Pré-Requisitos
Não há.
Acesso
Sistema/Gestão - Custos
Módulo - Custos Básicos
Grupo - Cadastros de Custos Básico
Visão Geral
Este programa define como será a máscara que irá orientar o cadastro do plano de gastos da empresa.
Além da definição da máscara, é possível cadastrar e alterar o plano de gastos.
Nota
O plano de gastos possui outra função: de acordo com os conceitos de absorção aplicados nos módulos de Projeção e Apuração de Custos, as despesas dos centros de custos indiretos são rateadas para os centros de custos produtivos na forma de despesas, que devem estar cadastradas nesta tela.Sendo assim, é criada uma estrutura de gastos para contemplar as despesas contábeis e, nessa mesma estrutura de gastos, é criado um grupo para as despesas indiretas provenientes dos centros de custos de apoio.
Essa configuração é efetuada pelo consultor durante a implantação do sistema.
Na criação da estrutura do plano de gastos são definidas as máscaras necessárias para melhor agrupar as despesas contábeis. A principal finalidade é demonstrar, para fins de análise, algumas despesas que estão abertas na contabilidade de forma agrupada para custos.
Exemplo: os lançamentos de benefícios sociais como vale alimentação e vale transporte podem estar lançados em contas separadas na contabilidade, o que acaba gerando um plano de contas grande. Como não há necessidade de trazer toda a estrutura do plano de contas para fins de apuração de custos, é criado o plano de gastos para agrupar contas contábeis afins.
Campo | Descrição (os campos assinalados com '*' são de preenchimento obrigatório) |
---|---|
Empresa* | Informar a empresa para a qual será efetuado o cadastro do plano de despesas. Botão F7Apresenta tela com as empresas cadastradas no programa Cadastro de Empresa (CCAPL000) para consulta e seleção. |
Máscara* | Inserir o número de dígitos para compor a máscara. ImportanteNesse campo são determinados quantos níveis e quantos dígitos irão compor cada nível do código da despesa.Exemplo: "1.1.1.11.111" - nesse caso é uma máscara com cinco níveis, em que os três primeiros possuem um dígito, o quarto com dois dígitos e o quinto com três dígitos. Para definição da máscara, deve-se utilizar o caracter 1 ( um ). Os níveis são identificados pela ocorrência de "." ( ponto). Pode-se definir uma máscara para o gasto com no máximo 20 caracteres, incluindo o caracter de definição - 1 - e o caracter de nível - ".". |
Número Níveis | Exibe o número de níveis da máscara. ImportanteEsse campo é preenchido automaticamente pelo sistema, conforme a definição da máscara informada no campo "Máscara". |
Código* | Informar o código do gasto. Botão F7Apresenta tela com os gastos para consulta e seleção.ImportanteApenas gastos analíticos podem receber lançamentos.Os gastos sintéticos devem ser utilizados apenas para agrupamento. |
Descrição* | Exibe a descrição do código selecionado, mas permite alteração. |
Situação* | Selecionar a opção para determinar o status da despesa que está sendo cadastrada. Botão F7Apresenta tela com as opções:Ativo Inativo |
Botão | Descrição |
Salvar | Salva as informações cadastradas e habilita o campo "Código" para nova seleção. |
Atenção
As descrições das principais funcionalidades do ERP Consistem podem ser acessadas no Manual de Funcionalidades do Sistema.A utilização incorreta deste programa pode ocasionar problemas no funcionamento do sistema e nas integrações entre módulos.
Esse conteúdo foi útil?