de envio. Esta tela pode ser utilizada para qualquer tipo de documentação do pedido/item.
Acompanhamento de Itens dos Pedidos (CCESU120) - incluídas as colunas "Descrição Ocorrência Histórico", "Complemento Histórico" e "Data Atualização Histórico".


Histórico de compra do produto

Sistema/Módulo
Entradas - Compras

Versão
6.10

O que foi desenvolvido

Implementação realizada com a finalidade de disponibilizar o histórico das notas fiscais de compra de um item, permitindo melhor acompanhamento da evolução das compras efetuadas.

Novo! Consulta do Histórico de Compra por Produto (CCESU675) - programa criado para consultar as informações das notas fiscais de compra. Neste programa temos como filtro o produto e, opcionalmente, as datas de início e fim para que sejam comparadas com a data de entrada da nota fiscal de compra. A tela mostrará inicialmente as três compras mais recentes, mas é possível visualizar as demais, sempre exibindo três notas por vez.


Relatório do contrato de compra

Sistema/Módulo
Entradas - Compras

Versão
6.10

Importante
Não há necessidade de aquisição de licenças e de treinamento.

O que foi desenvolvido

Implementações realizadas com a finalidade de disponibilizar a impressão das informações do contrato de compra para facilitar o alinhamento entre a empresa e o fornecedor.

Novo! Impressão do Contrato de Compra (CCESU320) - programa criado para imprimir todas as informações pertinentes ao contrato. O relatório contém os dados da capa do contrato, dos itens que compõem o contrato, do histórico da compras (pedidos) e do histórico de entregas (notas).
Cadastro de Contrato de Compras (CCESU035) - incluído o botão "Imprimir" para gerar o relatório com os dados do contrato de compras.


Definição de valores no fluxo de aprovação

Sistema/Módulo
Entradas - Compras

Versão
6.10

Importante
Não há necessidade de aquisição de licenças e de treinamento.

O que foi desenvolvido

Esta melhoria tem a finalidade de flexibilizar a definição dos valores no fluxo de aprovação.
Também foi alterado para que seja permitido determinar se o valor limite deve ser apurado por perfil ou por fluxo/perfil. Com isso, não é mais necessária a criação de vários perfis para o mesmo usuário, podendo ter limites diferenciados dependendo da necessidade. Isto também facilitará a aprovação, pois todas as solicitações/pedidos aparecerão em uma única tela.

Cadastro de Fluxo de Aprovação (CCESU030) - esta tela foi alterada para que seja permitido que os valores sejam preenchidos automaticamente quando houver a inclusão de um perfil de aprovador. Alterado para que o valor limite também possa ser modificado na criação do fluxo. Incluída uma coluna que determina se o valor limite será computado por perfil ou por fluxo/perfil.
Foram revisadas todas as regras de processamento e controle para contemplar essas alterações.


Duplicar tabelas de cidades por transportadora e clientes com entrega especial

Sistema/Módulo
Entradas - Transportes

Versão
6.10 (com retrofit 6.7, 6.8, 6.9)

Importante
Não há necessidade de aquisição de licenças e de treinamento.

O que foi desenvolvido

Implementação realizada para permitir duplicar as tabelas de cidades por transportador e clientes com tarifas especiais.

Duplicação da Tabela de Fretes (CCTRB255) - incluídos os campos "Modalidade", "Duplicar Cidade por Transportadora" e "Duplicar Tabela de Frete Especial por Cliente" para que seja possível duplicar a tabela de frete por cidade e frete por cliente especial.


FINANCEIRO


Resumo de acordo com a categoria na conciliação com o fornecedor

Sistema/Módulo
Financeiro - Contas a Pagar

Versão
6.10

Importante
Não há necessidade de aquisição de licenças e de treinamento.

O que foi desenvolvido

Implementação realizada para que o programa esteja alinhado com a forma de contabilização, apresentando o resumo de acordo com a seleção de categoria.

Relatório de Razão de Fornecedor (CCFFB310) - será apresentado no final do relatório o resumo separado por categoria. Quando impresso, este relatório se torna um documento oficial de auxílio na conferência contábil.


