Árvore de páginas

Você está vendo a versão antiga da página. Ver a versão atual.

Comparar com o atual Ver Histórico da Página

« Anterior Versão 14 Próxima »

Esta documentação é válida para todas as versões do Consistem ERP.

Pré-Requisitos

Não há.


Acesso

Sistema/Gestão - Custos

Módulo - Custos Básicos

Grupo - Cadastros de Custos Básico

Visão Geral

Este programa define como será a máscara que irá orientar o cadastro do plano de gastos da empresa.

Além da definição da máscara, é possível cadastrar e alterar o plano de gastos.

Nota
O plano de gastos possui outra função: de acordo com os conceitos de absorção aplicados nos módulos de Projeção e Apuração de Custos, as despesas dos centros de custos indiretos são rateadas para os centros de custos produtivos na forma de despesas, que devem estar cadastradas nesta tela.
Sendo assim, é criada uma estrutura de gastos para contemplar as despesas contábeis e, nessa mesma estrutura de gastos, é criado um grupo para as despesas indiretas provenientes dos centros de custos de apoio.
Essa configuração é efetuada pelo consultor durante a implantação do sistema.
Na criação da estrutura do plano de gastos são definidas as máscaras necessárias para melhor agrupar as despesas contábeis. A principal finalidade é demonstrar, para fins de análise, algumas despesas que estão abertas na contabilidade de forma agrupada para custos.
Exemplo: os lançamentos de benefícios sociais como vale alimentação e vale transporte podem estar lançados em contas separadas na contabilidade, o que acaba gerando um plano de contas grande. Como não há necessidade de trazer toda a estrutura do plano de contas para fins de apuração de custos, é criado o plano de gastos para agrupar contas contábeis afins.


CampoDescrição (os campos assinalados com '*' são de preenchimento obrigatório)
Empresa*

Informar a empresa para a qual será efetuado o cadastro do plano de despesas.

Botão F7
Apresenta tela com as empresas cadastradas no programa Cadastro de Empresa (CCAPL000) para consulta e seleção.

Máscara*

Inserir o número de dígitos para compor a máscara.

Importante
Nesse campo são determinados quantos níveis e quantos dígitos irão compor cada nível do código da despesa.
Exemplo:
"1.1.1.11.111" - nesse caso é uma máscara com cinco níveis, em que os três primeiros possuem um dígito, o quarto com dois dígitos e o quinto com três dígitos.
Para definição da máscara, deve-se utilizar o caracter 1 ( um ).
Os níveis são identificados pela ocorrência de "." ( ponto). Pode-se definir uma máscara para o gasto com no máximo 20 caracteres, incluindo o caracter de definição - 1 - e o caracter de nível - ".".

Número Níveis

Exibe o número de níveis da máscara.

Importante
Esse campo é preenchido automaticamente pelo sistema, conforme a definição da máscara informada no campo "Máscara".

Código*

Informar o código do gasto.

Botão F7
Apresenta tela com os gastos para consulta e seleção.

Importante
Apenas gastos analíticos podem receber lançamentos.
Os gastos sintéticos devem ser utilizados apenas para agrupamento.

Descrição*

Exibe a descrição do código selecionado, mas permite alteração.


Situação*

Selecionar a opção para determinar o status da despesa que está sendo cadastrada.

Botão F7
Apresenta tela com as opções:
Ativo
Inativo


BotãoDescrição
Salvar

Salva as informações cadastradas e habilita o campo "Código" para nova seleção.

Atenção
As descrições das principais funcionalidades do ERP Consistem podem ser acessadas no Manual de Funcionalidades do Sistema.
A utilização incorreta deste programa pode ocasionar problemas no funcionamento do sistema e nas integrações entre módulos.

Esse conteúdo foi útil?

  • Sem rótulos