Page tree
Skip to end of metadata
Go to start of metadata

CONSIDERAÇÕES GERAIS


Migração de versão
É aconselhável que a nova versão seja homologada pelo cliente no servidor de homologação para que sejam avaliadas as integrações, as customizações e os processos que são críticos.
Descontinuação de versões
É importante reforçar que, de acordo com a Política de Ciclo de Vida do Consistem ERP, a versão 6.8 está oficialmente retirada.
A versão 6.9 entra em descontinuação e tem previsão para ser retirada em março de 2021. Por esse motivo, é de extrema importância que os clientes que estão na versão 6.9 atualizem o sistema para a versão 6.10 ou superior.
Versão em fase de pré-release
Conforme a Política de Ciclo de Vida a versão 6.12 entra em fase de pré-release em setembro de 2020 com prazo previsto de lançamento em março de 2021.

IMPORTANTE


Programas substituídos e retirados


Programas substituídos
O programa abaixo foi substituído por outro programa na versão 6.11.

  • Manutenção dos Processos do Produto da Partida (CCTTGT602) por Manutenção dos Processos Abertos das Partidas (CCTTGT605)

Programas retirados
Os programas abaixo não estão mais disponíveis na versão 6.11.

  • Cadastro de Aval Crédito de Cliente (CCTEX103)
  • Atribuição de Aval Crédito ao Pedido (CCTEX103A)
  • Consulta Clientes Avalizados por Representante (CCTEX602)
  • Consulta Dados de Aval por Cliente (CCTEX600)
  • Configuração de Remessa (CCPVR001)
  • Configuração de Retorno (CCPVR002)
  • Cadastro do Layout do Arquivo de Remessa (CCPVR005)
  • Cadastro do Layout do Arquivo de Retorno (CCPVR010)
  • Cadastro de Globais Autorizadas para Envio (CCPVR035)
  • Geração da Carga por Representante (CCPVR040)
  • Consulta Registro de Intermediários de Remessa por Representante (CCPVR630)
  • Exportação Movimento Notas Industrialização (CCFTM017)
  • Configuração Exportação de Notas (CCFTM175)
  • Configura Exportação do Faturamento (CCFTM000)
  • Caminho Informações Operações Interestaduais (CCFTM008)
  • Cadastra Relacionamento Série/Documento (CCFTM010)
  • Exportação do Movimento do Faturamento (CCFTM015)
  • Exportação de Notas Fiscais - Mercador (CCFTM176)
  • Auto declaração de vendas (INOVAR-AUTO) (CCFTM240)
  • Notas Emitidas para Seguro de Carga (CCFTM525)
  • Geração Exportação Faturamento por Fabricante (CCFTM040)
  • Produtos por Fabricante (CCFTM036)
  • Movimento Diário dos Fabricantes - IMS (CCFTM065)
  • Configuração Exportação Faturamento por Fabricante (CCFTM030)
  • Configuração das Cidades (CCFTM037)
  • Configuração por Fabricante (CCFTM035)
  • Geração do Planejamento e Resultado das Visitas (CCFT141)
  • Manutenção dos Dados (CCFTM040B)
  • Manutenção dos Processos da OF (CCPMP150)
  • Baixa Ordem de Fabricação (CCPMP270)
  • Geração de Ordem de Desmontagem - Geral (CCPMOD005)
  • Baixa de Ordem de Desmontagem (CCPMOD015)
  • Requisição Complementar de Ordem de Desmontagem (CCPMOD025)
  • Consulta de Ordens de Desmontagem (CCPMOD600)
  • Consulta de ODs em Aberto por Data (CCPMOD605)
  • Consulta de ODs Baixadas por Data (CCPMOD610)
  • Consulta de Paralisação de OD (CCPMOD620)
  • Configuração de OD (CCPMOD020)
  • Consulta do Log da Engenharia Congelada de OP (CCTCOP840)


CADASTROS GERAIS


Endereço do cliente

Módulo
Cadastros Gerais

Versão
6.11

O que foi desenvolvido

Endereço do Cliente (CCCD107) e Orçamento (CCTELOR010) - implementada a quantidade de até 60 caracteres nos campos que se referem ao endereço do local de entrega durante a geração do pedido.


Busca automática pelo CNPJ

Módulo
Cadastros Gerais

Versão
6.11

O que foi desenvolvido

Implementado para que no cadastro de um novo Cliente, Conta, Fornecedor ou Transportadora ao ser informado o CNPJ o sistema já preencha os dados cadastrais do mesmo.


COMERCIAL


Complemento do item no pedido

Módulo
Comercial - Carteira de Pedidos

Versão
6.11

O que foi desenvolvido

Implementada a alteração nos campos de texto atuais do tipo "textarea", utilizados na inclusão/edição de descrições complementares de itens de pedidos, permitindo assim a inclusão de textos com até 500 caracteres, contra os 105 aplicados atualmente.

Programas alterados:
Descrição Complementar do Item (CCPV028A)
Observação do Item (CCPV225)
Detalhamento do Item do Pedido (CCPV703)
Orçamento (CCTELOR010)


Dados de acréscimo no CCPV700

Módulo
Comercial - Carteira de Pedidos

Versão
6.11

O que foi desenvolvido

Consulta de Pedidos (CCPV700) - incluídas as colunas "Acréscimo" e "Tipo Acréscimo".


Unificação de consultas de pedidos

Módulo
Comercial - Carteira de Pedidos

Versão
6.11

O que foi desenvolvido

Consulta Unificada de Pedidos (CCPV716) - programa desenvolvido para realizar em apenas uma tela, a consulta completa de pedidos utilizando diversos filtros.
Inicialmente o programa verifica as empresas cadastradas no sistema, e logo após o segmento de cada uma (Padrão, Confecção e Malharia), caso as empresas cadastradas sejam todas do mesmo segmento, o sistema permite que as empresas encontradas sejam selecionadas, determinando a criação dos filtros, incluindo alguns campos caso o segmento seja Malharia (Romaneio e Cor) ou Confecção (Cor, Marca e Coleção).
Caso o sistema encontre mais de um segmento entre as empresas selecionadas, o usuário deverá selecionar apenas um, podendo alterar a seleção posteriormente.
Após selecionar o segmento, as empresas serão relacionadas permitindo que o usuário faça a múltipla seleção para a consulta.
O sistema grava as personalizações do programa, para que os parâmetros utilizados nos filtros de pesquisa sejam salvos e utilizados em consultas posteriores.
O grid foi separado em duas abas, Capa e Itens. A primeira aba (Capa) irá trazer informações relevantes dos pedidos encontrados de acordo com os parâmetros informados. Ao selecionar qualquer um dos pedidos, a segunda aba (Itens), será carregada com os dados do pedido selecionado na primeira aba.
O programa também permite a liberação do bloqueio comercial e/ou liberação do bloqueio de crédito, caso o pedido selecionado esteja bloqueado.


Referência do produto em consulta

Módulo
Comercial - Faturamento

Versão
6.11

O que foi desenvolvido

Consulta Consolidada Estoque x Vendas (CCFT830) - incluída a coluna "Código Referência" que apresentará o código de referência do produto.


Mensagem no monitor NFe

Módulo
Comercial - Faturamento

Versão
6.11

O que foi desenvolvido

Implementado no programa Monitor da Nota Fiscal Eletrônica (CCFTN610) para que quando houver problemas na conexão com a SEFAZ o sistema retorna mensagem com link de acesso para verificar a disponibilidade da SEFAZ e também um link com orientações sobre como proceder para identificar o problema caso a SEFAZ esteja com disponibilidade.


Devolução de clientes - Confecção

Módulo
Comercial - Faturamento

Versão
6.11

Importante
É necessária a aquisição de treinamento. Por gentileza, contate a área de Serviços Externos da Consistem.

O que foi desenvolvido

Para os clientes do ramo confecção, foi implementado um novo processo de conferência de tag para devoluções de venda e retorno de mostruário. Dessa forma, antes de ser efetivada a entrada da nota no sistema, poderá ser feita uma conferência das tags que estão retornando, para verificar se estão de acordo com o descriminado na NFe e sendo assim, efetuar a movimentação de estoque baseado nas tags lidas. Se por algum motivo houver divergência entre o que foi retornado fisicamente e a nota fiscal, poderá ser recusada ou até mesmo faturada a diferença de peças.

Novo! Configuração da Conferência da Devolução (CCFTD140) - programa criado permitindo realizar a configuração dos dados para conferência da devolução. Será possível determinar a obrigatoriedade de ter a conferência prévia das tags para poder efetivar a nota fiscal, configurar transações de estoque para a movimentação das tags/estoque no ato da entrada da nota fiscal, e a configuração das CFOPs que terão o controle da conferência na entrada pelo portal fiscal. Nesse caso recomenda-se a configuração das CFOPs de retorno de mostruário, para que seja feita a conferência antes da entrada da nota. Também será possível configurar parâmetros de devolução e de estoque que serão exceção à essa conferência, por se tratarem de retornos simbólicos, onde a peça fisicamente não retorna para a empresa.

Novo! Conferência de Tag de Devolução (CCFTD150) - programa criado para efetuar a leitura das tags da conferência do que está sendo retornado. Ao ser informada a nota de entrada de devolução ou mostruário, o sistema irá carregar no grid todas as tags que foram vendidas na nota de saída que está referenciada na nota de entrada. Permitindo que seja feito o retorno dessas tags. Ao ser finalizado o processo de conferência, e se por ventura for verificado que há inconsistências será possível tomar ações através dos botões "Faturar Diferença", "Gerar Tag", "Lançar Nota" ou "Enviar Email".
Na aba "Tags a Conferir" foram incluídas as colunas "Data Emissão" e "Nota Faturada Diferença" para exibição dos dados caso tenha sido gerada uma nota fiscal de faturamento em relação a tag que não retornou fisicamente.

Novo! Dados para Faturamento da Diferença (CCFTD155) - programa criado permitindo informar os dados para faturamento, como cliente, tipo de nota, condição de venda, entre outros, para que seja gerada uma seleção e posteriormente emitido uma nota, com as tags as quais não foram retornadas pelo cliente na devolução ou mostruário. Permitindo a validação do tipo de nota e obrigando que o mesmo tenha uma transação de estoque. Caso seja uma nota de retorno de mostruário e na nota de saída referenciada a ela tenha sido feita uma transação de transferência, deverá ser movimentado o estoque nessa etapa do faturamento da diferença.

Novo! Enviar Email da Conferência da Devolução (CCFTD152) - programa criado permitindo que o sistema já preencha o corpo do e-mail com os dados das tags que não foram devolvidas, isto é, com a informação dos produtos que serão utilizados para faturar a diferença. Permitindo que seja enviado essa informação para outro setor, se for necessário, providenciar os dados para o faturamento.

Notas Fiscais (xml) Pendentes de Importação para Devolução (CCFTD100) - incluído novo botão "Conferir Tags" para que seja possível acessar diretamente a "Conferência de Tag de Devolução (CCFTD150)" com a nota selecionada no grid.

