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Não há.


Acesso

Módulo: Financeiro - Contas a Receber

Grupo: Configurações de Aprovação de Crédito

Visão Geral

Este programa permite ao usuário informar os parâmetros de motivos de bloqueio específicos por cliente na Análise de Crédito.


CampoDescrição (os campos assinalados com '*' são de preenchimento obrigatório)
Código Cliente*

Informar o código do cliente.

Botão F7
Apresenta tela com as opções:
- Cadastrados: apresenta o programa Consulta de Clientes (CCCDB605), para seleção. Este programa será executado diretamente caso não haja nenhum cliente selecionado neste programa.
- Configurados: apresenta tela de consulta dos clientes já selecionados neste programa.

Limite de Crédito*

Informar o tipo de análise a ser feita para cada motivo de bloqueio.

Importante
Apresenta tela com as opções:
0 - Manual: bloqueará o pedido automaticamente, mas poderá ser bloqueado pelo motivo selecionado manualmente.
1 - Automático (Cliente): bloqueará o pedido automaticamente, analisando-o com base no cliente informado.
2 - Automático (Grupo de CNPJ): bloqueará o pedido automaticamente, analisando o pedido pelo grupo de CNPJ do cliente. Esta opção é utilizada por clientes que vendem para grupos de empresas que possuem vários CNPJ.

Limite de Crédito Automático*

Informar se o pedido do cliente deve ser bloqueado por limite de crédito automaticamente.

Importante
Este campo será habilitado se o campo "Limite de Crédito" estiver configurado com uma das opções 1 - Automático (Clientes) ou 2 - Automático (Grupo de CNPJ).

Botão F7
Apresenta tela com as opções:
- Sim
- Não

Importante
Ao configurar esta opção, é necessário levar em consideração os três parâmetros abaixo:
1 - O limite de crédito pode ser determinado com o pré-cadastro do valor da faixa de limite de crédito no programa Cadastro de Cliente (CCCDB005).
2 - O limite de crédito pode ser determinado por um crédito automático. Esse limite é determinado pela média ponderada de faturamentos, possibilitando uma tolerância do limite de crédito, pré-configurada no programa Cadastro do Percentual de Tolerância do Limite de Crédito (CCCCC001).
3 - O limite de crédito é verificado com base nos valores dos pedidos que estão em aberto, somado ao valor dos títulos pendentes e ao valor do pedido que está sendo analisado. Caso esta soma seja superior ao valor estipulado nos parâmetros 1 ou 2, o pedido é bloqueado.

Número Dias Atraso Máximo*

Informar se o pedido deve ser analisado e bloqueado pela quantidade máxima de dias de atraso dos títulos em aberto do cliente.

Botão F7
Apresenta tela com as opções:
0 - Manual: bloqueará o pedido automaticamente, mas poderá ser bloqueado pelo motivo selecionado manualmente.
1 - Automático (Cliente): bloqueará o pedido automaticamente, analisando-o com base no cliente informado.
2 - Automático (Grupo de CNPJ): bloqueará o pedido automaticamente, analisando o pedido pelo grupo de CNPJ do cliente. Esta opção é utilizada por clientes que vendem para grupos de empresas que possuem vários CNPJ.

Dias Atraso Máximo (Títulos em Aberto)*

Informar a quantidade de dias de tolerância que o sistema deve considerar para não bloquear o pedido por atraso máximo.

Importante
Este campo será habilitado se o campo "Número Dias Atraso Máximo" estiver configurado com uma das opções 1 - Automático (Clientes) ou 2 - Automático (Grupo de CNPJ).

Média de Atraso*

Informar se o pedido deve ser bloqueado por média de atraso. O sistema analisará os títulos pagos e calculará uma média de atraso com base na quantidade de dias em atraso de cada título e no número de títulos baixados, independente se foram pagos em atraso ou não.

Importante
Apresenta tela com as opções:
0 - Manual: bloqueará o pedido automaticamente, mas poderá ser bloqueado pelo motivo selecionado manualmente.
1 - Automático (Cliente): bloqueará o pedido automaticamente, analisando-o com base no cliente informado.
2 - Automático (Grupo de CNPJ): bloqueará o pedido automaticamente, analisando o pedido pelo grupo de CNPJ do cliente. Esta opção é utilizada por clientes que vendem para grupos de empresas que possuem vários CNPJ.

Média Máxima de Atrasos*

Informar a média de dias de tolerância para não bloquear o pedido por média de atraso.

Importante
Este campo será habilitado se o campo "Média de Atraso" estiver configurado com uma das opções 1 - Automático (Clientes) ou 2 - Automático (Grupo de CNPJ).

Atraso Máximo Permitido*

Informar se o pedido deve ser bloqueado por atraso máximo permitido.

Importante
Apresenta tela com as opções:
0 - Manual: bloqueará o pedido automaticamente, mas poderá ser bloqueado pelo motivo selecionado manualmente.
1 - Automático (Cliente): bloqueará o pedido automaticamente, analisando-o com base no cliente informado.
2 - Automático (Grupo de CNPJ): bloqueará o pedido automaticamente, analisando o pedido pelo grupo de CNPJ do cliente. Esta opção é utilizada por clientes que vendem para grupos de empresas que possuem vários CNPJ.

Atraso Máximo Permitido (Títulos Pagos)*

Informar a média de dias de atraso máximo permitida para não bloquear o pedido.

Importante
Este campo será habilitado se o campo "Atraso Máximo Permitido" estiver configurado com uma das opções 1 - Automático (Clientes) ou 2 - Automático (Grupo de CNPJ).

Cheques Devolvidos*

Informar se o pedido deve ser bloqueado por cheques devolvidos.

Importante
Apresenta tela com as opções:
0 - Manual: bloqueará o pedido automaticamente, mas poderá ser bloqueado pelo motivo selecionado manualmente.
1 - Automático (Cliente): bloqueará o pedido automaticamente, analisando-o com base no cliente informado.
2 - Automático (Grupo de CNPJ): bloqueará o pedido automaticamente, analisando o pedido pelo grupo de CNPJ do cliente. Esta opção é utilizada por clientes que vendem para grupos de empresas que possuem vários CNPJ.

Bloquear por Cheque Devolvido*

Informar se o sistema deve bloquear o pedido por cheque devolvido.

Importante
Este campo será habilitado se o campo "Cheques Devolvidos" estiver configurado com uma das opções 1 - Automático (Clientes) ou 2 - Automático (Grupo de CNPJ).

Botão F7
Apresenta tela com as opções:
- Sim: o pedido pode ser bloqueado por cheque devolvido automaticamente.
- Não: o pedido somente é bloqueado por cheque devolvido de forma manual.

Atenção
As descrições das principais funcionalidades do sistema estão disponíveis na documentação do Consistem ERP Componentes.
A utilização incorreta deste programa pode ocasionar problemas no funcionamento do sistema e nas integrações entre módulos.

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