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Versões comparadas

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  • A formatação mudou.
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CorVerde
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O checklist abaixo aplica-se a atualizações doComponentes 6.5 para o Conheça as novas funcionalidades na versão 7.0 ou superior . .

Mudanças relativas a compatibilidade Atualizações de pacotes da mesma geração (6.5.X para 6.5.X  ou 7.0.X

Executar os seguintes procedimentos para atualização 7.0.

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1. Requisitos técnicos

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Confira os Requisitos Técnicos do   Componentes   7.0 ou superior e verifique se a sua infraestrutura é compatível.

Veja também as alterações de funcionalidades entre as versões.

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Quebra de linha

Campos de textos longos (multimídia) passam a quebrar linha com  Shift  +  Enter.

Ao teclar apenas  Enter, o campo é confirmado e o foco vai para o campo seguinte. 

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Pesquisa e cadastro

Botões agrupados em uma lista de seleção, deixando mais espaço nos campos para informar dados.

Os atalhos no teclado para as funções continuam  F7  para pesquisa e  F8  para cadastro.

 

2. Migração da versão do produto “Consistem ERP (módulos)” com Componentes

Durante o processo de migração de Componentes é possível realizar a migração de versão dos módulos do ERP. Lembrando que, a partir da versão 7.0 do “Consistem ERP (módulos)” é obrigatório estar na versão 7.0 de Componentes.

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Informações adicionais no Ciclo de Vida do Produto.

3. Solicite a migração para a versão 7.0

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F1 da pesquisa avançada

A Ajuda  (F1)  em um campo de pesquisa avançada mostra duas opções:

- Documentação do Campo, com instruções específicas da pesquisa

- Documentação da Rotina, com a ajuda da tela

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Impressora CSV

A impressora CSV foi removida.

O padrão dos relatórios agora possuem um layout mais rico em recursos visuais.

Os relatórios ainda no formato antigo estão sendo convertidos e serão liberados nas próximas versões.

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Execução em terminal

A execução do Consistem ERP em aplicativo terminal, que também é conhecido como caracter foi removido.

 

Abrir ticket para atualização

O processo de atualização do Componentes 6.5 para o 7.0 é executado exclusivamente pela Consistem, pois envolve a mudança de servidores. Clique no botão abaixo para abrir um ticket para o setor de ServiçosComercial e aguarde o contato da área responsável.

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Sizelarge
NomeSolicitar Atualização
Linkhttps://movidesk.consistem.com.br/form/5253/

Procedimentos após concluída a atualização

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colorgreen
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  Recadastrar os dispositivos de impressão

Todos os dispositivos de impressão devem ser recadastrados no programa Cadastro de Dispositivo de Impressão (CSMEN035) e associados aos usuários no programa Cadastro de Usuário (CSMEN050).

Existem duas opções para cadastrar impressoras no Consistem ERP:

Cadastro de Dispositivo de Impressão / Aba Servidor (CSMEN035TAB1)

Impressoras do tipo Servidor são cadastradas na rede e podem ser acessada a partir de qualquer máquina do sistema.

Cadastro de Dispositivo de Impressão / Aba Local (CSMEN035TAB2)

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4. Processo de atualização de versão

