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4. Processo de atualização de versão

4.1 Pré-virada

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  • O cliente deverá fornecer um ambiente de homologação e os respectivos acessos, recomendamos que este seja um clone do ambiente de produção.

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  • A área de Serviços da Consistem providenciará a atualização do servidor de homologação.
    Recomendamos a utilização de 2 servidores para homologação das novas versões, sendo que:
    servidor 1 - para os desenvolvedores da customização realizarem os ajustes necessários;
    servidor 2 (clone do servidor 1) - para os usuários homologarem as correções realizadas. 
    Lembrando que, neste segundo servidor, os desenvolvedores não devem ter acesso. Os ajustes devem vir somente via atualizador.

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  • É possível contratar da Consistem um serviço de gerenciamento de projetos para realizar a migração.

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  • Devem ser mapeados todos os processos por área da empresa. 

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  • Cada área da empresa deve ter um usuário chave e, se possível, um analista de TI responsável.

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  • A TI deve enviar para todos os usuários chave o release notes das versões que estão sendo atualizadas.

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  • Durante o processo de homologação dos processos, sugerimos mapear todas as customizações existentes e, com a ajuda dos customizadores, ativar o "Monitor de Impacto em Customizações".

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  • É necessário ter um controle via gerenciamento de projetos para que todos os gaps encontrados durante o processo de homologação das versões sejam resolvidos.
    Sugerimos a utilização de alguma ferramenta compartilhada de gerenciamento de projetos, por exemplo o Trello ou até mesmo uma planilha, para que todos os envolvidos tenham visão do backlog do projeto.

Pontos que devem ter uma atenção especial durante o processo de homologação das novas versões:

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  • Integrações com softwares de terceiros.

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  • Integrações baseadas em APIs devem ser revisadas, pois na 7.0 a URL de acesso é alterada.

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  • Os tokens de acesso devem ser regerados através da nova interface.

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  • Softwares de terceiros que rodam no mesmo servidor do ERP.

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  • Integração com dispositivos físicos (balanças, impressoras e coletores).

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    • Para impressoras convencionais como Laser e Jato de tinta não é necessário realizar o cadastro no ERP, deverão estar cadastradas no Windows para aparecer no ERP.

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    • As impressoras térmicas devem ser cadastradas na aba Local do programa Cadastro de Dispositivo de Impressão (CSMEN035) e vinculadas ao navegador Consistem.

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    • As impressoras em Servidor (CUPS) são relacionadas às impressoras matriciais ou impressoras que utilizam rotina com algum tipo de customização específica.

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  • Aquisição do certificado SSL
    Na versão 7.0 de Componentes é um requisito utilizar um certificado SSL, por padrão é utilizado um certificado auto assinado da Consistem para funcionamento do sistema, visto que, é um auto assinado, ele não terá as funções de proteção de página e não é um certificado válido para os navegadores web, desta forma sendo necessário ir na opção Avançado - Continuar não seguro.
    Para configurar um certificado SSL é necessário cumprir dois requisitos:

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    • ser um certificado SSL curinga, que cubra todos os subdomínios;

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    • possibilidade de baixar/exportar todos os arquivos para instalação em qualquer servidor.
      Sugerimos a compra do certificado da “Godaddy” que contempla esses requisitos, porém o certificado pode ser adquirido em qualquer local. Poderá também ser utilizado o certificado gratuito com 3 meses de validade “Let's Encrypt”, entre outras opções.
      Importante: deve-se atentar ao prazo de vencimento do certificado SSL, pois caso o prazo expire o sistema ficará totalmente offline perdendo comunicação com Sefaz e outros serviços externos.
    • Lembrando que a primeira instalação é realizada pela Consistem de forma gratuita e também repassada orientação ao TI ou responsável pelo sistema de como realizar o processo de instalação passo a passo para as demais instalações.
    • Caso já tenha um certificado SSL poderá reabrir o ticket solicitando a instalação do mesmo.

4.2 Virada

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  • É possível contratar uma equipe de plantão dos parceiros de customização com maior volume de customização e/ou da Consistem para acompanhar as primeiras horas ou dias após a virada.

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  • Na virada de versão da 6.5 para a 7.0 de Componentes, existe a possibilidade de trabalhar de forma híbrida com as duas versões por um período de 2 a 3 meses.
    Este recurso é importante para os casos que forem encontrados programas com problemas não identificados na homologação, o modo híbrido garante a operação até que estes programas sejam ajustados.
    Em raros os casos, o modo híbrido pode não ser possível dependendo da estrutura do servidor (entre em contato com a Consistem para esta avaliação).

4.3 Pós-Virada

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  • Orientamos documentar todo o processo de migração para que esse material possa ser reaproveitado em novas atualizações de versões ou releases.

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  • Nesta virada de versão solicitamos que, em um período máximo de 3 meses, todos os usuários estejam utilizando o ERP somente na versão 7.0. Após confirmação da utilização 100% na versão 7.0, solicite à Consistem o desmonte da versão 6.5 (estrutura híbrida).


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