Criada uma nova situação de TAG para quando a mesma for lida pelo programa Conferência de Tag de Devolução (CCFTD150) o sistema altere a situação para "15 - Em Conferência (Devolução)".

Consulta de Tag (CCTCR600) - incluída nova opção "Conferência Devolução" no botão "Detalha" permitindo que através da tag com a situação "15 - Em Conferência (Devolução)" seja detalhada em qual nota está sendo feita a conferência da mesma.

Movimentação de Acabados por Tag (CCTCR075) - alterado o programa para não permitir que seja feita a leitura de tags que estejam na situação "15 - Em Conferência (Devolução)", pois nesses casos o processo deverá ser feito pelo programa Conferência de Tag de Devolução (CCFTD150).


Reimpressão de DANFES

Módulo
Comercial - Faturamento

Versão
6.11

O que foi desenvolvido

Novo! Reimpressão de DANFES (CCFTN320) - programa desenvolvido com o objetivo de realizar a consulta das notas fiscais que possuem o arquivo DANFE já impresso, e possibilitar regerar e reimprimir o mesmo através de múltipla seleção no grid. Para mais detalhes acessar a Central de Ajuda.

Monitor da Nota Fiscal Eletrônica (CCFTN610) - programa foi alterado para permitir que o boleto seja enviado todas as vezes que uma NFe for impressa. Para que este processo de automação seja habilitado, a opção "Sim" deverá estar configurada no campo "DANFE por Email" do programa Configuração E-mails (CCFTN008).

Geração de Boletos (CCCC350) - realizado ajustes no layout da tela e adicionada a possibilidade de ao gerar o boleto também enviar o arquivo via e-mail sem a necessidade de salvar o arquivo e enviar posteriormente agilizando o processo de cobrança.


Valor de desconto na Nota Fiscal

Módulo
Comercial - Faturamento

Versão
6.11

O que foi desenvolvido

Nota Fiscal (CCPVH900A) - incluído o novo campo "Valor Desconto Total Capa".


Colunas no programa CCFT728A

Módulo
Comercial - Faturamento

Versão
6.11

O que foi desenvolvido

Notas Fiscais Faturadas Por Representante (CCFT728A) - incluídas as colunas "Pedido", "Pedido Representante", "Pedido Cliente", "Transportadora", "Descrição Transportadora", "Cidade Cliente" e "UF Cliente".


Lote de faturamento no CCPVG720

Módulo
Comercial - Faturamento

Versão
6.11

O que foi desenvolvido

Liberação de Pedidos Bloqueados pela Análise Comercial (CCPVG720) - incluídas as colunas "Lote" e "Descrição Lote".


Geração do pedido de serviços

Módulo
Comercial - Faturamento

Versão
6.11

O que foi desenvolvido

Implementada a funcionalidade de cadastro de pedido de serviço, contemplando informar os serviços e também os produtos que serão utilizados como peças para execução do serviço, com impressão do pedido e consulta para o gerenciamento. Através do pedido de serviço é possível faturar uma NFS-e referente ao serviço e também uma NF-e de produto referentes aos produtos utilizados no serviço. Permite o cancelamento do pedido e o gerenciamento de peças que serão enviadas e retornadas a empresa caso o serviço seja prestado fora da empresa.


Dados adicionais da DANFE

Módulo
Comercial - Faturamento

Versão
6.11

O que foi desenvolvido

Implementada funcionalidade para que o cliente possa configurar os dados adicionais da DANFE.

Esta funcionalidade está em homologação e estará disponível a partir de dezembro de 2020.


CONTÁBIL/FISCAL


Lançamento recolhimento do IR/CS

Módulo
Contábil/Fiscal - Contabilidade

Versão
6.11

O que foi desenvolvido

Configuração do LALUR (CCCTLL000) - na aba "Geral" foi incluído o campo "Gerar Recolhimento do IR/CS na Emissão do Livro" para determinar se o lançamento de recolhimento de IR/CS deverá ser gerado de forma automática ou manual ao emitir o livro LALUR/LACS.


Recolhimento do imposto presumido

Módulo
Contábil/Fiscal - Contabilidade

Versão
6.11

O que foi desenvolvido

Alterada a geração do compromisso no Contas a Pagar referente ao recolhimento de IR/CS sobre o lucro presumido, permitindo definir a data de vencimento mediante configuração.

Configuração de Integrações do Imposto de Renda/Contribuição Social (CCCTLL001) - na aba "Contas a Pagar" foram incluídos os campos "Classe de Vencimento Imposto de Renda" e "Classe de Vencimento Contribuição Social".

Alterados os programas Apuração do Lucro Presumido (CCCTLL055) e Emissão do LALUR (CCCTLL305) para considerar a classe de vencimento configurada no tributo permitindo calcular a data de vencimento do lançamento no Contas a Pagar.

Quando possuir a classe de vencimento, a data de vencimento do lançamento de contas a pagar será calculada da seguinte forma:
A data de apuração mais a quantidade de dias configurada para a classe de vencimento do tributo.


Apuração Lucro Presumido

Módulo
Contábil/Fiscal - Contabilidade

Versão
6.11

O que foi desenvolvido

Implementado ajustes e melhorias no programa Apuração do Lucro Presumido (CCCTLL055):

  • Permitir a apuração cumulativa dos meses referente ao período do exercício fiscal. Incluídos os campos de valor provisionado (Imposto de Renda e Contribuição Social) que exibirão o valor do imposto já provisionado no mês/apuração anterior.
  • Permitir, conforme o parâmetro "Gerar Compromisso Mensalmente na Apuração Presumido" (Sim/ Não) na aba "Contas a Pagar" do programa Configuração de Integrações do Imposto de Renda/Contribuição Social (CCCTLL001), na opção "Sim" a geração de compromissos será um para cada apuração, o que permite um provisionamento financeiro, e ao final do período fiscal o sistema irá agrupá-los em um único compromisso. Na opção "Não" será gerado apenas um compromisso com o total ao final da apuração.


Transferência item patrimonial

Módulo
Contábil/Fiscal - Controle Patrimonial

Versão
6.11

O que foi desenvolvido

Transferência de Item Patrimonial - Dados do Item Destino (CCATI142) - foi reformulada toda a tela e incluídas as abas "Dados Gerais", "Dados Societários", "Documentos Fiscais" e "Ficha PIS/Cofins" para permitir a geração da ficha de PIS/Cofins no momento da transferência.

Estorno de Transferência de Item Patrimonial (CCATI145) - alterado o programa para permitir o estorno das informações em lote. O lote é definido pelos itens de origens que estavam na mesma transferência.


Cotação do indexador do ativo

Módulo
Contábil/Fiscal - Controle Patrimonial

Versão
6.11

O que foi desenvolvido

Alterado o programa Geração do Cálculo do Ativo (CCATI100) para que após terminar a geração do cálculo do ativo, copie os dados de cotação do indexador do ativo.
São copiados os indexadores contidos nos campos "Indexador de Depreciação" e "Indexador de Correção" do programa Configuração do Parâmetro do Controle Patrimonial (CCATI030) e que possuam sua variação configurada como "mensal" no programa Cadastro de Unidade Monetária (CCAPL035).


Contabilização depreciação de ativos

Módulo
Contábil/Fiscal - Controle Patrimonial

Versão
6.11

O que foi desenvolvido

Alterado o módulo do Controle Patrimonial para melhorar o processo de contabilização da depreciação do ativos. Para tanto foram realizadas as seguintes alterações:

  • Os logs de erros ocorridos durante o cálculo da contabilização da depreciação passam a gravar mais detalhes permitindo melhorar a identificação da origem do problema identificado.
  • O programa Consulta de Erros da Contabilização do Ativo (CCATI580) foi transformado em uma consulta que permite listar os erros ocorridos durante a contabilização da depreciação de ativos em um grid.
  • Manutenção da Contabilização (CCATI282A) foi reformulado para o programa Manutenção da Contabilização do Ativo por Centro de Custo (CCATI282) com melhorias que facilitam a visualização dos dados.


Deduções do imposto na apuração

Módulo
Contábil/Fiscal - Escrita Fiscal

Versão
6.11

O que foi desenvolvido

Apuração do ICMS (CCEPA025) - alterado o programa permitindo que o analista fiscal informe os valores de "Deduções" do imposto na tela de conclusão da apuração. O valor informado como dedução será utilizado para diminuir o valor que será recolhido no período. Para utilizar esta função é necessário que os ajustes de ICMS pertinentes as operações de dedução estejam habilitados com a opção "11500 - Deduções de ICMS" no "Campo Apuração" do programa Cadastro de Ajuste por Campo de Apuração/Arquivo EFD (CCINF199).


CST na importação do inventário

Módulo
Contábil/Fiscal - Informações Fiscais

Versão
6.11

O que foi desenvolvido

Inventário Adicional de EFD Fiscal - Itens (CCINF175A) - foram feitas alterações neste programa conforme segue:

  • Incluído o botão "Manutenção Seleção" que acessa o novo programa Inventário Adicional de EFD Fiscal - Itens - Manutenção de Seleção (CCINF175B) permitindo realizar a manutenção nas informações dos itens do inventário de forma agrupada, para tanto, basta selecionar no grid do programa principal em quais itens será realizada a manutenção dos dados e depois acessar o novo botão.
  • Incluído o botão "Configurar Importação" que acessa o novo programa Configuração de Importação de Inventário Adicional de EFD Fiscal (CCINF175C) para configurar como os dados fiscais devem ser importados, permitindo ao analista fiscal determinar a quantidade máxima e a prioridade das CSTs na importação do inventário.


CUSTOS


Cálculo de custos

Módulo
Custos - Apuração Padrão

Versão
6.11

O que foi desenvolvido

Implementada alteração no cálculo de custos para quando for calcular o valor do subproduto reconheça os subprodutos oriundos da usinagem (cavacos) e calcule o valor correspondente a quantidade de subproduto sobre o total (soma da quantidade de subproduto + quantidade de acabado).


Fechamento estoque

Módulo
Custos - Apuração Padrão

Versão
6.11

O que foi desenvolvido

Implementado novo programa de cálculo de apuração de custos industriais, afim de permitir executar o novo processo de fechamento de estoques.

Novo! Painel de Apuração de Custos (CCCAC200) - novo programa desenvolvido. Será ativado assim que a empresa for configurada para utilizar o novo processo de encerramento de estoques pelo programa Encerramento do Estoque (CCESA200).
Ao ativar este processo os programas abaixo de apuração de custos serão descontinuados para a empresa configurada:

  • Cálculo do MLC Primário (CCCAD025)
  • Cálculo da Migração de Mão de Obra (CCCAD030)
  • Cálculo do MLC Final (CCCAD050)
  • Fechamento da Migração de Mão de Obra (CCCAD065)
  • Geração do Cálculo de Custo Industrial (CCCAC005)
  • Fechamento do Custo (CCCAC035)
  • Geração do Custo de Material de Retorno (CCCAC050) - não implementado novo processo
  • Encerramento Custos sem Apuração (CCCAC055) - não implementado novo processo
  • Geração da Simulação do Cálculo de Custos (CCCAC090)
    Todo cálculo gerado por estes programas estão contemplados no novo programa Painel de Apuração de Custos (CCCAC200)

No novo processo, o custo ponderado dos produtos fabricados no mês não serão afetados pelo custo de "ordens de retrabalho", que terão sua valorização de estoque pelo movimento de entrada da "ordem de retrabalho" apontada.
Todo cálculo de apuração será baseado nos consumos reais de movimentação de estoques.
O valor de custo dos consumos de itens semiacabados será pelo valor na data do consumo. Quando anteriormente era pelo seu custo ponderado.

