Pré-requisito

Configuração de Compras - E-Procurement (CCESU000)
Aba Compra (CCESU000TAB3)
Aba Portal E-Procurement (CCESU000TAB5)

Visão Geral

Este processo permite ao comprador realizar a compra de itens que possuam cotações realizadas e que estejam no prazo de validade informado na proposta, ou contratos negociados diretamente com o fornecedor, que estejam ativos e no prazo de vigência.

Fluxo do Processo



O comprador acessa ao programa Central de Compras (CCESU100). São exibidos os dados do perfil do comprador e selecionadas as etapas do processo de compra.


Na Aba Compras (CCESU100TAB1), o comprador verifica se há itens disponíveis na etapa "Itens de Solicitação Liberados". Se houver, clica na descrição da opção


O programa Análise de Aquisição de Solicitações (CCESU060) é apresentado com os itens de solicitação relacionados às famílias de produto configuradas para o perfil do comprador


O comprador define a forma de seleção dos itens para compra: automática ou manual:
automática - o sistema verifica se a opção "Sugerir Melhor Opção de Compra ao Marcar" está marcada. Se estiver, sugere a melhor opção para cada item da solicitação
manual - o comprador seleciona manualmente os itens de solicitação que deseja comprar


O comprador aciona o botão "Comprar" da tela Análise de Aquisição de Solicitações (CCESU060).


É apresentado o programa Agrupamento de Itens para Compra (CCESU065) com o resumo dos itens de pedido para geração, de acordo com a opção de agrupamento.


O comprador aciona o botão "Confirmar" desta tela.


O programa Confirmação da Geração de Pedido de Compra (CCESU061) é exibido com as sequências que serão geradas para o pedido de compra.


O comprador complementa os dados de compra acionando o botão "Manutenção" da tela. O programa Manutenção e Geração do Pedido de Compra (CCESU062) é exibido.


O comprador acessa a [ e informa os dados complementares.


Na Aba Produtos (CCESU062TAB2) o comprador visualiza os itens da solicitação para compor o pedido que será gerado.


O comprador retorna ao programa Confirmação da Geração de Pedido de Compra (CCESU061), seleciona as sequências dos itens e aciona o botão "Confirmar".


O sistema valida as informações e gera o pedido de compra.


O sistema solicita liberação do pedido gerado. A situação de bloqueio do pedido é alterada para "Bloqueado".


O sistema verifica se há fluxo de aprovação configurado para o centro de custos informado no item do pedido. Se houver, verifica se o usuário também está relacionado a um dos perfis de aprovadores dos fluxos de aprovação do pedido. Se estiver, as pendências para os perfis de aprovadores do comprador são aprovadas.


O sistema verifica se existem, nos fluxos de aprovação do pedido, outros perfis de aprovadores com situação "Pendente".
em caso positivo - envia e-mail para notificar os aprovadores relacionados aos fluxos que estão com aprovação pendente para que seja providenciada a aprovação.
em caso negativo - altera a situação de bloqueio do pedido para "Liberado" e envia e-mail ao comprador para notificar a liberação.



Fluxograma 

Este processo está abrigado na etapa "Comprar Itens Solicitados" dos processos Emissão de Pedido de Compra a Partir de Solicitação de Compra e ContratoEmissão de Pedido de Compra a Partir de Solicitação de Orçamento e Cotação.