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O "Monitor de Eventos do eSocial" (CCRHOA110) pode ser acessado pelo menu da "Folha de Pagamento" no grupo "eSocial".

Ao entrar no monitor irá apresentar os eventos que estão pendentes de envio.

As colunas principais são:

  • Seq. Evento: número sequencial gerado automaticamente pelo sistema para o evento.
  • Tipo de Evento: o tipo do evento que foi gerado. No caso da carga inicial da 2ª fase, foram gerados os eventos: S-2200 - Admissão de Trabalhador, S-2300 - Trabalhador Sem Vinculo - Início.
  • Descrição Registro: descrição utilizada para o evento gerado. No caso dos eventos S-2200 e S-2300 será o nome completo do funcionário e em parenteses estará o código da empresa/código do funcionário no sistema.
  • Competência: informação da competência em que o evento foi gerado. Como a carga inicial foi realizada em 10/10/2018, a competência destes eventos será 10/2018.
  • Operação: esta coluna é utilizada somente para eventos de tabelas, com as informações Inserção ou Alteração. Para eventos não periódicos e periódicos não haverá informação.
  • Retificação: as opções apresentadas serão Sim ou Não. Se a opção for Sim, apresentará entre parenteses a sequencia do evento que será retificado.
  • Status: apresentará o status do evento no momento da consulta. 

Os Status existentes para o eSocial:

  • Envio Pendente: o evento deverá ser enviado para o eSocial pelo botão "Enviar Agora".
  • Enviado para eSocial: o evento foi enviado para o eSocial e está aguardando retorno. Pode ser utilizado o botão "Consultar Retorno" para receber a resposta do eSocial.
  • Rejeição de Conteúdo: a informação enviada para o eSocial está inválida ou incorreta. Deve ser verificado a mensagem e corrigido as informações no sistema.
  • Rejeição de Estrutura: quando o xml enviado não atende o layout do eSocial. Quando ocorrer isso, deverá ser repassado para a Consistem através de chamado do tipo Erro.
  • Validado pelo eSocial: o evento foi validado no eSocial.
  • Cancelado no Sistema: o evento foi cancelado no sistema.
  • Excluído no eSocial: o evento foi excluído na base do eSocial.

O Fluxo de Comunicação Normal com o eSocial é:

  1. Envio Pendente.
  2. Enviado para eSocial.
  3. Validado pelo eSocial.

IMPORTANTE: Quando o evento estiver com o Status "Enviado para eSocial" o sistema irá bloquear alterações no sistema referente a este evento. Por exemplo: existe um evento com a data término do Afastamento no monitor com o Status "Enviado para eSocial" para o funcionário X. Porém, já quero cadastrar outro afastamento em outra data, o sistema irá bloquear com a mensagem: "Funcionário X possui afastamento 1 com status Enviado para eSocial no Monitor de Eventos. Verifique!". Neste caso será necessário consultar o retorno deste evento pendente no monitor, para então conseguir cadastrar um novo afastamento.

Além da Comunicação Normal, possui outros fluxos possíveis:

  • De "Envio Pendente" o status pode mudar para "Enviado para eSocial", "Rejeição de Estrutura" ou "Cancelado no Sistema".
  • De "Enviado para eSocial" o status pode mudar para "Rejeição de Estrutura", "Rejeição de Conteúdo" ou "Validado pelo eSocial".
  • De "Rejeição de Estrutura" e "Rejeição de Conteúdo" o status pode mudar para "Enviado para eSocial" ou "Cancelado no Sistema".
  • De "Validado pelo eSocial" o status pode mudar para "Excluído no eSocial".


  • Sem rótulos