Valor de multa no recebimento do arquivo escritural

Sistema/Módulo
Financeiro - Contas a Pagar

Versão
6.10

O que foi desenvolvido

Implementadas alterações referentes à atualização de arquivo de retorno do pagamento escritural.

CCFFE - os programas do módulo de Contas a Pagar, em que o código inicia com essas letras, foram alterados para que seja possível baixar/contabilizar o valor da multa no recebimento do arquivo escritural, separadamente do valor do juros nos documentos pagos.


INDUSTRIAL


Geração de etiqueta de sobra do corte a partir da etiqueta de origem

Sistema/Módulo
Industrial - PPCP - Confecção

Versão
6.10 (com retrofit 6.8, 6.9)

Importante
Não há necessidade de aquisição de licenças e de treinamento.

O que foi desenvolvido

Implementações realizadas para facilitar o processo para geração de etiquetas de sobra através da leitura da etiqueta do rolo que foi cortado.

Novo! Geração de Etiqueta de Sobra da Ordem de Corte (CCTCO125) - criado para gerar as etiquetas de sobra de corte a partir da leitura de uma etiqueta entregue em Ordem de Corte (OC).
O programa identifica as etiquetas atendidas pela programação por coleta e também as etiquetas que vão direto para ordem de corte.
Para os itens na unidade "Metro", o sistema verifica se há dados de rendimento na etiqueta. Se houver, será utilizado este valor para o fator de conversão, caso contrário, o sistema utilizará o valor do cadastro do item.
Desta forma, será mantido o DNA do rolo com os dados do lote desde a geração da etiqueta garantindo que eventuais falhas de operador sejam utilizadas em novos desmembramentos. Implementada a conversão de "quilos" para "metros" nos itens com unidade metro.
Nas ordens de produção com duas ordens de corte, o sistema realizará a entrega da sobra da ordem de corte primária de todas as etiquetas dos materiais em comum para a segunda ordem de corte, conforme definido no programa "Sobras da Ordem de Corte" (CCTCO154).


Percentual de quebra padrão na importação de engenharia

Sistema/Módulo
Industrial - PPCP - Padrão

Versão
6.10

O que foi desenvolvido

Implementações realizadas para que seja permitido configurar um percentual de quebra padrão dos insumos na importação de engenharias.

Configuração de Importação de Engenharia (CCPMEC200) - foram incluídos os campos "Utilizar Percentual de Quebra Padrão" e "% de Quebra Padrão" para configurar o percentual de quebra padrão dos insumos para as engenharias importadas através do programa "Importação de Engenharia" (CCPMEC210).


Operações que não distribuem carga por engenharia na data planejada

Sistema/Módulo
Industrial - PPCP - Padrão

Versão
6.10

O que foi desenvolvido

Implementações realizadas na simulação com carga máquina para permitir informar quais operações não poderão distribuir carga na máquina ou linha para uma determinada engenharia em uma data planejada. O objetivo é garantir que determinada operação seja realizada pelo mesmo operador ou possuir somente um ferramental para fabricação.

Parâmetros do Cálculo Líquido da Simulação (CCPPSI006) - incluído o campo "Operações que Não Distribuem Carga por Engenharia na Data".
Opções de Impressão (CCPPSI725A) - tela revisada para que diminuir a quantidade de informações desnecessárias e reduzir o tamanho da fonte utilizada para aumentar a quantidade de linhas impressas por página.


Novo gerenciamento de remessas de partida

Sistema/Módulo
Industrial - PPCP - Tinturaria / Estamparia

Versão
6.10

Importante
É necessária a aquisição de treinamento. Por gentileza, contate a área de Serviços Externos da Consistem.

O que foi desenvolvido

Implementações realizadas para permitir que no gerenciamento de remessas para terceirização seja possível ter a mesma partida interna, com processos internos e externos, e mais de um processo externo no mesmo documento. Não será mais necessário criar novos produtos a cada operação, diminuindo a necessidade de novas engenharias e facilitando a terceirização. Na remessa para serviços, para os casos em que sejam enviados, por exemplo, para industrialização ou conserto, será permitido que os serviços sejam com ou sem pagamento e cada um com o seu tipo de nota.

