Pré-requisito
Não há.
Visão Geral
Ao entrar no Monitor de Eventos do eSocial (CCRHOA110) serão apresentados os eventos que estão pendentes de envio.
Nas principais colunas são exibidas as informações a seguir:
Seq. Evento: o número sequencial gerado automaticamente, pelo sistema, para o evento.
Tipo de Evento: o tipo do evento que foi gerado. Na carga inicial da 2ª fase, foram gerados os eventos: S-2200 - Admissão de Trabalhador, S-2300 - Trabalhador Sem Vinculo - Início.
Descrição Registro: descrição utilizada para o evento gerado. No caso dos eventos S-2200 e S-2300, será o nome completo do colaborador e em parenteses estará o código da empresa/código do colaborador do sistema.
Competência: informação da competência em que o evento foi gerado. Como a carga inicial foi realizada em 10/10/2018, a competência destes eventos será 10/2018.
Operação: esta coluna é utilizada somente para eventos de tabelas, com as informações "Inserção" ou "Alteração". Para eventos não periódicos e periódicos não haverá informação.
Retificação: as opções apresentadas serão "Sim" ou "Não". Se a opção for "Sim", será apresentada, entre parenteses, a sequência do evento que será retificado.
Status: apresenta o status do evento no momento da consulta. Os status existentes para o eSocial:
- Envio Pendente: o evento deverá ser enviado para o eSocial pelo botão "Enviar Agora".
- Enviado para eSocial: o evento foi enviado para o eSocial e está aguardando retorno. Pode ser utilizado o botão "Consultar Retorno" para receber a resposta do eSocial.
- Rejeição de Conteúdo: a informação enviada para o eSocial está inválida ou incorreta. Deve ser verificado a mensagem e corrigido as informações no sistema.
- Rejeição de Estrutura: quando o xml enviado não atende o layout do eSocial. Quando ocorrer isso, deverá ser repassado para a Consistem através de chamado do tipo Erro.
- Validado pelo eSocial: o evento foi validado no eSocial.
- Cancelado no Sistema: o evento foi cancelado no sistema.
- Excluído no eSocial: o evento foi excluído na base do eSocial.
Fluxo do Processo
O fluxo de comunicação normal com o eSocial é:
Envio Pendente.
Enviado para eSocial.
Validado pelo eSocial.
Quando o evento estiver com o status "Enviado para eSocial", serão bloqueadas as alterações no sistema referente a este evento.
Por exemplo, existe um evento no monitor e a data término do afastamento está com o status "Enviado para eSocial" para o colaborador X, mas, preciso cadastrar outro afastamento em outra data, o sistema irá bloquear e emitir a mensagem "Funcionário X possui afastamento 1 com status Enviado para eSocial no Monitor de Eventos. Verifique!".
Neste caso, será necessário consultar o retorno deste evento pendente no monitor, para que seja possível cadastrar um novo afastamento.
- De "Envio Pendente", o status pode mudar para "Enviado para eSocial", "Rejeição de Estrutura" ou "Cancelado no Sistema".
- De "Enviado para eSocial", o status pode mudar para "Rejeição de Estrutura", "Rejeição de Conteúdo" ou "Validado pelo eSocial".
- De "Rejeição de Estrutura" e "Rejeição de Conteúdo", o status pode mudar para "Enviado para eSocial" ou "Cancelado no Sistema".
- De "Validado pelo eSocial", o status pode mudar para "Excluído no eSocial".
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