Pré-virada

  • O cliente deverá fornecer um ambiente de homologação e os respectivos acessos, recomendamos que este seja um clone do ambiente de produção.
  • A área de Serviços da Consistem providenciará a atualização do servidor de homologação.
    Recomendamos a utilização de 2 servidores para homologação das novas versões, sendo que:
    • servidor 1 - para os desenvolvedores da customização realizarem os ajustes necessários;
    • servidor 2 (clone do servidor 1) - para os usuários homologarem as correções realizadas.
      Lembrando que, neste segundo servidor, os desenvolvedores não devem ter acesso. Os ajustes devem vir somente via atualizador.
  • É possível contratar da Consistem um serviço de gerenciamento de projetos para realizar a migração.
  • Devem ser mapeados todos os processos por área da empresa.
  • Cada área da empresa deve ter um usuário chave e, se possível, um analista de TI responsável.
  • A TI deve enviar para todos os usuários chave o release notes das versões que estão sendo atualizadas.
  • Durante o processo de homologação dos processos, sugerimos mapear todas as customizações existentes e, com a ajuda dos customizadores, ativar o "Monitor de Impacto em Customizações".
  • É necessário ter um controle via gerenciamento de projetos para que todos os gaps encontrados durante o processo de homologação das versões sejam resolvidos.
    Sugerimos a utilização de alguma ferramenta compartilhada de gerenciamento de projetos, por exemplo o Trello ou até mesmo uma planilha, para que todos os envolvidos tenham visão do backlog do projeto.
  • Pontos que devem ter uma atenção especial durante o processo de homologação das novas versões:
    • Integrações com softwares de terceiros.
      • Integrações baseadas em APIs devem ser revisadas, pois na 7.0 a URL de acesso é alterada.
      • Os tokens de acesso devem ser regerados através da nova interface.
    • Softwares de terceiros que rodam no mesmo servidor do ERP.
    • Integração com dispositivos físicos (balanças, impressoras e coletores).
      • Para impressoras convencionais como Laser e Jato de tinta não é necessário realizar o cadastro no ERP, deverão estar cadastradas no Windows para aparecer no ERP.
      • As impressoras térmicas devem ser cadastradas na aba Local do programa Cadastro de Dispositivo de Impressão (CSMEN035) e vinculadas ao navegador Consistem.
      • As impressoras em Servidor (CUPS) são relacionadas às impressoras matriciais ou impressoras que utilizam rotina com algum tipo de customização específica.
  • Aquisição do certificado SSL
    Na versão 7.0 de Componentes é um requisito utilizar um certificado SSL, por padrão é utilizado um certificado auto assinado da Consistem para funcionamento do sistema, visto que, é um auto assinado, ele não terá as funções de proteção de página e não é um certificado válido para os navegadores web, desta forma sendo necessário ir na opção Avançado - Continuar não seguro.
    Para configurar um certificado SSL é necessário cumprir dois requisitos:
    • ser um certificado SSL curinga, que cubra todos os subdomínios;
    • possibilidade de baixar/exportar todos os arquivos para instalação em qualquer servidor.
      Sugerimos a compra do certificado da “Godaddy” que contempla esses requisitos, porém o certificado pode ser adquirido em qualquer local. Poderá também ser utilizado o certificado gratuito com 3 meses de validade “Let's Encrypt”, entre outras opções.
      Importante: deve-se atentar ao prazo de vencimento do certificado SSL, pois caso o prazo expire o sistema ficará totalmente offline perdendo comunicação com Sefaz e outros serviços externos.
      • Lembrando que a primeira instalação é realizada pela Consistem de forma gratuita e também repassada orientação ao TI ou responsável pelo sistema de como realizar o processo de instalação passo a passo para as demais instalações.
      • Caso já tenha um certificado SSL poderá reabrir o ticket solicitando a instalação do mesmo.

Virada

  • É possível contratar uma equipe de plantão dos parceiros de customização com maior volume de customização e/ou da Consistem para acompanhar as primeiras horas ou dias após a virada.
  • Na virada de versão da 6.5 para a 7.0 de Componentes, existe a possibilidade de trabalhar de forma híbrida com as duas versões por um período de 2 a 3 meses.
    Este recurso é importante para os casos que forem encontrados programas com problemas não identificados na homologação, o modo híbrido garante a operação até que estes programas sejam ajustados.
    Em raros os casos, o modo híbrido pode não ser possível dependendo da estrutura do servidor (entre em contato com a Consistem para esta avaliação).

Pós-Virada

  • Orientamos documentar todo o processo de migração para que esse material possa ser reaproveitado em novas atualizações de versões ou releases.
  • Nesta virada de versão solicitamos que, em um período máximo de 3 meses, todos os usuários estejam utilizando o ERP somente na versão 7.0. Após confirmação da utilização 100% na versão 7.0, solicite à Consistem o desmonte da versão 6.5 (estrutura híbrida).


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