Configuração de Serviço Terceirizado (CCPMST000) - incluído o campo "Utiliza Parâmetro por Serviço", para determinar se deverá ser utilizado o novo gerenciamento por serviço ou operação.
Documentos (CCPMST002) - incluídos os campos "Código Serviço", "Tipo Nota Fiscal" e "Tipo de Nota Produto em Processo S/Movimento".
Cadastro de Serviço Terceirizado (CCPMST010) - incluído o campo "Processo" para inserir vários processos de produção, sendo que um mesmo processo pode constar em mais de um serviço. Este caso será sugerido no programa "Geração de Remessa das Partidas" (CCTTT040) conforme o processo da partida.
Geração de Remessa das Partidas (CCTTT040) - incluídas as colunas "Prestador", "Serviço", "Tipo de Nota", "Data de Retorno" (se possuir inconsistência) e "Código do Processo".
Integração de Remessa por Nota de Retorno (CCPMST170) - quando a baixa da remessa for um retorno, o sistema irá realizar a baixa dos produtos e a remessa automaticamente nos casos em que a remessa não seja do último processo da partida, desta forma, não gerando etiqueta e necessidade de pesagem.


Sequenciamento com carga máquina (visão integrada do beneficiamento)

Sistema/Módulo
Industrial - PPCP - Tinturaria / Estamparia

Versão
6.10

Importante
São necessárias as aquisições de licenças e treinamentos. Por gentileza, contate a área Comercial da Consistem.

O que foi desenvolvido

Implementações realizadas para permitir a visão integrada do beneficiamento e possibilitando o cadastro do nível de prioridade para ordenação do sequenciamento.

Sequenciamento do Beneficiamento (CCTTGPS290) - incluído o campo "Sequência de Cálculo" para definição da sequência de cálculo por usuário. Incluído o botão "Coluna Grid" para definição das colunas do grid. Incluídas variáveis para o sequenciamento "Sequência - Situação da Partida - Nível da Prioridade". Excluídas as sequências de ordens não sequenciadas (era gravada a sequência 9999999 para partidas abertas e 999999 para partidas fechadas). Incluídas as colunas "Data Inicial Prevista - Online" e "Data Final Prevista - Online" para que sejam gravadas conforme a escala da máquina. Também será atualizada a sequência da máquina conforme processamento, por exemplo, se a ordem da sequência 1 sair da máquina, automaticamente a ordem da sequência 2 assume a sequência 1. As cores serão gravadas conforme o processo, nos casos em que nas partidas a cor de processamento varia em função do processo.
Cadastro de Prioridade (CCTGAT010) - incluído o campo "Nível Prioridade".


Junção de receitas na integração com o Infotint

Sistema/Módulo
Industrial - PPCP - Tinturaria / Estamparia

Versão
6.10 (com retrofit 6.9)

Importante
Não há necessidade de aquisição de licenças e de treinamento.

O que foi desenvolvido

Implementações realizadas na integração com o Infotint para tratar a junção de receitas com a informação que estiver no arquivo de planificação (PLANNING.txt).

Novo! Configuração de Exportação/Importação da Integração do Receituário Externo (CCTGG094B) - tela criada para configurar se a empresa irá integrar o arquivo PLANNING.txt para os tipos de movimento "1 - Planificação", "2 - Entrada" e "4 - Saída". Caso seja enviada a informação de "Controle" na posição 34 do arquivo, a integração irá interpretar as receitas retornadas com o mesmo código de controle e irá gravar como receitas com junção (agrupadas). Sendo que, a primeira receita enviada com o controle será considerada a receita-mãe e as demais como receitas-filhas.


RH


Excluir cálculo da folha de pagamento

Sistema/Módulo
RH - Folha de Pagamento

Versão
6.10

Importante
Não há necessidade de aquisição de licenças e de treinamento.

