Selecionar o tipo da causa. As opções são:
- Software: quando o problema é originado de algum problema de software/sistema envolvido no processo, seja por algum defeito de atualização, erro de conexão, versionamento, etc.
- Material: quando o problema é causado pois a matéria-prima ou o material que foi utilizado no processo não está em conformidade com as exigências para a realização do trabalho, ou seja, está fora das especificações necessárias para ser usado, como produto em tamanho incorreto, vencido, fora da temperatura ideal, etc.
- Método: os processos, procedimentos e métodos usados durante as atividades também podem influenciar para que o problema ocorra. Analisar o quanto a forma de trabalhar influenciou o problema, por exemplo se houve planejamento, se foi executado conforme o planejado, se as ferramentas certas foram utilizadas, etc.
- Meio Ambiente: analisar o ambiente interno e ambiente externo da empresa e identificar quais são os fatores que favorecem a ocorrência dos problemas, como poluição, calor, falta de espaço, layoutleiaute, barulho, reuniões, etc.
- Equipamento: considerar todas as causas originadas de falhas no maquinário usado durante o processo, como funcionamento incorreto, falha mecânica, etc.
- Pessoais: os problemas podem envolver atitudes e dificuldades das pessoas na execução do processo, e podem incluir: pressa, imprudência, falta de qualificação, falta de competência, etc.