Pré Requisitos:

  • a empresa deverá possuir PCP - Padrão;
  • a empresa não poderá utilizar Requisições para Lote "xxx" em seu processo;
  • não poderá utilizar processo antigo de geração de subproduto, somente pela configuração do programa Parâmetros do Apontamento do Subproduto (CCPGA240);
  • deverá utilizar a configuração para "Permitir ORs parciais" no programa Configuração de OR/ORP (CCPGA223).


NFe cobrança terceirização

Módulo
Custos - Apuração Têxtil

Versão
6.11

O que foi desenvolvido

Novo! Detalha NFe de Cobrança (CCTAC823A) - programa criado para visualizar o detalhamento das notas fiscais de cobrança de terceirização ocorridas no período.


Processo conciliação dos dados

Módulo
Custos - Apuração Têxtil

Versão
6.11

O que foi desenvolvido

Consulta Custo em Processo - Produtos (CCTAC876) - incluídas as colunas "Custo Ponderado", "Custo Unitário Ponderado" e "Quantidade Fabricada" para facilitar a conciliação.


Repetição de processo na partida

Módulo
Custos - Apuração Têxtil

Versão
6.11

O que foi desenvolvido

Realizado tratamento em Custos Apuração Têxtil referente a funcionalidade implementada no PCP Têxtil sobre haver a repetição de um mesmo processo em uma partida, sendo que os processos repetidos serão do tipo reprocesso.


Preço de venda malha tinto

Módulo
Custos - Formação Preço de Vendas

Versão
6.11

O que foi desenvolvido

Consulta Malhas Tinto Calculadas (CCTPT900) - realizadas melhorias de interface e usabilidade do F7 de produtos na formação de preço de venda da malha tinto.


Nível totalização no CCCPD340

Módulo
Custos - Projeção Padrão

Versão
6.11

O que foi desenvolvido

Relatório de MLC - Primário (CCCPD340) - incluído ComboBox no campo "Nível Totalização" com as opções de níveis de acordo com o número de níveis da máscara configurada no plano de despesas.


Tabela de insumos

Módulo
Custos - Projeção Padrão

Versão
6.11

O que foi desenvolvido

Tabela de Valor dos Insumos (CCCPG257) - foram feitas alterações neste programa conforme segue:

  • Incluídas as colunas "Máscara de Entrada" e "Máscara de Saída";
  • Excluídos os botões "Histórico" e "Excluídos";
  • Incluído o botão "Log de Alterações".


Cores na engenharia

Módulo
Custos - Projeção Têxtil

Versão
6.11

O que foi desenvolvido

Cadastro do Catálogo de Cores de Produto (CCTTG075) - alterada descrição da opção "Cadastrados" no botão F7 do campo "Cor", que serão exibidas nesta opção "as cores cadastradas na engenharia (tecido) selecionada".


Centro de custo na fase de produção

Módulo
Custos - Projeção Têxtil

Versão
6.11

O que foi desenvolvido

Relatório de Fases da Produção (CCTCPC345) - no relatório gerado foi incluída uma coluna com a descrição do centro de custo.


Atualização itens na tabela de preço

Módulo
Custos - Projeção Têxtil

Versão
6.11

O que foi desenvolvido

Formação do Preço de Venda da Malha (CCTPT890) - incluído o checkbox no grid para selecionar os itens que serão atualizados na tabela de preços.


Estimativa e projeção de custos

Módulo
Custos - Projeção Têxtil

Versão
6.11

O que foi desenvolvido

Implementado no sistema de Confecção a integração entre a estimativa de custos da engenharia e a projeção de custos, sendo implementado programa para configuração e permitindo informar/atualizar o custo unitário dos insumos da engenharia.

Esta funcionalidade está em homologação e estará disponível a partir de outubro de 2020.


ENTRADAS


Geração cotação de compra

Módulo
Entradas - Compras

Versão
6.11 (com retrofit 6.10)

O que foi desenvolvido

Novo! Cadastro de Cotação sem Solicitação (CCESU140) - programa criado para que sejam geradas as cotações de compra sem que seja necessário existir solicitações associadas.


Envio de dados via e-mail

Módulo
Entradas - Compras

Versão
6.11

O que foi desenvolvido

Cadastro de Perfil do Comprador (CCESU015) - incluído no campo "Recebe E-mail de" a opção "Receber Notificação" que determina se o comprador deve receber e-mail quando o fornecedor for notificado.

Acompanhamento de Pedidos (CCESU115) - implementada a alteração para que quando for:

  • cancelamento: será enviado e-mail informativo ao comprador e ao fornecedor que o pedido foi cancelado;
  • notificação de fornecedor: será enviado e-mail informativo ao fornecedor, devendo ser verificada na configuração do perfil de comprador se o comprador do pedido também receberá uma cópia do e-mail de notificação.


Acesso à perfis simultaneamente

Módulo
Entradas - Compras

Versão
6.11

O que foi desenvolvido

Esta melhoria tem a finalidade de possibilitar que o coordenador/gerente acesse a vários perfis simultaneamente, permitindo assim um melhor gerenciamento pelo gestor das atividades dos compradores. Este usuário poderá tanto consultar quanto incluir cotações/pedidos.

Central de Compras (CCESU100), Análise de Aquisição de Solicitações (CCESU060), Análise de Cotações (CCESU080) e Acompanhamento de Pedidos (CCESU115) - estes programas foram alterados permitindo a seleção de um ou mais perfis de compradores para gerenciamento. Todas as regras de leituras das etapas e tarefas foram adequadas para tratar todos os perfis selecionados, bem como todos os usuários cadastrados para cada um dos perfis, de modo a disponibilizar todas as solicitações, cotações e pedidos atribuídos a estes perfis/usuários.

Para que as informações de todos os usuários cadastrados nos perfis sejam visualizados, os parâmetros "Visualiza Pedidos" e "Visualiza Cotações" devem ser configurados como "Perfil do Comprador".


Quantidade média de entrega

Módulo
Entradas - Compras

Versão
6.11

O que foi desenvolvido

Dados Suprimentos (CCFFB095) - incluído o campo "Quantidade Média de Dias Entrega do Pedido" para que o comprador informe a quantidade média de dias em que o fornecedor levará para entregar o pedido após a emissão da nota fiscal, permitindo uma melhor acuracidade no cálculo dos pagamentos que serão registrados como previsão no fluxo de caixa de compras.

Esta média pode ser atualizada de forma automática conforme o agendamento feito pela empresa através do programa Agendamento de Tarefas (CSTASK015) verificando o prazo médio em dias que cada fornecedor leva entre a emissão da nota fiscal e a entrega efetiva do pedido.

No Portal e-Procurement o fornecedor poderá atualizar esta quantidade média de dias que o mesmo demora para entregar o pedido após a emissão da respectiva nota fiscal.


Controle do pedido

Módulo
Entradas - Compras

Versão
6.11

O que foi desenvolvido

Implementação realizada para melhorar o controle dos pedidos que já foram entregues, utilizando a leitura das notas fiscais de entrada recebidas, para evitar que os fornecedores continuem recebendo e-mails de notificação.

Nota Fiscal Pendente (CCESN100) - incluída uma validação para verificar se o pedido/item está relacionado na nota fiscal de entrada, caso esteja, será gerado automaticamente uma entrada no histórico do item com a descrição "Nota Fiscal Emitida", possibilitando que o Follow Up não envie e-mail de notificação ao fornecedor da pendência do pedido.

Nota Fiscal de Entrada - Itens (CCESN120) - caso seja necessário adicionar ou mesmo alterar o vínculo da nota fiscal de entrada com o pedido/item no sistema, será gerado automaticamente uma entrada no histórico do item com a descrição "Nota Fiscal Emitida".


Detalhamento pedido no CCESU610

Módulo
Entradas - Compras

Versão
6.11

O que foi desenvolvido

Esta melhoria tem a finalidade de permitir a consulta do detalhamento do pedido associado ao item da solicitação, através da utilização de um hiperlink na coluna de Pedido/Item.

Consulta de Item da Solicitação por Produto (CCESU610) - incluído hiperlink na coluna "Pedido/Item" para que seja executado o programa Consulta de Pedido de Compra (CCESU650) demonstrando o detalhamento do pedido. Apesar da coluna ser "Pedido/Item" será utilizado somente o código do pedido para a chamada do programa, sendo apresentado os detalhes de todos os itens.


Envio de e-mails para mais destinatários

Módulo
Entradas - Compras

Versão
6.11

O que foi desenvolvido

Esta melhoria tem a finalidade de permitir o envio de e-mails para outros destinatários, que não os definidos como Comprador ou Fornecedor, nas Cotações e nas Notificações.

Para tanto, foram alteradas as regras de envio de e-mails nos programas abaixo:

  • Requisição de Cotação (CCESU063) - incluída nova área com tamanho de 500 caracteres, para que seja informado pelo usuário outros e-mails que também deverão ser notificados da cotação;
  • Requisitar Informações - Complemento (CCESU115A) - incluída nova área com tamanho de 500 caracteres, para que seja informado pelo usuário outros e-mails que também deverão ser notificados do pedido.
    Nesta área poderá ser informada quantos e-mails couber, sendo os e-mails consistidos para que tenham o formato padrão e serão desprezadas as repetições, os e-mails deverão ser separados com um caractere em branco.


Multisseleção do item e fornecedor no CCESU675

Módulo
Entradas - Compras

Versão
6.11

O que foi desenvolvido

Essa melhoria tem por finalidade ajustar o programa Consulta do Histórico de Compras por Produto (CCESU675) para permitir que sejam filtrados na capa do item e fornecedor a multisseleção dos dados.

Consulta do Histórico de Compras por Produto (CCESU675) - convertido os campos de filtro de item e de fornecedor para que seja possível a seleção de mais de um elemento em cada campo. Alterados os campos de descrição do item e fornecedor para apresentarem os códigos que foram selecionados.


Cadastro condição de pagamento no CCESU090

Módulo
Entradas - Compras

Versão
6.11

O que foi desenvolvido

Geração de Pedido de Compra (CCESU090) - na aba "Dados Gerais" foi incluído o botão F8 no campo "Condição de Pagamento" permitindo que o comprador execute de forma direta o programa Cadastro de Condição de Pagamento (CCESS102), sem a necessidade de ter que fechar o programa atual, isto vai aumentar a produtividade fazendo com que os pedidos sejam gerados com mais eficiência.