O que foi desenvolvido

Implementação realizada para permitir realizar a exclusão de uma folha de pagamento de um apenas um funcionário ou de todos os que já tiveram cálculo no mês. Anteriormente era realizada no programa "Transferência de Funcionário" (CCRHB130).

Novo! Exclusão do Cálculo da Folha (CCRHC099) - criado para excluir o cálculo da folha de pagamento de apenas um empregado ou de todos os cálculos de uma competência selecionada.


Novo leiaute da ficha de entrega de EPI/Materiais

Sistema/Módulo
RH - Segurança e Saúde do Trabalho

Versão
6.10

Importante
Não há necessidade de aquisição de licenças e de treinamento.

O que foi desenvolvido

Esta implementação foi realizada para modificar o leiaute da ficha de entrega de EPI e material.

Ficha de Entrega de EPIs e Materiais (CCSSTA300) - alterada a ficha emitida para a entrega dos EPIs e materiais para que contenha o tamanho do material que foi entregue ao trabalhador.


Replicar os cadastros básicos de SST

Sistema/Módulo
RH - Segurança e Saúde do Trabalho

Versão
6.10

Importante
Não há necessidade de aquisição de licenças e de treinamento.

O que foi desenvolvido

Programa criado para que seja possível unificar os cadastros básicos de uma empresa (laboratórios, periodicidades, exames, certificados) replicando para as demais, criando assim, um grupo de empresas com os mesmos dados e evitando retrabalhos.

Novo! Unificação de Cadastros entre Empresas (CCSSTA180) - permite configurar as empresas (matriz e filiais) que deverão ter os cadastros básicos compartilhados no módulo de Segurança e Saúde do Trabalho.


Diversas naturezas de estoque para EPIs e materiais

Sistema/Módulo
RH - Segurança e Saúde do Trabalho

Versão
6.10

Importante
Não há necessidade de aquisição de licenças e de treinamento.

O que foi desenvolvido

Implementação realizada com a finalidade de configurar mais de uma natureza para quando for necessário requisitar ou devolver os equipamentos.

Configurações de EPIs e Materiais (CCSSTA110) - na aba "Dados Gerais", os campos referentes a natureza de estoque foram alterados para permitir a seleção de múltiplas naturezas.
Geração de Requisição de EPIs e Materiais (CCSSTA145) e Devolução de EPIs e Materiais (CCSSTA155) - incluído o campo "Natureza" para selecionar a natureza de estoque que será gerada a requisição dos materiais.


Devolução de equipamento para o mesmo centro de custo

Sistema/Módulo
RH - Segurança e Saúde do Trabalho

Versão
6.10

O que foi desenvolvido

Implementação realizada para permitir a devolução de um equipamento com o mesmo centro de custo utilizado na retirada do estoque. Anteriormente, era registrada a devolução informando a origem do centro de custo do funcionário. Caso o funcionário tenha mudado de centro de custo, entre ter recebido e devolvido o equipamento, gerava uma distorção na contabilização do estoque, visto que a devolução havia sido registrada por um centro de custo que não havia recebido tal equipamento.

Devolução de EPIs e Materiais (CCSSTA155) - alterado o programa para que, ao devolver um equipamento para o estoque, deve ser gerada uma requisição de devolução utilizando o mesmo centro de custo da requisição que registrou a entrega para o trabalhador. Dessa forma, o sistema garante que o equipamento foi entregue e devolvido para o mesmo centro de custo.


Replicar os cadastros básicos de treinamento

Sistema/Módulo
RH - Treinamento e Desenvolvimento

Versão
6.10

Importante
Não há necessidade de aquisição de licenças e de treinamento.

O que foi desenvolvido

Implementação realizada para que seja possível centralizar os cadastros básicos em apenas uma empresa e replicá-los para as demais empresas de um determinado grupo.

Novo! Unificação de Cadastros entre Empresas (CCTREA050) - programa desenvolvido para configurar as empresas (matriz e filiais) que deverão ter os cadastros básicos compartilhados no módulo "Treinamento e Desenvolvimento". Esta configuração foi criada com o objetivo de evitar retrabalhos, pensando nos casos onde os cadastros eram refeitos empresa por empresa.


