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Pré-Requisitos

Não há.


Acesso

Módulo: Financeiro - Contas a Receber

Grupo: Carta de Anuência

Visão Geral

O objetivo deste programa é cadastrar a Carta de Anuência para posterior emissão e envio aos clientes após a quitação dos títulos protestados em cartório. É possível cadastrar as cartas de anuência para dois tipos de protesto: quitado e indevido.

Importante
Os títulos não quitados dentro do prazo estabelecido são remetidos ao cartório para executar o protesto ao cliente. Após a quitação do título protestado, a empresa emite a carta de anuência ao cliente declarando a quitação do título.
Cabe ao credor, após a quitação da dívida, entregar carta de anuência ao devedor para que o devedor providencie a baixa do protesto.
Segundo o art 1º da Lei 9.492/97, "o protesto é o ato formal e solene pelo qual se prova a inadimplência e o descumprimento de obrigação originada em títulos e outros documentos de dívida".


CampoDescrição (os campos assinalados com '*' são de preenchimento obrigatório)
Tipo de protesto*

Informar o tipo de protesto para carta de anuência.

Botão F7
Apresenta tela com as opções:
1 - Protesto Quitado - emite a carta de anuência dos títulos protestados e quitados pelo cliente.
2 - Protesto Indevido - emite a carta de anuência dos títulos protestados indevidamente.

Somente carta anuência*

Informar "S" para Sim ou "N" para Não, para determinar se o cadastro refere-se somente à emissão da carta de anuência.

Botão F7
Apresenta tela com as opções:
-Sim
-Não

Ao selecionar "Não" será emitida duas cartas: uma de anuência e outra comunicando o envio da carta, do instrumento de protesto e da relação dos títulos.

Destinatário*

Informar o destinatário que receberá a carta de anuência.

Botão F7
Apresenta tela com as opções:
1 - Cliente
2 - Representante
3 - Outro

Código*

Informar o código do cliente ou do representante que receberá a carta de anuência.

Importante
Esse campo é habilitado quando no campo "Destinatário" estiver selecionado 1 - Cliente ou 2- Representante.

Botão F7
Se no campo "Destinatário" estiver selecionado a opção 1 - Cliente apresenta o programa Consulta de Clientes (CCCDB605), para seleção. Caso estiver selecionado a opção 2 - Representante apresenta tela com os representantes cadastrados no programa Cadastro de Representante (CCCD110) para seleção

Nome*

Informar o nome do destinatário que receberá a carta de anuência.

Importante
Este campo é habilitado ao selecionar a opção "3 - Outro" no campo "Destinatário". Caso contrário, são apresentadas informações do cadastro de clientes ou representantes de acordo com a configuração do campo "Código".

Endereço*

Informar o endereço do destinatário.

Importante
Este campo é habilitado ao selecionar a opção "3 - Outro" no campo "Destinatário". Caso contrário, são apresentadas informações do cadastro de clientes ou representantes de acordo com a configuração do campo "Código".

Bairro*

Informar o bairro do destinatário.

Importante
Este campo é habilitado ao selecionar a opção "3 - Outro" no campo "Destinatário". Caso contrário, são apresentadas informações do cadastro de clientes ou representantes de acordo com a configuração do campo "Código".

CEP*

Informar o (CEP) do destinatário.

Importante
Este campo é habilitado ao selecionar a opção "3 - Outro" no campo "Destinatário". Caso contrário, são apresentadas informações do cadastro de clientes ou representantes de acordo com a configuração do campo "Código".

Importante
Após informar o código do CEP, o próximo campo é preenchido automaticamente com o nome do município correspondente.

Colunas do GridDescrição
Título

Informar o número do título para o cadastro da carta de anuência.

Botão F7
Apresenta o programa Consulta de Títulos Detalhado (CCCC710).

Importante
Após informar o título, é emitida mensagem questionando se deseja realizar alterações. Ao confirmar, são habilitadas as colunas "Número", "Vencimento" e "Valor" para preenchimento.

Número

Informar ou alterar o número do título.

Importante
Esta coluna é habilitada ao confirmar a alteração para o título informado no campo "Título".

Vencimento

Informar ou alterar a data de vencimento do título.

Importante
Esta coluna é habilitada ao confirmar a alteração para o título informado no campo "Título".

Valor

Informar o alterar o valor do título.

Importante
Esta coluna é habilitada ao confirmar a alteração para o título informado no campo "Título".

Importante
Após o preenchimento dos campos, é emitida mensagem de confirmação da alteração. Ao confirmar, é habilitada a próxima linha da coluna "Título" para novo registro. Ao pressionar "Enter" no campo com a descrição "*E", é emitida mensagem de confirmação do cadastro da carta. Ao confirmar, é habilitado o campo "Tipo de protesto" para novo cadastro.

Atenção
As descrições das principais funcionalidades do sistema estão disponíveis na documentação do Consistem ERP Componentes.
A utilização incorreta deste programa pode ocasionar problemas no funcionamento do sistema e nas integrações entre módulos.

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