Visão geral
Integração com sistema de loja Almode. Conceito para essa integração com o Consistem.
Requisitos
Consistem ERP | Almode |
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Versão 6.13 ou superior Versão depende do ramo da empresa? Módulos Comercial, Financeiro, Estoque e Itens. Quais os módulos necessários para utilização dessa integração? Aquisição de licença Orientamos o acompanhamento da nossa equipe de consultores. | Aquisição do plano com integração. Existe algum plano específico que deverá assinar? Saiba mais |
Parametrizações
Sistema Almode – sistema de PDV
- Acesse o Almode com os dados de login;
- Realize os cadastros relacionados à produtos, vendas e estoques. Série fiscal aonde fica?
Sistema Consistem ERP
- Acesse o programa Integração (CSINTEGRACAO010) e no grid selecione a Integração API Almode;
- Acione o Editar para executar o Cadastro de Integração (CSINTEGRACAO010A) permitindo realizar a parametrização e ativação da integração.
- Na Aba Dados Gerais (CSINTEGRACAO010ATAB1) inicia-se a configuração e habilita-se a integração.
Importante: se atentar ao campo Situação, pois se permanecer como Inativo não irá funcionar a integração.- No botão Específico é exibido o programa Configuração Integração Almode (CCPV111) para configuração geral da integração.
Importante: o preenchimento dos campos Portador e Tipo de Cobrança se referem aos cadastros padrões para quando for feita a importação das vendas no Almode. Essa importação é uma nota fiscal gerada no Consistem ERP e os títulos são gerados com esses portadores e tipo de cobrança, para os casos que não tenha sido especificado algum portador ou tipo de cobrança específicos para um tipo de venda.
Importante: o preenchimento do campo Ramo de Atividade serve para quando houver um novo cliente com identificação de CPF ou CNPJ no Consistem ERP para gerar um cadastro automático de acordo com o preenchimento deste campo.- No botão Série Fiscal é executado o programa Configuração por Série Fiscal Integração Almode (CCPV111B) para realizar a configuração por série fiscal para a integração com Almode.
Importante: essa série fiscal é disponibilizada pelo Almode, sendo necessário realizar esse cadastro aqui no Consistem ERP.
- No botão Tipo Venda é exibido o programa Configuração por Tipo de Venda Integração Almode (CCPV111A) permitindo realizar a configuração por tipo de venda para a integração com Almode. O cadastro ocorre no programa Cadastro de Tipo de Venda Almode (CCPV112).
Importante: não é obrigatório o preenchimento desse programa Configuração por Tipo de Venda Integração Almode (CCPV111A), pois os campos Portador e Tipo de Cobrança já se encontram preenchidos como cadastros padrões no programa anterior. Este programa deverá ser preenchido caso a empresa queira ter salvo um outro portador e tipo de cobrança para casos específicos.
- No botão Série Fiscal é executado o programa Configuração por Série Fiscal Integração Almode (CCPV111B) para realizar a configuração por série fiscal para a integração com Almode.
- No botão Específico é exibido o programa Configuração Integração Almode (CCPV111) para configuração geral da integração.
Retornando para o programa Cadastro de Integração (CSINTEGRACAO010A) temos a Aba Endpoints (CSINTEGRACAO010ATAB2) que estão disponíveis os endpoints vinculados à integração do Almode. Aqui é possível habilitar e desabilitar os endpoints da integração conforme necessidade e, ainda, verificar e detalhar os possíveis erros caso hajam. Lembrando que a integração de envio ou importação irá ocorrer entre os sistemas caso estejam ativados.
O endpoint de contatos não é utilizada pois a Bling não monitora os clientes cadastrados no marketplace e que ainda não realizaram nenhum pedido. Quando o cliente realizar o pedido, automaticamente, o cadastro do mesmo será importado para o Bling e consequentemente para o Consistem.Produto envia do Consistem para Almode. E Vendas é do Almode para Consistem. Consistem envia o cadastro dos produtos e atualização e o Almode gera um ticket.
Método Endpoint Descrição Rotina/Classe Fluxo de integração GET /api/public/clientes Importar Cliente Almode CCPVRG021C Indisponível? GET /api/public/produtos Consultar Produto Almode CCPVRG021A GET /api/public/recebiveis Recebíveis Venda Almode CCPVRG021C GET /api/public/tickets Processar Ticket Almode CCPVRG021B GET /api/public/vendas Importar Notas Fiscais Período Almode CCPVRG021C GET /api/public/vendas Importar Nota Fiscal Almode CCPVRG021C PATCH /api/public/depositos/{operacao} Atualizar Estoque Almode CCESARG006 POST /api/public/produtos Criar Produto Almode CCPVRG021A POST api/public/produtos/{codProduto}/variantes Adicionar Variantes Produto Almode CCPVRG021A PUT /api/public/produtos Atualizar Produto Almode CCPVRG021A - Já a Aba Integração Manual (CSINTEGRACAO010ATAB3) poderá ser utilizada caso o usuário queira realizar a geração de uma requisição manual para integração com o sistema terceiro, ou até mesmo para correção de um possível erro. Existem dados predeterminados facilitando a seleção.
- Agora sim, na Aba Carga Dados (CSINTEGRACAO010ATAB4) é possível a geração de carga de dados inicial para todo o sistema integrado, agilizando assim o processo de integração com o Almode.
- Retorne ao programa Integração (CSINTEGRACAO010) e no grid selecione a Integração API Almode;
- Clique em Ações e Log de Integração para executar o programa Consulta Logs de Integração (CSINTEGRACAO100) para identificar e detalhar as requisições com ou sem erros e reexecutar as requisições.
- Acesse o programa CCPV611 (sem documentação, acesso somente pelo sms?) ainda não foram processados ou que ocorreram algum erro.
- 2 Taks Sincronização de dados e importação de vendas. Já vem criadas? Clique em Ações e Agendamentos de Tarefas para executar o programa Agendamento de Tarefas (CSTASK015);
- Cadastre um novo agendamento para a integração com o Almode tanto para consumir ou enviar dados.
- Pronto, configuração realizada com sucesso!
Fluxo do processo
O pedido é gerado pelo cliente na loja do Almode - PDV.
Ao receber o pedido, o sistema Almode - PDV dispara a integração com o Consistem ERP.
A venda entra como nota fiscal no Consistem ERP e os títulos são gerados com base no pagamento realizado. Caso o tipo de baixa esteja configurado no Consistem, o título já é gerado como "Baixado".
Quando o pedido é faturado no Consistem ERP o sistema envia a nota para o sistema Almode.