Avaliação do participante em treinamento

Sistema/Módulo
RH - Treinamento e Desenvolvimento

Versão
6.10

Importante
Não há necessidade de aquisição de licenças e de treinamento.

O que foi desenvolvido

Implementação realizada para que seja possível informar, manualmente, a situação final do participante no treinamento.

Turmas de Treinamento (CCTREA035) - incluída, na coluna "Ações", a opção "Registrar Avaliação".
Nova! Registro de Avaliação dos Participantes (CCTREA035F) - rotina auxiliar criada para apontar as participações nos treinamentos. Será possível listar todos os participantes do curso e informar se foi aprovado, reprovado, reprovado por falta ou se o participante desistiu do treinamento. Também poderá ser informada a nota adquirida, caso o treinamento possua avaliação de conclusão.


Participação de terceirizados em treinamentos

Sistema/Módulo
RH - Treinamento e Desenvolvimento

Versão
6.10

O que foi desenvolvido

Implementação realizada para que seja permitido informar os contratados terceirizados como participantes de turmas de treinamentos.

Novas! Terceiros (CCTREA055) e Cadastro de Terceiros (CCTREA055A) - telas criadas para possibilitar o registro de participantes terceirizados nos treinamentos internos. Também aparecerão na lista de presença e na consulta de treinamentos, porém o sistema não irá sugerir os treinamentos que cada terceirizado deverá realizar.
Cadastro de Turma de Treinamento (CCTREA035A) - na aba "Participantes" foi incluído o botão "Selecionar Participante" que permite selecionar vários funcionários/terceirizados, filtrando por setor e função.


LEGISLAÇÃO


Retorno de enquadramento do IPI

Sistema/Módulo
Comercial - Faturamento

Versão
6.10

Importante
Não há necessidade de aquisição de licenças e de trei

O que foi desenvolvido

Implementações realizadas para que seja possível alterar a regra de retorno de enquadramento do IPI.

Novo! Cadastro de Execução do Enquadramento do IPI por Cidade (CCFTH222) - programa criado para realizar a manutenção do código de enquadramento e o cadastro de cidades que se beneficiam com a isenção de IPI na área de livre comércio e na Zona Franca de Manaus. Não será permitida a inclusão da mesma cidade duas vezes para evitar a utilização de dois ou mais códigos de enquadramento.


Gerar conta contábil para o registro A170 - Sped Contribuições

Sistema/Módulo
Contábil/Fiscal - Informações Fiscais

Versão
6.10 (com retrofit 6.7, 6.8, 6.9)

Importante
Não há necessidade de aquisição de licenças e de treinamento.

O que foi desenvolvido

Implementação realizada para que seja possível cadastrar as contas contábeis utilizadas na impressão do registro A170 do SPED Contribuições, para os casos em que não for encontrada a conta contábil para o documento fiscal de serviço tomado.

Configuração de Conta Contábil por Operação Fiscal (CCINF214) - esta tela foi reestruturada e os campos foram convertidos em abas. Adicionada a aba "Receitas" com os campos existentes anteriormente neste programa. Adicionada a aba "Entradas" para cadastrar as contas contábeis utilizadas na impressão do registro A170 do SPED Contribuições.


Legislação de Santa Catarina conforme ato DIAT 36/2019

Sistema/Módulo
Contábil/Fiscal - Informações Fiscais

Versão
6.10 (com retrofit 6.7, 6.8, 6.9)

Importante
Não há necessidade de aquisição de licenças e de treinamento.

O que foi desenvolvido

Os programas do módulo de Escrita Fiscal foram modificados para atender as alterações instauradas pelo ato DIAT Nº 36/2019, que institui novas tabelas externas da Escrituração Fiscal Digital ? EFD.

