Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Ccs_botao7
ButtonMais opções
Fa_iconellipsis-v
 Apresenta um menu de contexto. Os programas que são apresentados variam de acordo com a necessidade de cada campo. 

Seletores
Expando

...

Data

Ao clicar no ícone de calendário, é apresentado um seletor que pode ser utilizado em colunas de datas. Basta selecionar o dia, o mês e o ano que devem constar no campo. 

Cor

Este botão fica em campos que deve ser informada uma cor. Basta acionar o botão e será apresentada uma paleta de cores para escolher a cor desejada.

Botões
Expando

...

São elementos de interface gráfica que, ao ser acionado, ativa uma opção ou executa o comando ao qual está associado. No Consistem ERP, os botões são apresentados de três formas:

Ativo

O botão muda de cor ao passar com a seta do mouse por cima.

Inativo

O botão permanece com a mesma cor e não há nenhuma ação ao tentar acioná-lo. Isto normalmente acontece quando o botão faz parte do programa, mas ainda é necessário realizar algum tipo de ação para ativá-lo.  

Foco

Ao acessar o programa ou realizar alguma ação o botão fica com uma cor mais escura que os outros, significando que há sugestão para que aquele botão seja acionado antes dos outros. Normalmente há este comportamento em programas que possuem um processo determinado.

Botões padrão

Alguns botões dos programas possuem a mesma premissa, podendo apresentar variações sem prejuízo do conteúdo.

Ccs_botao7
ButtonConsultar
 

Aciona a pesquisa para que sejam exibidos os dados nas colunas do grid conforme os filtros informados no programa.


Ccs_botao7
ButtonSalvar
 

Grava as informações cadastradas no programa.


Ccs_botao7
ButtonSalvar e Criar Outro
 

Grava as informações cadastradas e, em seguida, habilita os campos do mesmo programa para novo registro.


Ccs_botao7
ButtonExcluir
 

Descarta definitivamente todos os dados cadastrados no programa.


Ccs_botao7
ButtonManutenção

Habilita o campo ou a coluna do grid para alterar as informações que estão cadastradas.


Ccs_botao7
ButtonNovo

Apresenta um programa para cadastrar novas informações.


Ccs_botao7
ButtonLimpar

Apaga os dados do programa para nova consulta.


Ccs_botao7
ButtonAnexos
 

Esta tela é acessada de diversos programas do sistema, através do botão "Anexos". O objetivo é facilitar o gerenciamento de arquivos relacionados a um documento no Consistem ERP.


Grids
Expando

...

Filtros e ordenação

Os campos para filtrar informações ficam posicionados logo abaixo dos botões de ordenação da coluna. É possível filtrar as informações que estão aparecendo no grid.

Ccs_botao7
Button
Fa_iconchevron-down
 - esta seta fica posicionada ao lado do nome da coluna. Ao clicar, será apresentada uma caixa com os botões de ordenação e os campos para filtragem.

Basta inserir os dados de acordo com o tipo de dado: caixa de seleção, alfanumérico, numérico, data e horário.

Alfanumérico

Há quatro campos identificados pelos símbolos abaixo:

serão filtrados os registros que possuírem o texto informado.

serão filtrados os registros que não possuírem o texto informado.

=

serão filtrados os registros que forem exatamente iguais ao texto informado.

serão filtrados os registros que forem totalmente diferentes do texto informado.


Numérico

Há quatro campos identificados pelos símbolos abaixo:

>

somente os números que forem acima do número informado.

<

somente os números que forem abaixo do número informado.

=

somente os números iguais ao informado.

>=

somente os números que forem maiores ou iguais ao número informado.

<=

somente os números que forem menores ou iguais ao número informado.

apresentam todos os números, exceto o número informado.


Ccs_botao7
ButtonLimpar
Fa_icontrash
 Apaga os filtros realizados para a coluna.

Ccs_botao7
ButtonAplicar
Fa_iconcheck
 Aplica os filtros realizados na coluna.


Linhas

São combinações de valores em uma planilha e ficam disponibilizadas horizontalmente no grid.

Colunas

São divisões de informações de uma mesma fonte e ficam disponibilizadas verticalmente no grid.

Grid por nível

É uma forma de exibição das informações no grid. É organizado respeitando os níveis hierárquicos das informações. Basta clicar no sinal de + (mais) para expandir e exibir as informações relacionadas e - (menos) para recolher.

Ferramentas do grid
Expando

...

Ficam posicionadas na parte inferior do grid.

Páginas

Os primeiros ícones exibidos são referentes à navegação entre as páginas do grid. É possível ir para a primeira ou para a última página, para página anterior ou para a página seguinte à que está sendo visualizada, também é exibida a página atual e é possível informar o número da página para consultar.

Filtro Geral

Exibe uma caixa com os nomes das colunas do grid e um campo de pesquisa (caso o foco esteja no grid, a mesma caixa também será exibida ao pressionar a tecla F3). Para utilizá-lo, basta marcar ou desmarcar as colunas em que devem ser realizadas a busca desejada e em seguida acionar o botão “Aplicar”. Serão apresentadas no grid todas as linhas que foram encontradas informações de acordo com o filtro realizado.

Exibir/Ocultar Colunas

Serão exibidas as colunas que estiverem marcadas e serão ocultadas as colunas desmarcadas.

Visualizações Personalizadas

Esta ferramenta é utilizada para personalizar a exibição das informações no grid. Toda vez que a visualização do grid for alterada, o ícone de engrenagem será sinalizado com uma esfera vermelha indicando que as informações do grid não estão organizadas no formato padrão, como por exemplo, colocar as informações da coluna em ordem alfabética. 

É possível gravar o tipo de visualização do grid, basta clicar no ícone de engrenagem, escrever um nome no campo, como por exemplo “Horas positivas”, e acionar o botão “Salvar”.

As visões personalizadas estarão disponíveis ao clicar no ícone de engrenagem, listada logo abaixo da opção “Visão Padrão”.

Cubo

Consiste em agrupar e desagrupar os valores em uma ou mais categorias. 

É apresentado um programa com uma lista de campos para que sejam organizados os valores e as categorias entre as quatro áreas da tabela. Exemplo: Qual o valor pago de comissão (valores) por representante (categorias)?

Campos - são listadas as colunas do grid para que sejam utilizadas as informações no cubo. 

Clique no nome correspondente à coluna do grid, arraste e solte em uma das quatro áreas para organização do cubo.

1) Filtros - serão utilizados os dados para realizar pesquisas de informações mais precisas. É possível escolher mais de uma coluna do grid e realizar um cruzamento de dados. São criadas tags de acordo com os filtros que forem escolhidos. Basta clicar nestas tags para que seja realizada a filtragem das informações.

2) Colunas - as informações serão posicionadas na horizontal.

3) Linhas - as informações serão posicionadas na vertical.

4) Valores - será realizada uma contagem do elemento que foi escolhido.

- salva o cubo para que seja utilizado mais vezes.

- realiza a exportação das informações para arquivos HTML, CSV, Excel, imagem ou PDF.

- exibe os dados do cubo na forma de tabela.

- cria um gráfico com as informações disponibilizadas no cubo.

- possibilita formatar as células  e criar formatações condicionais.

- permite alterar as configurações de leiaute.

- apresenta a lista de colunas do grid e as quatro áreas para que sejam realizadas possíveis alterações.

Exportar Dados - as informações do grid são reunidas em um arquivo, que pode ser em formato PDF, Excel ou CSV, e é realizado o download deste relatório.

Copiar - este botão realiza a cópia das informações que estão visíveis no grid e permite que sejam coladas em qualquer arquivo de texto, como por exemplo o Word.