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Relato de Reciprocidade ou Relatório de Comportamento em Negócios é um produto do SERASA destinado a manter atualizada a base de dados do cliente no SERASA EXPERIAN.
O Relatório de Comportamento em Negócios está baseado na premissa de reciprocidade. Portanto, somente as empresas que fornecerem as informações sobre o comportamento de pagamento de seus clientes terão acesso às informações consolidadas de todo o mercado.

O Relato reúne informações comerciais fornecidas pelas principais empresas de cada ramo de atividade, além de informações cadastrais, registro de consultas, anotações cartoriais e cheques sustados e/ou extraviados, coletados com exclusividade pela Serasa, em fontes oficiais e apropriadas, em todos os municípios do brasil. Voltado para agilizar o processo decisório de crédito e cobrança, o Relato oferece completa visão do comportamento das empresas em seus relacionamentos de negócios, assegurada pela atualidade, pela abrangência, pela diversidade e pela transparência das informações disponibilizadas. As empresas podem optar pelo envio de remessas mensais, quinzenais, semanais ou diárias.

O sistema de Relato trabalha com dois arquivos:
- Arquivo de remessa normal – no qual são enviadas as movimentações ocorridas dentro do período da remessa.
- Arquivo de Conciliação – Arquivo gerado pela Serasa Experian que apresenta os títulos em aberto (títulos vencidos e não pagos e títulos a vencer) para serem confrontados com o contas a receber da empresa. É devolvido à Serasa Experian com possíveis informações de data de pagamento.

Como funciona:

Arquivo de Remessa e de Retorno - A empresa enviará o arquivo de remessa da movimentação financeira dos seus clientes para o sistema de Relato. O sistema processará estas informações e retornará o resultado através do arquivo de retorno. A empresa tratará as inconsistências deste arquivo e remeterá novamente ao sistema de Relato para atualização da base de dados.
Se a mensagem de processamento da remessa for:
- REMESSA TOTAL PROCESSADA OK , indica que todos os dados enviados foram aproveitados.
- REMESSA PARCIALMENTE PROCESSADA, indica que alguns registros foram inconsistidos. Nesse caso, é necessário verificar qual foi o erro, corrigi-lo e reenviar os registros à Serasa Experian por meio do arquivo de remessa normal.
- TODA REMESSA DESPREZADA, indica que todo o arquivo foi inconsistido. Nesse caso, será necessário verificar quais foram os erros, corrigi-los e reenviar os arquivos à Serasa Experian.

Arquivo de Conciliação - Para atender a necessidade de gerenciamento e atualização das informações enviadas à base do produto, foi criada a solução para Conciliação de Títulos.
O objetivo é prover o acompanhamento dos títulos pendentes de atualização para as empresas que enviam informações ao produto Relato.
O layout é o mesmo utilizado no envio de remessas, e o arquivo é composto pelos títulos em aberto, enviados pela empresa nos últimos 60 meses:
- Títulos Vencidos e Não Pagos
- Títulos a Vencer

Ao receber o Arquivo de Conciliação, a empresa constata em seu ambiente, quais títulos sofreram alteração (pagamento), atualiza as linhas correspondentes com a data de pagamento, (observando a data final do período constante no header do arquivo de conciliação) e, em seguida, remete a conciliação à Serasa Experian.

Para mais informações, acessar o endereço do manual do produto através do site do SERASA EXPERIAN.
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