Cadastro da Sub Apuração de ICMS (CCEPA240) - os campos deste programa foram divididos entre as abas "Geral" e "Benefícios Fiscais".
Configuração de Crédito Presumido Têxtil (CCINF159) - incluído o campo "Código do Ajuste para Devoluções".
Cadastro de Ajuste de Apuração por Situação (CCINF170) - incluídos os campos "Devoluções com Crédito TTD", "Devoluções com Contribuição Fundos TTD" e "Percentual".
Entrada de Nota Fiscal de Devolução (CCFTD050) - alteração realizada para validar se o produto devolvido está presente nos itens do documento fiscal de saída que está referenciado na entrada do documento fiscal de devolução. Além de validar o código, o sistema passará a validar a quantidade devolvida do produto, ou seja, não será possível devolver além das quantidades comercializadas. Será gravada a relação de documentos fiscais vinculados a um item e a quantidade devolvida. Esse novo vínculo é fundamental para a geração dos estornos de créditos presumidos implantados por esta legislação.
Apuração do ICMS (CCEPA025) - alterações realizadas para que sejam considerados todos os novos campos de configuração e gravados os ajustes de ICMS. Caso a empresa configure algum ajuste que integre com uma sub-apuração, será necessária a realização do cálculo da sub-apuração de ICMS do processo de fechamento mensal e serão solicitados somente os campos "Deduções" e "Valores Extra Apuração".
Geração de gravação do arquivo do SPED-Fiscal - alterados todos os programas de geração para que sejam preenchidos os registros pertinentes e incluídas as novas informações no arquivo.
Nota Fiscal de Entrada - Itens (CCESN120) - incluído o botão "Relacionar Doc.".
Nota Fiscal de Entrada - Relacionar Documentos Fiscais de Produtos Devolvidos (CCESN120A) - rotina auxiliar criada para que ao registrar a entrada de um documento fiscal de retorno ou devolução, seja permitido ao analista fiscal relacionar os produtos retornados/devolvidos para a empresa ao documento fiscal de saída. Será validado se o produto devolvido está presente no quadro de itens do documento fiscal de saída, referenciado na entrada do documento fiscal de entrada e a quantidade devolvida do produto, pois não é possível devolver quantidade além da quantidade comercializada de um produto.
Detalha Documento Fiscal de Entrada (CCESE611) e Nota Devolução (CCFTD600) - incluído o botão "Documentos Relacionados" que permite ao analista fiscal verificar o vínculo do item de entrada com documento fiscal de saída.


Leiaute 7.0.0 Sped Fiscal vigente para 2020

Sistema/Módulo
Contábil/Fiscal - Informações Fiscais

Versão
6.10 (com retrofit 6.7, 6.8, 6.9)

Importante
É necessária a aquisição de treinamento. Por gentileza, contate a área de Serviços Externos da Consistem.

O que foi desenvolvido

Esta alteração tem como objetivo adaptar o Sped Contábil para atender o leiaute vigente para 2020.

Gravação do Arquivo ECD (CCINF180) - programa alterado para permitir gravar o arquivo do Sped Contábil de acordo com o leiaute 8, vigente para fatos contábeis a partir do exercício de 2019.
Atenção! Para empresas que trocaram o plano de contas contábil entre os exercícios de 2018 e 2019, será necessário preencher o registro I157 - "Transferência de Saldos de Plano de Contas Anterior". Será liberada uma nova versão do sistema na primeira semana de abril com tratativas para preenchimento da ECD nestas situações.


Rubrica de adicional por tempo de serviço por empresa

Sistema/Módulo
RH - Folha de Pagamento

Versão
6.10

O que foi desenvolvido

Esta implementação tem a finalidade de permitir a configuração da rubrica referente ao adicional por tempo de serviço. Esta rubrica pode ter ou não incidência de INSS e IR.

Configurações da Folha por Empresa (CCRHB045) - na aba "Rubricas", foi incluído o campo "Adicional por Tempo de Serviço" para informar a rubrica usada no pagamento do adicional por tempo de serviço. Esta configuração irá sobrepor a rubrica informada no programa "Configurações Gerais da Folha" (CCRHB092).


