Árvore de páginas

Você está vendo a versão antiga da página. Ver a versão atual.

Comparar com o atual Ver Histórico da Página

« Anterior Versão 9 Próxima »

Esta documentação é válida para todas as versões do Consistem ERP.

Pré-Requisitos

Não há.


Acesso

Módulo: Entradas - Transportes

Grupo: Transportes

Geração de Pedido de Compra (CCESU090)

Visão Geral

O objetivo desta aba é informar os produtos do pedido de compra.


Colunas do GridDescrição
Item

Exibe o número sequencial do item do pedido de compra.

Produto

Informar o código do produto para o pedido de compra.

Botão F7
Apresenta tela com as opções de consulta dos produtos para seleção. As opções são:
- Materiais: apresenta o programa Itens (CCCGIC650) para consulta e seleção;
- Acabados: apresenta o programa Itens (CCCGIC650) para consulta e seleção;
- Genéricos: apresenta o programa Itens (CCCGIC650) para consulta e seleção;
- Por Estrutura: apresenta o programa Consulta de Itens Analítico/Sintético (CCCGI620) para consulta e seleção;
- Por Estrutura/Níveis: apresenta o programa Consulta de Itens (CCCGI630) para consulta e seleção;
- Por Fornecedor: apresenta o programa Consulta de Itens por Fornecedor (CCCGI685) para consulta e seleção;
- Itens por Código do Cliente: apresenta o programa Consulta de Itens por Código do Item do Cliente (CCCGI615) para consulta e seleção.

Importante
Situação 1
Ao informar um produto que tenha mais de uma referência cadastrada para o fornecedor, será apresentada tela com as referências do produto e da cor do fornecedor para seleção.
Situação 2
Caso a opção Sim esteja selecionada no campo Sugere Dados do Último Pedido Realizado para o Fornecedor do programa Aba Compra (CCESU000TAB3), ao informar o código do produto, serão sugeridos os dados do item do pedido conforme a última compra realizada para o fornecedor.
Situação 3
Caso o produto solicitado não esteja cadastrado no programa Cadastro de Item (CCCGI015), deve-se teclar Enter nesse campo em branco e informar a descrição do produto na coluna Descrição Produto.

Descrição Produto

Exibe a descrição do produto informado.

Importante
Ao teclar Enter no campo Produto em branco, esse campo é habilitado para informar a descrição do produto que ainda não possui cadastro no programa Cadastro de Item (CCCGI015).

Quantidade Estoque

Informar a quantidade do item do pedido de compra conforme a unidade de medida de estoque.

Unidade Estoque

Exibe a unidade de medida de estoque definida para o produto do pedido de compra.

Botão F7
Apresenta tela com as unidades cadastradas no programa Cadastro de Unidade de Peso e Medida (CCCGI040) para seleção.

Importante
Esse campo é habilitado ao informar o produto que ainda não tenha cadastro no programa Cadastro de Item (CCCGI015).

Unidade Compra

Informar a unidade de medida de compra definida para o produto do pedido.

Botão F7
Apresenta tela com as unidades de estoque cadastradas no programa Cadastro de Unidade de Peso e Medida (CCCGI040) para seleção.

Botão F8
Apresenta o programa Cadastro de Unidades de Compra (CCCGIC030) para cadastramento. Este botão F8 será apresentado se for informado o código do produto na coluna do grid, pois a unidade de compra está relacionada ao produto informado.

Oper.

Exibe o símbolo para indicar qual operação será realizada para a conversão da unidade de compra para a unidade de estoque.
As opções são:
*: para multiplicação
/: para divisão

Fator de Conversão

Exibe o fator de conversão definido para o produto e unidade de compra

Quantidade Compra

Informar a quantidade do item do pedido conforme a unidade de medida de compra.

Preço Unit. Compra

Informar o preço unitário de acordo com a unidade de medida de compra.