Manutenção na quantidade comprada

Módulo
Entradas - Compras

Versão
6.11

O que foi desenvolvido

Essa melhoria tem por finalidade facilitar a determinação da quantidade que será utilizada no programa Análise de Reposição de Estoque (CCESUE130) para a geração de solicitação/pedido de compra, permitindo que o comprador altere a quantidade desde que seja uma quantidade menor do que a quantidade calculada pelo programa.

Análise de Reposição de Estoque (CCESUE130) - alterado o nome da coluna de "Qtd. Lote Reposição" para "Qtd. à Repor", permitindo que o valor dessa coluna seja alterado para ser utilizado na geração de solicitações/pedidos de compra, desde que seja para um valor menor do que a quantidade da coluna "Necessidade Reposição".


Percentual de variação no CCESU650

Módulo
Entradas - Compras

Versão
6.11

O que foi desenvolvido

Esta melhoria tem a finalidade de aprimorar a informação que é apresentada no relatório do pedido, incluindo uma coluna que demonstra a variação entre o valor unitário do item do pedido e o valor da última compra efetuada desse item, permitindo assim uma melhor análise das condições da compra que está sendo efetuada.

Consulta de Pedido de Compra (CCESU650) - incluída a coluna "Perc. Variação Última Compra".

Alterado o relatório do pedido de compra, incluindo nos dados do fornecedor a informação de contato.

Alterado o grid de itens do relatório do pedido de compra para inclusão de uma coluna para demonstrar o percentual de variação do valor unitário do item neste pedido em comparação com o último preço praticado nas Notas Fiscais de Entrada, caso não exista nenhuma movimentação de entrada para este item, este valor estará com o percentual zerado.


Controle alterações no fluxo de aprovação

Módulo
Entradas - Compras

Versão
6.11

O que foi desenvolvido

Esta melhoria tem a finalidade de efetuar o controle sobre as alterações dos fluxos de aprovação, não permitindo que ele seja alterado caso tenha alguma solicitação ou pedido a ele associado que ainda esteja pendente de aprovação. Com isso, evitando que ocorra problemas no processo de aprovação e dando uma maior integridade ao processo.

Cadastro de Fluxo de Aprovação (CCESU030) - incluída mensagem "Fluxo de Aprovação não pode ser alterado, existe pendência de aprovação" ao tentar efetuar alteração no fluxo de aprovação que possui solicitação ou pedido pendente de aprovação.


Ignorar impostos nos documentos fiscais

Módulo
Entradas - Estoques

Versão
6.11

O que foi desenvolvido

Cadastro de Parâmetros (CCESN015) - incluída a aba "Ignorar Impostos" permitindo configurar quais os impostos que serão ignorados no lançamento dos documentos fiscais.
Esta opção de ignorar impostos, será permitida apenas para parâmetros que não possua integração com a escrita fiscal, ou seja, que a opção "Não" esteja configurada no campo "Escrita Fiscal" da aba "Integrações".

Nota Fiscal de Entrada (CCESN110) - na entrada do documento fiscal, se utilizado um parâmetro, que tenha os impostos ignorados, na digitação do item, as abas referentes ao imposto ignorado, estará desabilitada, não solicitando nenhuma informação referente ao imposto ignorado.


Imagem no programa CCCGI665

Módulo
Entradas - Estoques

Versão
6.11

O que foi desenvolvido

Consulta Detalhada do Item (CCCGI665) - alterado o programa para apresentar a imagem da peça.
A imagem será obtida dos Anexos, priorizando a imagem marcada como principal.
Caso o item (filho) não tenha imagem cadastrada, será obtida a imagem do item pai.


Integração com a API do GS1 Brasil

Módulo
Entradas - Estoques

Versão
6.11

O que foi desenvolvido

Desenvolvida a integração com a API do GS1 Brasil. Dessa forma não será mais necessário exportar a planilha com os produtos para importar no site do cadastro nacional de produtos (CNP).

Configuração para Exportação do GTIN (CCCGIC085) - criada a aba "API GS1 Brasil" para habilitar a integração com a API do GS1 Brasil.

Novo! Envio de Produtos para o CNP (GS1) (CCCGI485) - novo programa desenvolvido para realizar o envio dos produtos. Isso será realizado se a integração estiver habilitada.


Regras de entrada

Módulo
Entradas - Estoques

Versão
6.11

O que foi desenvolvido

Esta melhoria tem a finalidade de otimizar a entrada de documentos fiscais pelo Portal Fiscal, através da sugestão automática de dados da capa do documento fiscal, e também dos itens, utilizando o conceito de cenários e regras de entrada com a combinação dinâmica na procura do cenário.

Novo! Cenários (CCESN090) - novo programa desenvolvido para cadastrar todos os cenários possíveis que serão utilizados na entrada de documentos fiscais pelo Portal Fiscal. É possível cadastrar cenários de sugestão de dados para a capa do documento fiscal (dados da nota), e também é possível criar cenários específicos para definição dos impostos (ICMS, IPI, PIS e COFINS), que podem ser aplicados a nível de cada item do documento fiscal.

Novo! Grupo de CFOP (CCESN235) - novo programa desenvolvido para cadastrar um grupo de CFOPs para vincular no mesmo documento fiscal. Exemplo: CFOPs de venda 5.101 e 5102. Este grupo de CFOP pode ser utilizado na regra de entrada para definir a busca do documento fiscal, que precisa determinar um cenário específico quando o documento fiscal conter este grupo de CFOPs.

Novo! Operação de Entrada (CCESN236) - novo programa desenvolvido para cadastrar um agrupamento de CFOPs e/ou grupo de CFOPs que compartilham do mesmo cenário fiscal. Esta operação de entrada pode ser utilizada na regra de entrada, para definir a busca do documento fiscal que contém o mesmo cenário fiscal, não sendo necessário criar várias definições de regra de entrada para os documentos que utilizam o mesmo cenário fiscal.

Novo! Regras de Entrada - Principal (CCESN230) - novo programa desenvolvido para configurar toda a estrutura de busca dos cenários que serão aplicados aos documentos fiscais que darão entrada pelo Portal Fiscal. É um cadastro dinâmico, possibilitando atender aos mais variados cenários de entrada de documentos fiscais.
Este cadastro consiste em 3 etapas que podem ser visualizadas no Help disponível na Central de Ajuda.
Para o cadastro da chave de busca é possível criar combinações de busca que estão disponíveis no programa Regras de Entrada - Cadastro de Chave (CCESN230A).
A regra de entrada pode ser definida de forma separada, a sugestão de dados da capa e os dados de imposto do item (ICMS, IPI, PIS e COFINS). Desta forma, não é necessário duplicar informações de cenário, por causa de um determinado imposto que se altera em um documento fiscal.

Portal Fiscal - quando o sistema importar um documento fiscal através do Portal Fiscal, será feita uma varredura nas regras de entrada e encontrada uma combinação de dados que se enquadra no respectivo documento fiscal (respeitando a prioridade e a data de vigência), sendo assim o sistema irá aplicar o cenário parametrizado, sugerindo os dados configurados no cenário, e o documento fiscal já dará entrada com estes dados preenchidos. Após sugerir os dados através do cenário encontrado, o sistema fará a validação de lançamento do documento fiscal, e caso o documento fiscal já esteja apto a ser "Lançado" o número da nota aparecerá com a cor "Verde" no Portal Fiscal, caso esteja com algum aviso ficará com a cor "Amarelo", e se ainda necessite de informações a serem preenchidas para o correto lançamento este ficará com a cor "Vermelho".

Dicionário Técnico:
CFOP: Código Fiscal de Operações e de Prestações das Entradas de Mercadorias e Bens e da Aquisição de Serviços
ICMS: Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços
IPI: Imposto sobre Produtos Industrializados
PIS: Programa de Integração Social
COFINS: Contribuição para Financiamento da Seguridade Social
CST: Códigos de Situação Tributária
CSOSN: Código de Situação da Operação do Simples Nacional


Cadastro de regras

Módulo
Entradas - Estoques

Versão
6.11

O que foi desenvolvido

Esta melhoria tem a finalidade de implementar o cadastro de regra de entrada para sugerir automaticamente as informações no lançamento de notas fiscais pelo portal fiscal através do conceito de cenários.

Novo! Regras de Entrada - Cadastro de Chave (CCESN230A) - novo programa desenvolvido para cadastrar a regra de entrada permitindo ao usuário criar combinações de filtro, possibilitando aplicar sugestões de informações nas notas fiscais de entrada. Este cadastro permite ao usuário montar combinações de chave que podem ser visualizadas no Help disponível na Central de Ajuda.
Além disto permite ao usuário aplicar determinada regra dentro de um período de vigência. Este sistema utiliza o conceito de "cenários", onde permite criar um cenário com os dados que serão sugeridos na nota fiscal, e então vincular este cenário a uma regra de entrada.

Novo! Grupo de CFOP (CCESN235) - Para notas fiscais que possuem itens com diferentes CFOPs, foi desenvolvido este programa onde é possível criar um grupo com as CFOPs presentes na mesma nota fiscal e vincular o cenário à este grupo de CFOP.

Novo! Operação de Entrada (CCESN236) - novo programa desenvolvido possibilitando criar um agrupamento de CFOPs e/ou grupo de CFOPs e aplicar o mesmo cenário à uma operação de entrada.

As regras de entrada são aplicadas no momento da importação do XML da nota fiscal, o sistema faz uma leitura das regras de entrada por prioridade de regra de entrada e quando encontrada a primeira regra de entrada são observados os dados da chave que se enquadram nos dados da nota fiscal e o período de vigência, os dados informados no cenário são aplicados na nota fiscal.


Movimentação do estoque

Módulo
Entradas - Estoques

Versão
6.11

O que foi desenvolvido

Novo! Consulta de Movimentação de Estoque por Grupo de Transações (CCESA860) - programa desenvolvido para que o usuário possa consultar as movimentações de estoque de um período filtrando-as através de um grupo de transações pré-cadastrados. Permitindo também que sejam utilizadas várias transações de estoque que possuam a mesma finalidade de negócio, como por exemplo:
a) Consumo de matéria-prima;
b) Produção de itens semiacabados;
c) Venda de Produção Própria, entre outros.

Os grupos de transação são cadastráveis e a mesma transação de estoque pode ser vinculada a mais de um grupo de transação.
Os grupos de transação são cadastrados no programa Configurar Grupo de Transações (CCESA861) disponível no botão "Configurar" do próprio programa CCESA860.


Contagem itens sem etiqueta

Módulo
Entradas - Estoques

Versão
6.11

O que foi desenvolvido

Esta melhoria tem a finalidade de efetuar inventários físicos, onde exista a necessidade de utilização de etiquetas em branco, para que seja efetuada apenas uma contagem física nesse tipo de etiqueta. Com isto melhorando a performance do inventário, visto que as contagens através de etiquetas em branco são específicas de itens que não foram contemplados na geração de etiquetas padrão.