Envio de rubricas informativas ao e-Social

Sistema/Módulo
RH - Folha de Pagamento

Versão
6.10 (com retrofit 6.7, 6.8, 6.9)

Importante
Não há necessidade de aquisição de licenças e de treinamento.

O que foi desenvolvido

As alterações foram realizadas objetivando a utilização de rubricas informativas, conforme a instrução normativa e o decreto do eSocial.

Consulta de Valores Calculados Mensais (CCRHB655) - incluídas as colunas "Informativos" e "Informativos Dedutores" e removidos os campos totalizadores para que seja utilizada a função "Totalizar" que consta no grid.
Impressão de Recibo de Pagamento de Salário (CCRHC490) - adicionado o campo "Tipo de Impressão" com as opções "Sem rubricas informativas" e "Com rubricas informativas" possibilitando imprimir no novo template apresentando os valores informativos, ou no formato antigo.
Inicialização Mensal de Folha de Pagamento (CCRHB145A) - adicionada a possibilidade de copiar os lançamentos manuais para próxima competência.
Lançamentos de Variáveis Mensais por Rubrica (CCRHB143) - alterado para que o programa suporte a alteração de vários funcionários ao mesmo tempo para a mesma rubrica.
Os cálculos dos seguintes programas foram alterados para suportarem as rubricas informativas:

Cálculo da Folha (CCRHC090)
Cálculo de Rescisão (CCRHR090)
Cálculo do 13º Salário (CCRHD065)
Cálculo de Pagamento Quinzenal (CCRHB253)
Cálculo de Folha Complementar (CCRHC080)


Inclusão da carteira de trabalho digital no cadastro de funcionário

Sistema/Módulo
RH - Folha de Pagamento

Versão
6.10 (com retrofit 6.7, 6.8, 6.9)

Importante
Não há necessidade de aquisição de licenças e de treinamento.

O que foi desenvolvido

Esta implementação tem como finalidade incluir no ERP Consistem a nova carteira de trabalho digital, de acordo com a nova legislação.

Cadastro de Funcionário (CCRHB205C) - incluído o campo "Admissão com CTPS Digital" na aba "Documentos".
Ao informar "Sim" no campo "Admissão com CTPS Digital", o campo "Nº CTPS" poderá ser preenchido pelo usuário com os oito primeiros dígitos do CPF e o campo "Série" preenchido pelo usuário com os três últimos dígitos do CPF. O campo "Número PIS", será desabilitado caso o campo "Admissão com CTPS Digital" estiver marcado.


Novo cálculo do INSS

Sistema/Módulo
RH - Folha de Pagamento

Versão
6.10 (com retrofit 6.7, 6.8, 6.9)

Importante
Não há necessidade de aquisição de licenças e de treinamento.

O que foi desenvolvido

Realizadas as atualizações para o cálculo de retenção da contribuição previdenciária de acordo com as regras da nova previdência. As novas alíquotas de contribuição do segurado estabelecidas pela Emenda Constitucional nº 103/2019, serão calculadas e alteradas de forma progressiva, ou seja, incidirão sobre cada faixa de remuneração do segurado.

Os programas a seguir foram modificados para atender às novas regras:
Cálculo da Folha (CCRHC090)
Cálculo de Folha Complementar de Dissídio Retroativo (CCRHC080)
Cálculo de Rescisão (CCRHR090)
Cálculo de Rescisão Complementar (CCRHR050)
Cálculo de 13° Salário (CCRHD065)
Cálculo de Férias Coletivas (CCRHF145)
Cálculo de Férias (CCRHF245)

É de extrema importância que as configurações dos programas abaixo sejam revisadas:
Cadastro de Tabelas de INSS/IR/FAP/Salário Família (CCRHB025) - de acordo com a portaria nº 3.659, de 10 de fevereiro de 2020.
Cadastro de Valor de Contribuição de Outras Empresas (CCRPA020) - de acordo com a portaria nº 3.659, de 10 de fevereiro de 2020 e com a nota orientativa 2019.20 do eSocial.


 


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