Valor Mercadoria

Exibe o resultado da “Quantidade de compra” multiplicada pelo “Preço Unit. Compra”.

Prev. de Entrega Inicial / Atual

Informar a data da previsão de entrega inicial e atual do produto pelo fornecedor.

Importante
A data poderá ser alterada quando o pedido estiver na situação Em Aberto ou Atendido Parcial.

Alíquota ICMS

Informar o percentual da alíquota de ICMS do item do pedido de compra.
Caso existam produtos informados, é sugerida a alíquota do último item incluído, mas é possível alterar.

Importante
O cálculo do custo de aquisição utiliza o valor do ICMS do item apurado de acordo com o percentual informado nesse campo e conforme os seguintes cálculos:
Valor Base do Item = Valores de Mercadoria + Seguro + Frete + Despesas.
Valor do ICMS = (Valor Base do Item/100) * (Percentual do ICMS do Item/100) / 100 * 100.

Para considerar o valor do ICMS no cálculo do custo de aquisição do item, a opção Sim deve estar selecionada no campo Gera crédito ICMS dos programas Cadastro de Finalidade para Solicitação e Pedido (CCESS115) e Cadastro do Regime de Tributação (CCFFB013).

Caso haja alíquota diferenciada do ICMS do item, o percentual informado nesse campo será utilizado para a apuração do valor do diferencial para que seja considerado no cálculo do custo de aquisição. Para a correta execução desse processo, a opção Sim deve estar selecionada nos campos Gera crédito Dif. Alíquota e Possui Dif. Alíquota do programa Cadastro de Finalidade para Solicitação e Pedido (CCESS115) e no campo Gera crédito Dif. Alíquota do programa Cadastro do Regime de Tributação (CCFFB013).

Alíquota IPI

Informar o percentual da alíquota de IPI do item do pedido de compra.
Caso existam produtos informados, é sugerida a alíquota do último item incluído, mas é possível alterar.

Importante
O cálculo do custo de aquisição utiliza o valor do IPI do item apurado de acordo com o percentual informado nesse campo e conforme os seguintes cálculos:
Valor Base do Item = Valores de Mercadoria + Seguro + Frete + Despesas.
Valor do IPI = (Valor Base do Item/100) * (Percentual do IPI do Item/100) / 100 * 100.

Para considerar o valor do IPI no cálculo do custo de aquisição do item, a opção Sim deve estar selecionada no campo Gera crédito IPI dos programas Cadastro de Finalidade para Solicitação e Pedido (CCESS115) e Cadastro do Regime de Tributação (CCFFB013).

Alíquota PIS

Informar o percentual da alíquota do PIS do item do pedido de compra.
Caso existam produtos informados, é sugerida a alíquota do último item incluído, mas é possível alterar.

Importante
O cálculo do custo de aquisição utiliza o valor do PIS do item apurado de acordo com o percentual informado nesse campo e conforme os seguintes cálculos:
Valor Base do Item = Valores de Mercadoria + Seguro + Frete + Despesas.
Valor do PIS = (Valor Base do Item/100) * (Percentual do PIS do Item/100) / 100 * 100.

Para considerar o valor do PIS no cálculo do custo de aquisição do item, a opção Sim deve estar selecionada no campo Gera crédito PIS dos programas Cadastro de Finalidade para Solicitação e Pedido (CCESS115) e Cadastro do Regime de Tributação (CCFFB013).

Alíquota Cofins

Informar o percentual da alíquota de Cofins do item do pedido de compra.
Caso existam produtos informados, é sugerida a alíquota do último item incluído, mas é possível alterar.

Importante
O cálculo do custo de aquisição utiliza o valor do Cofins do item apurado de acordo com o percentual informado nesse campo e conforme os seguintes cálculos:
Valor Base do Item = Valores de Mercadoria + Seguro + Frete + Despesas.
Valor do Cofins = (Valor Base do Item/100) * (Percentual do Cofins do Item/100) / 100 * 100.