Para implementar essa funcionalidade foram alterados os seguintes programas:

  • Impressão de Etiquetas de Conferência de Estoque (CCESI350) - incluído um novo parâmetro na tela, que determina a forma de processamento das etiquetas em branco geradas: com contagem única ou no formato 2 de 3.
  • Impressão de Etiquetas em Branco (CCESI352) - o campo "Etiqueta Início" foi alterado para que seja inibida a sua digitação, sendo que o seu valor seja atribuído automaticamente com a numeração da próxima etiqueta disponível.
  • Impressão de Etiqueta em Branco (CCESI353) - alterado o relatório para que seja impressa a quantidade de contagens necessárias conforme a parametrização do respectivo inventário, ou seja, gerando uma ou duas etiquetas em branco por numeração, dependendo da parametrização para contagem única.
  • Levantamento de Contagem de Etiquetas em Branco (CCESI052) - alterado para que sejam solicitadas a quantidade de digitação de contagem conforme a parametrização para contagem única.


Mensagem no documento fiscal

Módulo
Entradas - Estoques

Versão
6.11

O que foi desenvolvido

Implementada melhoria para facilitar a visualização das mensagens de avisos e restrições ao lançar um documento fiscal pelo portal fiscal através do programa Nota Fiscal Pendente (CCESN100). A nova visualização mostra todos os avisos e restrições na mesma tela, de forma mais organizada e didática.


Etiqueta de expedição

Módulo
Entradas - Estoques

Versão
6.11

O que foi desenvolvido

Novo! Emissão de Etiquetas para Embalagens (CCPMP511) - programa desenvolvido para realizar a impressão da etiqueta de expedição nas embalagens.


Colunas no programa CCESA730

Módulo
Entradas - Estoques

Versão
6.11

O que foi desenvolvido

Consulta de Movimentação por Transação no Período (CCESA730) - incluídas as colunas "Lotes Movimentados" e "Data e Hora Sistema".


Descrição completa do item

Módulo
Entradas - Estoques

Versão
6.11

O que foi desenvolvido

Esta melhoria tem a finalidade de melhorar o nível de informações nas descrições do item, disponibilizando dois "textarea" abaixo do grid com as descrições completas de Entrada e Saída, se houverem, com isso facilitando a identificação do mesmo.

Consulta de Itens por Máscara (CCCGI650) - incluídos dois "textarea" abaixo do grid que conterá as descrições completas do item para Entrada e/ou Saída.


Valor do movimento igual ao saldo financeiro

Módulo
Entradas - Estoques

Versão
6.11

O que foi desenvolvido

Implementado no fechamento de estoque para considerar, nas movimentações de saída que zeram o saldo físico, o valor do movimento igual ao saldo financeiro e não a quantidade multiplicada pelo custo médio.

Esta funcionalidade está em homologação e estará disponível a partir de novembro de 2020.


Contabilização integrada

Módulo
Entradas - Estoques

Versão
6.11

O que foi desenvolvido

Implementada a possibilidade de alterar a Contabilização Integrada de Estoque e Custos para incluir eventos que permitam a contabilização das ordens de retrabalho.

Esta funcionalidade está em homologação e estará disponível a partir de novembro de 2020.


Lotes de estoque

Módulo
Entradas - Estoques

Versão
6.11

O que foi desenvolvido

Alterado o programa Baixa de Requisições Independentes (CCSERQ050) para o novo padrão de seleção de lotes de estoque, no formato mais rápido, abrindo a tela de seleção de lotes para todos os itens, não mais item a item.
Para isso, foi reestruturada a baixa da requisição, como também o respectivo estorno.
O funcionamento para o usuário mudará apenas para seleção de lotes, caso necessário, acionar o botão "Lotes de Estoque" para executar o programa Seleção para Reversa de Lotes (CCESL950) permitindo a seleção dos lotes de estoque para baixa da requisição. Para mais detalhes acessar a Central de Ajuda.


Cálculo de frete

Módulo
Entradas - Transportes

Versão
6.11

O que foi desenvolvido

Consulta de Cálculo de Frete (CCTRB610) - incluídas as colunas:

  • "Valor ICMS" para mostrar o valor do ICMS, caso a tabela de fretes esteja configurado para destacar o ICMS;
  • "Valor Total" para mostrar o valor total (valor do frete + valor do ICMS).


FINANCEIRO


Configuração Contabilização

Módulo
Financeiro - Administração Financeira

Versão
6.11

O que foi desenvolvido

Implementado o programa Consulta de Situação de Contabilização/Outros Lançamentos (CCAFC640) com a opção de duplicar as configurações de um banco para um novo e também entre empresas. Realizada melhorias de usabilidade para facilitar a utilização da mesma.


Arquivos upload e download

Módulo
Financeiro - Contas a Pagar

Versão
6.11

O que foi desenvolvido

Implementado nos programas Gravação do Arquivo de Remessa (CCFFE100) e Importação do Arquivo de Retorno (CCFFE151) o tratamento dos arquivos (upload e download) no Contas a Pagar. Assim como foi feito para os arquivos de remessa e retorno de cobrança.


Conciliação de projeção

Módulo
Financeiro - Contas a Pagar

Versão
6.11

O que foi desenvolvido

Novo! Conciliação de Projeção (CCFFB150) - programa desenvolvido para auxiliar o analista financeiro em seu dia a dia. Para documentos que forem ingressados pelo portal fiscal e que forem encontradas projeções para o fornecedor, será emitido um aviso de alerta e será gerado um registro nesta tela para que sejam conciliados, evitando assim a duplicidade nas projeções de fluxo de caixa e relatórios.


Emitente do cheque

Módulo
Financeiro - Contas a Receber

Versão
6.11

O que foi desenvolvido

Consulta do Movimento de Cheques Cobrados (CCCHB620) - foram efetuados ajustes no layout da tela para exibição do nome do emitente do cheque e incluído hiperlink no número do cheque facilitando o detalhamento das informações.


Títulos negativados em consulta

Módulo
Financeiro - Contas a Receber

Versão
6.11

O que foi desenvolvido

Implementado nos programas Consulta de Títulos Detalhado (CCCC710) e Título (CCCC711) para mostrar se o título está Negativado em instituição de crédito.


Colunas no fluxo de caixa

Módulo
Financeiro - Fluxo de Caixa

Versão
6.11

O que foi desenvolvido

Detalhamento dos Títulos e Documentos (CCFCC101) - realizados ajustes no layout da tela para exibição da coluna "Vencimento Fluxo" ou "Previsão Faturamento" de acordo com grupo/conta selecionado no programa Painel de Análise do Fluxo de Caixa (CCFCC100).


INDUSTRIAL


Sequenciamento recalculado

Módulo
Industrial - MRP II - Sequenciamento

Versão
6.11

O que foi desenvolvido

Consulta do Controle de Alocação por Recurso (CCMRPSP670) - incluído o botão "Atualizar Ordens". Este botão fará com que o sequenciamento seja recalculado, sequenciando apenas ordens ainda em aberto. Para mais detalhes acessar a Central de Ajuda.


Consulta de indicadores manutenção

Módulo
Industrial - PPCM - Manutenção Industrial

Versão
6.11

O que foi desenvolvido

Configuração Geral do PPCM (CCMNG000) - na aba Tela 1, foram alteradas as opções do campo "Gera Paralisação OS":
0 - Não
1 - Preventiva
2 - Preventiva / Lubrificação

Detalhamento das opções:
1 - Determina se o sistema deve gerar Paralisação da Máquina quando realizada a baixa de uma OS Preventiva.
2 - Determina se o sistema deve gerar Paralisação da Máquina quando realizada a baixa de uma OS Preventiva ou de Lubrificação.

A Baixa da OS pode ser feita pela Baixa de Plano de Lubrificação (CCMNL050) ou pelo Programação da SS (CCMNP020) de manutenção da OS.

O Estorno de OS na Reabertura de OS (CCMNP035) exclui também a paralisação de Máquina gerada quando configurado.

As paralisações da Máquina podem ser verificadas pelas consultas:
Consulta das Paralisações por Máquina (CCPGP610)
Consulta de Paralisação por Data (CCPGP630)


Cálculo Debrums / Tiras / Filetes Viés

Módulo
Industrial - PPCP - Confecção

Versão
6.11

O que foi desenvolvido

Implementação realizada permitindo que o novo cálculo de separação de material utilize o princípio de consumo por área, pois não importa a gramatura do material cortado, a área (comprimento x largura) do filete que será aplicado na peça, é necessário permanecer com as medidas conforme modelagem e graduação de tamanhos do produto.

Uma vez cadastradas as informações necessárias por tamanho na engenharia de confecção, o novo cálculo utiliza complexas variáveis do processo para atender as quantidades para a OP o mais próximo da necessidade.

A) Cálculo de filetes em malha tubular ou com emenda invisível em materiais abertos.
B) Cálculo de tira no sentido do fio com costura para corte em formato de tubo considerando a perda por revolução.
C) Cálculo de filete diagonal considerando as perdas por revolução e extremidades da separação.

Novo! Análise de Necessidades da OP - Debrum/Tiras/Filetes (CCTCOC805) - programa criado para realizar a análise da necessidade de materiais de acordo com a ordem de produção programada por camadas e marcações. Permite ainda realizar a leitura de etiqueta do rolo para buscar os dados de largura e gramatura do material.
A cada cálculo é gerada a instrução de separação de corte para o operador.

Configurações da Engenharia (CCTCPC140) - incluída na aba "Dados 4" os campos "Cálculo de Debrum por Tamanho?" e "Metros para Regulagem".

Cadastro de Tipo de OP (CCTCP280) - incluída na aba "Dados Gerais" o campo "Acréscimo para Regulagem do Corte do Debrum %".

Novo! Duplicar Sequência de Risco (CCTCP140A) - programa criado para duplicação da sequência e do componente.

Dados Complementares do Risco (CCTCP138) - incluídos os campos "Material para Regulagem (m)" e "Emenda Invisível".

Consumo do Risco (CCTCP142) - incluídas as colunas "Tamanho", "Comprimento Tira (m)", "Quantidade Marcações", "Quantidade Aplicações" e "Aplicações".


Sequência operacional em engenharia

Módulo
Industrial - PPCP - Confecção

Versão
6.11

O que foi desenvolvido

Novo! Consulta de Engenharias por Sequência Operacional (CCTCP679) - programa desenvolvido onde serão listadas as engenharias que possuem a sequência operacional informada no filtro. Para mais detalhes acessar a Central de Ajuda.


Requisição complementar

Módulo
Industrial - PPCP - Confecção

Versão
6.11

O que foi desenvolvido

Configurações da Ordem de Corte (CCTCO007) - incluído o campo "Permite Encerrar OC Sem Finalizar as Etiquetas de Tecido" para determinar se a baixa da OC deverá ocorrer sem finalizar as etiquetas de tecido. Para mais detalhes acessar a Central de Ajuda.

Naturezas (CCTCO008) - incluído o campo "Trans. Retorno Corte Externo" para utilização no direcionamento das etiquetas de sobra de corte externo através do programa Geração de Etiqueta de Sobra da Ordem de Corte (CCTCO125).

