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Executar os seguintes procedimentos para atualização 7.0.

1. Requisitos técnicos

Confira os Requisitos Técnicos do Componentes 7.0 e verifique se a sua infraestrutura é compatível. 

2. Migração da versão do produto “Consistem ERP (módulos)” com Componentes

Durante o processo de migração de Componentes é possível realizar a migração de versão dos módulos do ERP. Lembrando que, a partir da versão 7.0 do “Consistem ERP (módulos)” é obrigatório estar na versão 7.0 de Componentes.

Informações adicionais no Ciclo de Vida do Produto.

3. Solicite a migração para a versão 7.0

Clique no botão abaixo para abrir um ticket para o setor de Comercial e aguarde o contato da área responsável.


4. Processo de atualização de versão

4.1 Pré-virada

4.1.1 O cliente deverá fornecer um ambiente de homologação e os respectivos acessos, recomendamos que este seja um clone do ambiente de produção.
4.1.2 A área de Serviços da Consistem providenciará a atualização do servidor de homologação.
Recomendamos a utilização de 2 servidores para homologação das novas versões, sendo que:
servidor 1 - para os desenvolvedores da customização realizarem os ajustes necessários;
servidor 2 (clone do servidor 1) - para os usuários homologarem as correções realizadas. 
Lembrando que, neste segundo servidor, os desenvolvedores não devem ter acesso. Os ajustes devem vir somente via atualizador.
4.1.2 É possível contratar da Consistem um serviço de gerenciamento de projetos para realizar a migração.
4.1.3 Devem ser mapeados todos os processos por área da empresa. 
4.1.4 Cada área da empresa deve ter um usuário chave e, se possível, um analista de TI responsável.
4.1.5 A TI deve enviar para todos os usuários chave o release notes das versões que estão sendo atualizadas.
4.1.6 Durante o processo de homologação dos processos, sugerimos mapear todas as customizações existentes e, com a ajuda dos customizadores, ativar o "Monitor de Impacto em Customizações".
4.1.7 É necessário ter um controle via gerenciamento de projetos para que todos os gaps encontrados durante o processo de homologação das versões sejam resolvidos.
Sugerimos a utilização de alguma ferramenta compartilhada de gerenciamento de projetos, por exemplo o Trello ou até mesmo uma planilha, para que todos os envolvidos tenham visão do backlog do projeto.
4.1.8 Pontos que devem ter uma atenção especial durante o processo de homologação das novas versões:
Integrações com softwares de terceiros.
Integrações baseadas em APIs devem ser revisadas, pois na 7.0 a URL de acesso é alterada.
Os tokens de acesso devem ser regerados através da nova interface.
Softwares de terceiros que rodam no mesmo servidor do ERP.
Integração com dispositivos físicos (balanças, impressoras e coletores)
Para impressoras convencionais como Laser e Jato de tinta não é necessário realizar o cadastro no ERP, deverão estar cadastradas no Windows para aparecer no ERP.
As impressoras térmicas devem ser cadastradas na aba Local do programa Cadastro de Dispositivo de Impressão (CSMEN035) e vinculadas ao navegador Consistem.
As impressoras em Servidor (CUPS) são relacionadas às impressoras matriciais ou impressoras que utilizam rotina com algum tipo de customização específica.
4.1.9 Aquisição do certificado SSL
Na versão 7.0 de Componentes é um requisito utilizar um certificado SSL, por padrão é utilizado um certificado auto assinado da Consistem para funcionamento do sistema, visto que, é um auto assinado, ele não terá as funções de proteção de página e não é um certificado válido para os navegadores web, desta forma sendo necessário ir na opção Avançado - Continuar não seguro.
Para configurar um certificado SSL é necessário cumprir dois requisitos:
ser um certificado SSL curinga, que cubra todos os subdomínios;
possibilidade de baixar/exportar todos os arquivos para instalação em qualquer servidor.
Sugerimos a compra do certificado da “Godaddy” que contempla esses requisitos, porém o certificado pode ser adquirido em qualquer local. Poderá também ser utilizado o certificado gratuito com 3 meses de validade “Let's Encrypt”, entre outras opções.
Importante: deve-se atentar ao prazo de vencimento do certificado SSL, pois caso o prazo expire o sistema ficará totalmente offline perdendo comunicação com Sefaz e outros serviços externos.
Lembrando que a primeira instalação é realizada pela Consistem de forma gratuita e também repassada orientação ao TI ou responsável pelo sistema de como realizar o processo de instalação passo a passo para as demais instalações.
Caso já tenha um certificado SSL poderá reabrir o ticket solicitando a instalação do mesmo.

4.2 Virada

4.2.1 É possível contratar uma equipe de plantão dos parceiros de customização com maior volume de customização e/ou da Consistem para acompanhar as primeiras horas ou dias após a virada.
4.2.2 Na virada de versão da 6.5 para a 7.0 de Componentes, existe a possibilidade de trabalhar de forma híbrida com as duas versões por um período de 2 a 3 meses.
Este recurso é importante para os casos que forem encontrados programas com problemas não identificados na homologação, o modo híbrido garante a operação até que estes programas sejam ajustados.
Em raros os casos, o modo híbrido pode não ser possível dependendo da estrutura do servidor (entre em contato com a Consistem para esta avaliação).

4.3 Pós-Virada

4.3.1 Orientamos documentar todo o processo de migração para que esse material possa ser reaproveitado em novas atualizações de versões ou releases.
4.3.2 Nesta virada de versão solicitamos que, em um período máximo de 3 meses, todos os usuários estejam utilizando o ERP somente na versão 7.0. Após confirmação da utilização 100% na versão 7.0, solicite à Consistem o desmonte da versão 6.5 (estrutura híbrida).




  • Sem rótulos