Para considerar o valor do Cofins no cálculo do custo de aquisição do item, a opção Sim deve estar selecionada no campo Gera crédito Cofins dos programas Cadastro de Finalidade para Solicitação e Pedido (CCESS115) e Cadastro do Regime de Tributação (CCFFB013).

Valor Unit. ICMS ST

Informar o valor unitário do ICMS ST do item do pedido de compra.
Caso existam produtos informados, é sugerido valor do último item incluído, mas é possível alterar.

Importante
O cálculo do custo de aquisição utiliza o valor do resultado do cálculo do valor unitário do ICMS ST multiplicado pela quantidade da unidade de compra do item.

Para considerar o valor do ICMS ST no cálculo do custo de aquisição do item, a opção Sim deve estar selecionada no campo Gera crédito ICMS ST dos programas Cadastro de Finalidade para Solicitação e Pedido (CCESS115) e Cadastro do Regime de Tributação (CCFFB013).

Caso haja alíquota diferenciada do ICMS ST do item, o valor informado nesse campo (Valor Unit. ICMS ST) será utilizado para a apuração do valor do diferencial para que seja considerado no cálculo do custo de aquisição. Para a correta execução desse processo, a opção Sim deve estar selecionada nos campos Gera crédito Dif. Alíquota ST e Possui Dif. Alíquota do programa Cadastro de Finalidade para Solicitação e Pedido (CCESS115) e no campo Gera crédito Dif. Alíquota ST do programa Cadastro do Regime de Tributação (CCFFB013).

Ratear Custo

Selecionar Sim ou Não para determinar se o custo do item do pedido será rateado em mais de um centro de custo.

Importante
Ao selecionar a opção Sim, é apresentado o programa Rateio entre Centros de Custo (CCESU043). Ao selecionar a opção Não, o campo Centro de Custo é habilitado para edição.

Centro de Custo

Informar o código do centro de custo que receberá o valor referente à compra do item do pedido.

Botão F7
Apresenta tela com os centros de custos cadastrados no programa Cadastro de Centro de Custo (CCCAB015) para seleção.

Conta Contábil

Informar o código da conta contábil para o produto do pedido de compra.

Botão F7
Apresenta tela com as opções de consulta das contas contábeis para seleção. As opções são:
- Alfabética: apresenta tela com as contas contábeis listadas em ordem alfabética para seleção;
- Numérica: apresenta tela com as contas contábeis listadas em ordem numérica para seleção;
- Máscara: apresenta o programa Contas Ordenadas por Máscara (CCCT650) para consulta e seleção.

Importante
Esta coluna é habilitada nos seguintes casos:
- Produto sem código: informar a conta contábil em que o item da solicitação se enquadra;
- Produto com código: é possível informar a conta contábil apenas se no programa Configuração de Compras - E-Procurement (CCESU000), Aba Geral (CCESU000TAB1), o campo Permite Conta Contábil para Produto com Código estiver com a opção Sim selecionada.

Importante
Caso seja preenchida a coluna Centro de Custo, deve-se informar nesta coluna uma conta contábil que esteja vinculado ao centro de custo. Caso contrário será apresentada mensagem de aviso que o centro de custo não está configurado para a conta. A vinculação do centro de custo com a conta contábil ocorre no programa Cadastro dos Centros de Custo por Conta Contábil (CCCTC005).

Descrição Conta Contábil

Exibe a descrição da conta contábil do produto.

Número OS

Informar o número da ordem de serviço relacionada ao produto.

Botão F7
Apresenta tela com as ordens de serviço cadastradas no programa Abertura OS (CCMNP022) para seleção.

Preço Unit. Compra (R$)

Exibe o preço unitário, convertido em reais, de acordo com o valor informado na coluna Preço Unit. Compra.