Novo! Consumir Etiqueta da OC (CCTCO140) - programa desenvolvido para consumir as etiquetas destinadas a OC. Para mais detalhes acessar a Central de Ajuda.

Geração de Etiqueta de Sobra da Ordem de Corte (CCTCO125) - alterado para permitir a leitura de etiquetas que são de corte externo. Essa funcionalidade atenderá etiquetas de tecido comprado e fabricado. Incluídos os campos "OP" e "Saldo Tecido". Para mais detalhes acessar a Central de Ajuda.


Cálculo análise de materiais

Módulo
Industrial - PPCP - Confecção

Versão
6.11

O que foi desenvolvido

Disponibilizada novas funcionalidades no Cálculo de Análise de Materiais para permitir direcionar o consumo de materiais substitutos no lugar de matérias-primas que não possuem estoque suficiente.
A ativação dessa funcionalidade deverá ser realizada no programa Cadastro do Tipo de Cálculo da Análise de Materiais (CCTCOC060) pelo campo "Compromete os Itens Substitutos".
A empresa poderá configurar se comprometerá primeiro o estoque dos materiais principais ou dos materiais substitutos.
A análise de materiais comprometerá os materiais respeitando a configuração, mas a confirmação para a substituição desses itens ficará a cargo do Analista de PCP.
A substituição afetará a engenharia congelada das ordens de produção, bem como as requisições de materiais que ainda estiverem em aberto.


Log de alterações

Módulo
Industrial - PPCP - Confecção

Versão
6.11

O que foi desenvolvido

Engenharia de Produto/Engenharia da OP (CCTCP600) - alterada a descrição do botão "Log de Alterações" que será executado o programa Consulta Logs de Alteração (CSWLOG610). Com isso, o programa Log da Engenharia Congelada de OP (CCTCOP840) não deverá mais ser utilizado.


Composição por sortimento

Módulo
Industrial - PPCP - Confecção

Versão
6.11

O que foi desenvolvido

Ordem de Produção - Quantidades (CCTCO855) - incluído o botão "Composição" que exibe o programa Composição (CCTCO855A). Excluído o botão "Sair".

Novo! Composição (CCTCO855A) - programa desenvolvido para visualizar o detalhamento da composição do sortimento ou da etiqueta da peça.


Nova consulta da engenharia - CCPMEC630

Módulo
Industrial - PPCP - Padrão

Versão
6.11

O que foi desenvolvido

Novo! Consulta Geral de Engenharia (CCPMEC630) - criado com a finalidade de unificar em apenas um programa os filtros de pesquisa para as engenharias. Permitindo ao usuário realizar as consultas do tipo resumida identificando a(s) engenharia(s) que atendem o filtro selecionado ou detalhada que identifica todas as engenharias para cada situação do filtro selecionado.
Esta consulta tem como objetivo agrupar as seguintes consultas abaixo já existentes no sistema, que futuramente poderão ser descontinuadas.

  • Consulta de Engenharia (CCPME626)
  • Consulta de Engenharia por Insumos (CCPMEC610)
  • Consulta de Engenharia por Cliente (CCPME650)
  • Consulta de Engenharia por Processo/Fase (CCPME790)
  • Consulta de Engenharia por Máquinas (CCPME800)
  • Consulta de Engenharia por Máscara (CCPME830)
  • Consulta de Engenharia por CC (CCPME880)
  • Consulta de Engenharia por Ferramenta (CCPMEC605)
  • Consulta de Engenharia por Acabamentos (CCPME810)
  • Consulta de Engenharia por Fases (CCPME795)
  • Consulta de Acabamento (CCPME652)
  • Consulta de Engenharia por Linhas (CCPME820)
  • Consulta de Engenharia por Máquinas Para Cálculo da Carga Máquina (CCPME615)
  • Consulta de Operação por Fase/Classificação (CCPME665)
  • Consulta de Engenharia por Tempo Padrão (CCPME670)


Importação dos dados da engenharia

Módulo
Industrial - PPCP - Padrão

Versão
6.11

O que foi desenvolvido

Implementação realizada com a finalidade de flexibilizar a importação de informações da engenharia de produto/itens facilitando a visualização nos dados importados.

Importação de Engenharia (CCPMEC210) - incluídas novas colunas "Unidade de Estoque", "Classificação Fiscal", "Controle de Lote", "Finalidade do Material", "Código de ICMS", "Código de IPI", "Conta Contábil", "Percentual de IPI", "Localização de Entrada", "Localização de Saída", "Tipo de Controle de Saída", "Peso Líquido Item", "Peso Bruto Item", "Narrativa da Engenharia", "Classificação da Engenharia", "Tipo de Item na Engenharia" e "Centro de Custo Destino da Engenharia". Incluído também o botão "Erros" para exibição dos erros e avisos ocorridos durante a importação do arquivo.


Sequenciamento de produção

Módulo
Industrial - PPCP - Padrão

Versão
6.11

O que foi desenvolvido

Implementada opção de alterar data e hora da ordem do sequenciamento para uma data e hora disponível.
O usuário poderá trocar o período e o recurso da ordem para um período/recurso liberado, ou seja, que não possui outras ordens alocadas. Fará isso arrastando a ordem pelo gráfico do sequenciamento para o recurso e período desejado.
Ou poderá alterar a data e hora início no programa Manutenção do Sequenciamento de Produção (CCMRPSP110) pelo botão "Manutenção".
Ao alterar a data e hora de uma ordem, a mesma ficará bloqueada, ou seja, o sequenciamento sempre alocará esta ordem no recurso e data e hora alterados.

  • Quando o sequenciamento estiver cadastrado com o campo "Tipo de Bloqueio das Ordens" como "Por Fila", e for congelada uma ordem por alteração de data e hora, ao salvar ou recalcular, aparecerá uma mensagem informando que as sequências de filas poderão ficar diferentes, mesmo que já bloqueadas.
  • Ao recalcular o sequenciamento, as ordens com data e hora alteradas ficarão congeladas, ou seja, sempre que calcular, a ordem permanecerá neste recurso e período informado.

Manutenção do Sequenciamento de Produção (CCMRPSP110) - incluído o botão "Atualizar Data OFs". Para mais detalhes acessar a Central de Ajuda.

Processos da OF (CCPMP727) - incluídas as colunas "Data Final Último Sequenciamento" e "Hora Final Último Sequenciamento" de cada sequência de operação do último sequenciamento calculado.


Colunas no programa CCPMEC210

Módulo
Industrial - PPCP - Padrão

Versão
6.11

O que foi desenvolvido

Implementado no programa Importação de Engenharia (CCPMEC210) a descrição de entrada e saída do cadastro de itens para importação.


Geração de etiqueta PCP Padrão

Módulo
Industrial - PPCP - Padrão

Versão
6.11

O que foi desenvolvido

Implementada a opção para geração das etiquetas nos programas Abertura/Fechamento de OFs e Paralisação (CCPMPC120) após o fechamento da OF e Geração de Lançamento de OF (CCPMBO101) quando clicar em baixar a OF.

Esta funcionalidade está em homologação e estará disponível a partir de outubro de 2020.


Log de erros de estoque

Módulo
Industrial - PPCP - Padrão

Versão
6.11

O que foi desenvolvido

Implementada nova opção de parâmetro no programa Planejamento de Produção MRP por Simulação (CCPPSI005) para considerar ou não o log de estoque e quantidade total.


Controle de OFs

Módulo
Industrial - PPCP - Padrão

Versão
6.11

O que foi desenvolvido

Implementado para permitir cadastrar o Controle da Necessidade MRP, na Geração de OFs manual e automaticamente via sistema.

Implementado para registrar o tipo de controle de Produção no Cadastro dos Itens e gerar suas necessidades de modo sistêmico afim de futuramente permitir o cálculo de Necessidade MRP, e enxergar necessidades faltas e/ou desnecessárias no controle de produção.

Esta funcionalidade está em homologação e estará disponível a partir de novembro de 2020.


Apontamento de produção

Módulo
Industrial - PPCP - Padrão

Versão
6.11 (com retrofit 6.9, 6.10)

O que foi desenvolvido

Implementada a integração do apontamento de produção entre o Consistem ERP e o parceiro Tnah contemplando: envio de OFs, paralisação e geração do apontamento de produção.

Esta funcionalidade está em homologação e estará disponível a partir de novembro de 2020.


Log de alteração

Módulo
Industrial - PPCP - Padrão

Versão
6.11

O que foi desenvolvido

Implementado novo método de "log" com registro de alteração para os programas de Cadastro e Modificação de Engenharia.
Programa principal: Engenharia de Produto (CCPME025).
O método de registro de alteração continua condicionado ao parâmetro "Grava Registro de Alteração na Engenharia" do programa Configuração das Engenharias (CCPGA225).
Os programas Consulta de Registro de Alterações de Engenharia (CCPME870) e Consulta de Registro de Alterações de Engenharia Pendentes (CCPME695) foram modificados afim de atender ao novo conceito de "log", permitindo visualizar as engenharias antes e depois da alteração no programa de Engenharia de Produto (CCPME624) com data/hora de validade.


Sequenciamento da tecelagem

Módulo
Industrial - PPCP - Tecelagem

Versão
6.11

O que foi desenvolvido

Alterado o programa Sequenciamento da Tecelagem (CCTMAPS180):

  • variantes de seleção por usuário para os campos do filtro da tela, permitindo seleções futuras e agilizando a digitação da seleção;
  • campo de consulta para gerar os dados em tela;
  • campo de seleção múltiplos no campo "Tear/Facção";
  • colunas no grid "Quantidade Remetida" (envio) e "Quantidade de Retorno" (retorno), com link para o detalhamento de industrialização no programa Retornos da Industrialização (CCPMST650);
  • coluna de controle pra identificar a semana da ordem;
  • coluna de observação manual.

Novo! Tabela de Setup Manual Tear/Grupo Tear x Artigos x Tempo (CCTMAPS005) - programa desenvolvido para cadastrar o tempo de Setup entre um artigo origem e outro destino. Para acessar este programa deverá ser liberada a permissão do campo de tempo de setup pelo programa Configuração de Permissão de Perfil e Usuário (CSWMEN070). Para mais detalhes acessar a Central de Ajuda.


Transação na baixa de OT

Módulo
Industrial - PPCP - Tecelagem

Versão
6.11

O que foi desenvolvido

Implementado no sistema para que se no Cadastro de Classificação da Qualidade/Tecelagem (CCTGAT060) não tiver transação informada, deverá utilizar a transação cadastrada no programa Configuração do Módulo de Etiqueta Terminal (CCTGG024) para buscar as transações, e preencher os campos de forma automática nos programas de Baixa.

Melhorada a sugestão da transação de estoque nos programas de Baixa de OTs:

  • Baixa da OTCI (CCTMCE020)
  • Baixa da OTRI (CCTMRE020)
  • Baixa de Ordem de Tecelagem Circular/Tecido Externa - OTCE (CCTMCF020)
  • Baixa da OTRE (CCTMRF020)
  • Baixa da OTCT (CCTMCG020)
  • Baixa da OTRT (CCTMRG020)
  • Integração de Remessa por Nota de Retorno (CCPMST170)
  • Baixa da Remessa de Malha Crua (CCTMRMC050)
    Em todos os programas citados acima, serão verificados se existem transações de estoque cadastradas no programa Cadastro de Classificação da Qualidade/Tecelagem (CCTGAT060).
    Se não existir, será verificado o programa Configuração do Módulo de Etiqueta Terminal (CCTGG024), se tiver Qualidade cadastrada, o sistema considera os valores das transações da Qualidade, caso contrário, irá considerar os valores das transações gerais para o Terminal.
    Se a tela de baixa não tiver o campo termi
    nal para ser informado, irá buscar da tela CCTGAT060.
    Se não tiver transações cadastradas no CCTGAT060, o usuário deverá informar na tela de baixa manualmente.


Insumos da partida origem

Módulo
Industrial - PPCP - Tinturaria / Estamparia

Versão
6.11

O que foi desenvolvido

Implementada a alteração no faturamento de serviços no programa Geração de Notas Fiscais de Serviço (CCTTGT200) a fim de que, se for uma partida de retrabalho, sejam obtidos os insumos para o retorno da partida origem do retrabalho.


Processos da partida

Módulo
Industrial - PPCP - Tinturaria / Estamparia

Versão
6.11

O que foi desenvolvido

Implementação realizada para possibilitar a manutenção dos processos por partida e produto.

Manutenção dos Processos Abertos das Partidas (CCTTGT605) - alterado para bloquear a seleção de um produto que passou por todos os processos e teve a baixa da respectiva partida. Incluídos os botões "Manutenção", "Incluir", "Remover", "Apontamento Fase a Fase" e "Detalhar Partida". Sendo que a manutenção poderá ocorrer desde que os processos não estejam iniciados, finalizados ou com apontamentos em andamento. Se incluir um processo que já tenha sido realizado, este entra como reprocesso automaticamente.


Condição de venda em notas de carga

Módulo
Industrial - PPCP - Tinturaria / Estamparia

Versão
6.11

O que foi desenvolvido

Implementado no produto padrão, para a geração de Nota Fiscal, os tratamentos de escolha e gravação de condições de venda para notas de carga de malha crua no programa Carga de Malha Crua (CCTMAR150), e, para a carga de malha tinta no programa Remessa de Retorno de Malha Tinto (CCTMAR040) entre empresas do grupo.


Sequenciamento do beneficiamento com o Infotint

Módulo
Industrial - PPCP - Tinturaria / Estamparia

Versão
6.11

O que foi desenvolvido

Integrar sequenciamento do fase a fase para tinturaria entre Consistem e Infotint

Essa implementação tem como objetivo, permitir sequenciar as partidas no Consistem para enviar ao Infotint, e assim que o usuário do Consistem clicar em consultar, irá trazer tudo o que foi processado no Infotint, em relação as partidas, suas fases, apontamentos e baixas de insumos. Permitindo incluir novas sequências, realizar alterações, caso não tenham sido iniciadas.

No momento em que as partidas são enviadas o programa faz uma série de verificações nas partidas sequenciadas, como validação de peso na capacidade da máquina, combinação de partidas com Cor, PI, EP, condições de junções partidas e de reprocesso. Depois exporta para o Infotint na ordem em que essas partidas foram sequenciadas.

Sequenciamento do Beneficiamento (CCTTGPS290) - as funcionalidades gerais para este programa são:
1. Envio e retorno de partidas normais
2. Envio e retorno de Junção de partidas
3. Envio e Retorno de reprocesso
4. Envio e Retorno de lavação Purga
5. Alteração de fila no Consistem
6. Alteração de fila no Infotint


Novas colunas - CCTTGA600

Módulo
Industrial - PPCP - Tinturaria / Estamparia

Versão
6.11

O que foi desenvolvido

Consulta das Etiquetas de Acabados por Qualidade e Terminal (CCTTGA600) - incluídas as colunas "Hora Pesagem", "Terminal", "Documento" e "Programa".


Totalizador da partida

Módulo
Industrial - PPCP - Tinturaria / Estamparia

Versão
6.11

O que foi desenvolvido

Apontamentos (CCTTGT653) - incluída a coluna "Total Kg" com o totalizador da partida em quilos.


Estoque de etiqueta gerada

Módulo
Industrial - PPCP - Tinturaria / Estamparia

Versão
6.11

O que foi desenvolvido

Novo! Implementado os programas Consulta de Estoque X Etiquetas de Fio e Malha Crua (CCTMAP608) e Consulta de Estoque X Etiquetas de Malha Acabada (CCTTGT608) que tem como objetivo verificar as diferenças entre estoques de etiquetas geradas e dos itens correspondentes no estoque em cada aba. Poderá ser cadastrado o e-mail dos destinatários para receber esta consulta após sua geração, caso tenha sido informado e disparado o envio.


Parque fabril de serviço

Módulo
Industrial - PPCP - Tinturaria / Estamparia

Versão
6.11

O que foi desenvolvido

Implementado no desmembramento das partidas, a gravação das quantidades dos insumos, proporcional as quantidades do desmembramento da partida permitindo o faturar partida com parque fabril de serviço tecelagem e tinturaria.


Faturamento de pedidos

Módulo
Industrial - PPCP - Tinturaria / Estamparia

Versão
6.11

O que foi desenvolvido

Incluído no programa Configuração da Geração de Insumos Discriminados na Cobrança de Serviço (CCPMSP001) campos para configurações de faturamento de pedidos.
Nesta configuração foi criada a opção de informar outros insumos, que serão faturados conforme decreto 872, agrupados por alíquota ou como insumos utilizados no processo, estes insumos recebem uma quantidade/valor unitário/percentual de markup e alíquota de ICMS.

Implementado o programa de faturamento de pedidos para o PCP Padrão.

Programa Pedidos de Serviço Com Saldo para Geração de Nota Fiscal de Retorno / Serviço (CCPMSP010) irá apresentar os pedidos disponíveis para faturamento com detalhamento nos insumos utilizados na produção do mesmo.

Alterado o programa de faturamento dos pedidos de serviço da Tinturaria/Tecelagem através do programa Geração de Notas Fiscais de Serviço (CCTTGT200) que passa a apresentar as partidas em vermelho que não podem ser selecionadas para faturamento.
O agrupamento de insumos passa a ter a quantidade de 1 insumo com o valor total dos mesmos.

Conforme configuração no programa Configuração da Geração de Insumos Discriminados na Cobrança de Serviço (CCPMSP001) o sistema irá respeitar o percentual mínimo de valor do serviço, deixando de acontecer problemas no valor de serviços negativos.


RH


Compromissos a pagar nos eventos

Módulo
RH - Folha de Pagamento

Versão
6.11

O que foi desenvolvido

Brasil - Geração/Gravação Normal (CCRHD090) - incluídos os campos "Acumular Férias ao Depósito" e "Período Férias de / Até" com a finalidade de agrupar o valor de férias, junto ao arquivo de depósito de salários.


Baixa por antecipação

Módulo
RH - Folha de Pagamento

Versão
6.11

O que foi desenvolvido

Implementação no programa Manutenção de Documentos (CCFFB900) para tratar baixas por antecipações financeiro x RH.
Integra/Estorna Documentos Antecipados, validando a exclusão de compromisso, caso o documento do financeiro esteja em borderô.


Contabilização do IRRF sobre férias

Módulo
RH - Folha de Pagamento

Versão
6.11

O que foi desenvolvido

Alterada a contabilização do IRRF sobre férias, para não debitar de salários a pagar, quando o valor das férias for pago em competência anterior ao início do gozo das férias.

Cadastro da Contabilização da Folha de Pagamento (CCRHC210) - incluídos os campos "Grupo R. Transitório Antecipação IRRF Férias" e "Grupo R. Transitório Efetivação IRRF Férias". Para mais detalhes acessar a Central de Ajuda.


Arquivos XML

Módulo
RH - Folha de Pagamento

Versão
6.11

O que foi desenvolvido

Alteração técnica: implementada alterações para persistir os xmls de forma diferente.


Pagamento horas extras por escala

Módulo
RH - Ponto Eletrônico

Versão
6.11

O que foi desenvolvido

Novo! Implementado os programas Configuração de Rubricas Extras por Escala para Apuração Ponto (CCRHP150) e Configuração de Rubricas Extras por Escala para Fechamento Ponto (CCRHP155) permitindo a configuração do pagamento de horas extras por escala para empresas que possuem pagamento diferenciado de horas extras em determinadas escalas.


Exclusão banco de horas

Módulo
RH - Ponto Eletrônico

Versão
6.11

O que foi desenvolvido

Novo! Exclusão Fechamento do Banco de Horas (CCRHP015) - programa desenvolvido para realizar a exclusão das horas de banco geradas no programa Fechamento do Banco de Horas (CCRHP070).


LEGISLAÇÃO


Participantes de operação comercial

Módulo
Comercial - Faturamento

Versão
6.11

O que foi desenvolvido

Cadastro de Participantes de Operação Comercial (CCFTN001A) - novo programa desenvolvido para atender a portaria nº 519/2020 da Receita Federal. Para mais detalhes acessar a Central de Ajuda.


Exceção nos tipos de nota

Módulo
Comercial - Faturamento

Versão
6.11

O que foi desenvolvido

Configurações dos Produtos com Tratamento Tributário Diferenciado - Operações Intra-estaduais (CCFTH075) - incluído o botão "Tipo Nota Exceção" que exibe o programa CCFTH077.

Novo! Tipo de Nota Exceção ao TTD (CCFTH077) - novo programa desenvolvido com a finalidade de configurar os tipos de nota que não irão considerar os percentuais de ICMS configurados no programa CCFTH075. Para mais detalhes acessar a Central de Ajuda.


Regime especial na operação

Módulo
Comercial - Faturamento

Versão
6.11

O que foi desenvolvido

Com a finalidade de atender ao manual da NF-e onde dispõe da geração de tags no XML referentes as informações de processo ou ato concessório quando se houver algum regime especial na operação, foi alterado o sistema para a geração dessas informações na NF-e.

Seleção para Faturamento (Especial) - pág.2 (CCPV045D) - incluídos os campos "Processo/Ato Concessório Regime Especial", "Origem Processo" e "Observação Regime Especial". Para mais detalhes acessar a Central de Ajuda.

Detalha Dados da Nota (CCFT614) - no display será exibido o "Processo/Ato Concessório Regime Especial" e "Origem Processo" caso tenham sido informados na nota.