Botão F7
Apresenta tela com os os últimos preços praticados na compra do item/fornecedor, pesquisando as notas fiscais de entrada. Caso não tenha sido gerada uma nota com o mesmo preço, não será apresentada na consulta.

Ref. Fornecedor / Descrição Ref. Fornecedor

Exibem o código e a descrição da referência do fornecedor.

Cor Fornecedor / Descrição Cor Fornecedor

Exibem o código e a descrição da cor do fornecedor referente ao produto informado.

Situação do Item

Exibe a situação do item do pedido.

Urgência

Exibe o nível de urgência da solicitação.

Códigos de Controle

Exibe os códigos de controle na solicitação de compras.

Importante
As informações desta coluna serão exibidas de acordo com a configuração efetuada no campo Utiliza Código de Controle do programa Aba Geral (CCESU000TAB1).

Máscara de Produto

Exibe o código da máscara do produto.

Família de Produto / Descrição Família de Produto

Exibem o código e a descrição referente à família de produto.

Finalidade Orçamentária

Informar o código da finalidade orçamentária para o centro de custo do item do pedido de compra.

Botão F7
Apresenta tela com as contas orçamentárias válidas, configurados para o orçamento do período no programa Cadastro de Orçamento (CCSGCO100) para seleção.

Importante
Caso o item da solicitação tenha rateio por centro de custo, ou seja, se a opção Sim estiver selecionada na coluna Ratear Custo, após o preenchimento da coluna anterior, será apresentado o programa Finalidade Orçamentária por Centro de Custo (CCESU048) para informar a finalidade orçamentária para cada centro de custo de item do pedido de compra ou solicitação de compra que possuem rateio por centro de custo.

Importante
Este campo será habilitado:
- se a opção selecionada na coluna Ratear Custo seja Não e exista centro de custo informado para o registro;
- se o campo Integrar Gestão Orçamentária com Compras E-Procurement, do programa Configuração da Gestão Orçamentária (CCSGCO000), estiver selecionado como Sim;
- se existir um orçamento cadastrado no programa Cadastro de Orçamento (CCSGCO100) com status igual a Oficial e com período que pertença a data atual.

Descrição da Finalidade Orçamentária

Quando item não possui rateio por centro de custo exibe a descrição da finalidade orçamentária de acordo com o código informado. Quando item possui rateio por centro de custo exibe os centros de custo do item e a finalidade informada para o mesmo, separados por "/".


BotãoDescrição
Manutenção

Habilita as colunas do grid para alteração das informações.

Importante
Todas as colunas do grid serão habilitadas se:
- a situação do pedido for Em Aberto;
- a situação de bloqueio for Digitado ou Retornado.

As colunas Unidade Compra, Preço Unit. Compra, Previsão de Entrega, Alíquota ICMS, Alíquota IPI, Alíquota PIS, Alíquota Cofins, Valor Unit. ICMS ST, Ratear Custo, Centro de Custo, Conta Contábil e Número OS serão habilitadas se:
- a situação do pedido for Atendimento Parcial;
- a situação de bloqueio for Digitado ou Retornado.

A coluna Previsão de Entrega será habilitada se:
- a situação do item do pedido for Em Aberto ou Atendido Parcial;
- a situação de bloqueio for Liberado.

Incluir

Habilita uma nova linha no grid para a inclusão do produto no pedido de compra.

Remover

Solicita confirmação para excluir o item selecionado no grid.

Observações Item

Apresenta o programa Observação do Item do Pedido (CCESU094) para registro das observações dos itens do pedido de compra e inclusão de arquivos.

Processos Relacionados

Gerar pedido de compra sem solicitação

Alterar pedido de compra

Atenção
As descrições das principais funcionalidades do sistema estão disponíveis na documentação do Consistem ERP Componentes.
A utilização incorreta deste programa pode ocasionar problemas no funcionamento do sistema e nas integrações entre módulos.

Esse conteúdo foi útil?

  • Sem rótulos