Ajustes de ICMS por documento

Módulo
Contábil/Fiscal - Informações Fiscais

Versão
6.11

O que foi desenvolvido

Alterado o sistema permitindo ao analista fiscal parametrizar o módulo de apuração de ICMS para gerar ajustes de ICMS por documento a partir dos documentos fiscais. Com essa alteração passa a ser possível gerar ajustes na apuração de ICMS a partir de documentos fiscais de entrada e de saída, filtrando por CFOPs. Tais ajustes serão transportados para o registro C197 do SPED-Fiscal no preenchimento da obrigação acessória.
Para tanto, foi alterado o programa de cadastro Tipo de Lançamento de Ajustes de Apuração (CCINF020), para permitir informar nos campos "Campo Apuração" e "Ajuste" os códigos que permitem gerar ajustes por documento na apuração de ICMS e, nestes casos, será habilitada uma nova aba "Parâmetros" que possibilita ao analista configurar os CFOPs que devem gerar os ajustes de ICMS.

Apuração do ICMS (CCEPA025) - alterado para passar a gerar, durante o cálculo da apuração, os ajustes de ICMS configurados no programa Tipo de Lançamento de Ajustes de Apuração (CCINF020).


Replicação automatizada nos lançamentos de ajustes

Módulo
Contábil/Fiscal - Informações Fiscais

Versão
6.11

O que foi desenvolvido

Novo! Replicação de Ajustes de ICMS (CCINF035) - programa desenvolvido para configurar a replicação automatizada de lançamentos de ajustes de ICMS entre códigos de ajustes. Com esse novo programa o analista fiscal poderá copiar todos os lançamentos de ajustes gerados sob um determinado código de ajuste, porém, trocando o código do ajuste utilizado. Essa ferramenta pode ser utilizada, por exemplo, quando o regulamento de ICMS determina que um crédito/débito de ICMS específico deve ser detalhado através de ajustes por documento fiscal e que o referido lançamento deve ser estornado na mesma apuração de ICMS, utilizando um ajuste de ICMS de estorno do lançamento original, no mesmo valor e referenciando o mesmo documento fiscal.


Bloco V da ECF

Módulo
Contábil/Fiscal - Informações Fiscais

Versão
6.11

O que foi desenvolvido

Cadastro da Escrituração Contábil Fiscal (CCINF450) - alterado para permitir cadastrar as informações necessárias para preenchimento do bloco V - Declaração sobre utilização dos recursos em moeda estrangeira decorrentes do recebimento de exportações (DEREX) do arquivo da ECF. Para tanto:

  • Adicionada nova opção "Declaração DEREX (V100)" no botão "Inf. Econômicas" que executa o programa Cadastro da ECF - Declaração DEREX - Instituição (CCINF455) para cadastrar as informações das instituições (Registro V010 da ECF) e responsáveis (Registro V020 da ECF).
  • No programa Cadastro da ECF - Declaração DEREX - Instituição (CCINF455) ao acessar a opção "Composição" da coluna "Ações" de um registro do grid executará o programa Cadastro da ECF - Tabelas Dinâmicas (CCINF451) que permitirá cadastrar as informações para o registro V100 relacionado a instituição.
  • Alterada também as opções dos botões "Inf. Econômicas" e "Inf. Gerais" para listar junto a descrição da opção o registro do arquivo da ECF ao qual a mesma se refere.


Geração compromisso com retenções

Módulo
RH - Folha de Pagamento

Versão
6.11

O que foi desenvolvido

Implementação realizada nos programas de geração do compromisso de rescisão, da folha de pagamento e da folha complementar possibilitando a geração nos casos de demonstrativos com valor líquido zerado que tenham retenções de IRRF ou pensão. Isto acontecerá a fim de que sejam gerados eventos S-1210 no programa Monitor de Eventos do eSocial (CCRHOA110) com os respectivos demonstrativos de pagamento para comunicar ao eSocial os valores das retenções.

Programas alterados:
Geração do Compromisso de Rescisão (CCRHC131) - refere-se à rescisão e rescisão complementar.
Geração do Compromisso de Folha de Pagamento (CCRHC136) - refere-se à folha de pagamento, folha de pagamento Pró-Labore e folha de pagamento de estagiários.
Geração de Compromisso de Folha Complementar (CCRHC152) - refere-se à folha de pagamento complementar.


Contribuição adicional ao SENAI 

Módulo
RH - Folha de Pagamento

Versão
6.11

O que foi desenvolvido

Implementada a possibilidade de gerar compromisso a pagar referente à contribuição adicional ao SENAI. Essa contribuição é calculada em cima do salário de contribuição - 0,20%, e é devido quando a empresa ultrapassa 500 empregados.

Esta funcionalidade está em homologação e estará disponível a partir de outubro de 2020.


Contrato intermitente

Módulo
RH - Folha de Pagamento

Versão
6.11

O que foi desenvolvido

Novo! Foi implementado o programa de Convocação de Trabalho Intermitente (CCRHCT005) permitindo registrar a convocação para trabalho intermitente e geração do respectivo evento S-2260 do eSocial no Monitor de Eventos do eSocial (CCRHOA110).

Novo! Foi implementado o programa Demonstrativo de Valores (CCRHCT010) para permitir ao usuário informar os valores das rubricas do contrato intermitente.

Foi implementada alteração no Cálculo de Rescisão (CCRHR090) para que ao ser processada uma rescisão de contrato intermitente sejam efetuados desvios dos cálculos normais da rescisão CLT, exceto, para os valores informados manualmente.

Foram alterados os programas de cálculo abaixo para desviar do cálculo em caso de contrato intermitente ativo na competência do cálculo:

  • Cálculo de Férias (CCRHF245)
  • Cálculo de Adicionais sobre Férias (CCRHF270)
  • Cálculo da Folha (CCRHC090)
  • Cálculo de 13° Salário (CCRHD065)
  • Geração de Cálculo de Abono (CCRHA021)
  • Cálculo de Pagamento Quinzenal (CCRHB253)
  • Cálculo de Distribuição de Lucro (CCRHB123)
  • Cálculo de Adiantamento Salarial (CCRHB505A)

Novo! Foi implementado o programa Geração de Compromisso de Convocação de Contrato Intermitente (CCRHC156) para a geração dos compromissos de pagamento relacionados a convocação de contrato intermitente.

Foram implementados os programas de depósito bancário para geração de depósito do contrato intermitente:

  • Brasil - Geração/Gravação Normal (CCRHD090)
  • Sicredi - Geração Arquivo (CCRHD016)
  • CECRED - Geração Arquivo (CCRHD019)
  • Bradesco - Geração Arquivo (CCRHD007)
  • Bradesco Cartão Salário - Geração Arquivo (CCRHD012)
  • CEF - Geração Arquivo (CCRHD115)
  • Itaú - Geração do Arquivo (CCRHD104)
  • HSBC - Geração do Arquivo (CCRHD100)
  • Santander - Geração do Arquivo (CCRHD098)
  • Banrisul - Geração do Arquivo (CCRHD165)
  • SICOOB - Geração Arquivo (CCRHD175)
  • Viacredi - Geração Arquivo (CCRHD022)

Implementado o cálculo de aviso prévio para rescisão de contrato de trabalho intermitente considerando a remuneração média dos meses em que o empregado teve remuneração nos últimos 12 meses.

Foram alterados os programas de depósito bancário com uma opção para contrato intermitente e o campo "Data de Início da Convocação" para filtro:

  • Banco do Brasil (CCRHD090/CCRHD091/CCRHD091)
  • Sicredi (CCRHD016/CCRHD046)
  • CECRED (CCRHD019/CCRHD046)
  • Bradesco (CCRHD007/CCRHD046/CCRHD009|CCRHD012/CCRHD013)
  • CEF (CCRHD115/CCRHD046)
  • Itaú (CCRHD104/CCRHD105)
  • HSBC (CCRHD100/CCRHD101)
  • Santander (CCRHD098/CCRHD099/CCRHD300)
  • Banrisul (CCRHD165/CCRHD046)
  • SICOOB (CCRHD175/CCRHD046)
  • Viacredi (CCRHD022/CCRHD046)

Novo! Implementado o programa Período de Não Convocação do Intermitente (CCRHCT015) para registro dos períodos em que o empregado intermitente não deverá receber convocação.

Implementada as funcionalidades para possibilitar o cálculo para contratos intermitentes.


Configuração de alíquota de terceiros

Módulo
RH - Folha de Pagamento

Versão
6.11

O que foi desenvolvido

Novo! Cadastro de Tabelas de INSS/IR/FAP/Salário Família/Terceiros (CCRHB025) - desenvolvida a aba "Valores Terceiros (CCRHB025TAB7)" para configurar a alíquota de terceiros por competência, quando houver mudança temporária nas alíquotas. Para mais detalhes acessar a Central de Ajuda.


Afastamento licença maternidade

Módulo
RH - Folha de Pagamento

Versão
6.11

O que foi desenvolvido

Implementado tratamento para motivo de afastamento "35-Antecipação/Prorrogação Maternidade". Para uso do afastamento, deverão ser efetuados os seguintes procedimentos:

1) Cadastrar uma rubrica credora de "Afastamento Antecipação/Prorrogação Maternidade".

2) Acessar a aba "Afastamento" do programa Configurações Gerais da Folha (CCRHB092) e informar a rubrica no campo "Licença Maternidade Antecipação/Prorrogação".

3) Acessar o programa Cadastro de Causa de Afastamento (CCRHB018) e configurar o motivo "35-Maternidade Antecipação/Prorrogação".

4) Acessar a aba "Gerais I" do programa Configurações da Folha por Empresa (CCRHB045) e informar o campo "Abate da GPS Valor Prorrogação Maternidade".

Após efetuados os procedimentos, poderá ser feito o afastamento do funcionário.


CONSISTEM DATA WAREHOUSE


DW - Estrutura analítica PPCP Confecção

Módulo
Consistem Data Warehouse

Versão
6.11

O que foi desenvolvido

Estão disponíveis as seguintes configurações de cargas de dados para o Data Warehouse:

Produção Confecção - Dados Gerais - Responsável pela gravação dos dados gerais de Confecção como, Coleção, Grades e Tamanhos nas tabelas dw_prodConfec.Colecao, dw_prodConfec.Grades, dw_prodConfec.Tamanhos.

Produção Confecção - Lotes de Produção - Responsável pela gravação dos dados dos lotes de produção na tabela dw_prodConfec.LotesProducao.

Produção Confecção - Ordem de Produção - Responsável pela gravação dos das ordens de produção, movimentação da OP, Roteiros da OP e Tamanhos da OP nas tabelas dw_prodConfec.OrdemProducao, dw_prodConfec.OrdemProducaoMovimentacao, dw_prodConfec.OrdemProducaoRoteiro, dw_prodConfec.OrdemProducaoTamanhos.

Produção Confecção - Engenharia - Responsável pela gravação dos dados de Engenharia na tabela dw_prodConfec.Engenharia.

Produção Confecção - Remessas - Responsável pela gravação dos dados das Remessas, Fases da remessa e itens da fase da remessa nas tabelas dw_prodConfec.Remessa, dw_prodConfec.RemessaFase, dw_prodConfec.RemessaFaseItem.

Estas configurações estão disponíveis no programa Agendamento de Tarefas (CSTASK015).


 


  • No labels