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Visão geral

Integração com sistema de loja Almode. Conceito para essa integração com o Consistem.


Requisitos

Consistem ERPAlmode

Versão 6.13 ou superior

Versão depende do ramo da empresa?

Módulos Comercial, Financeiro, Estoque e Itens.

Aquisição de licença Orientamos o acompanhamento da nossa equipe de consultores.

Aquisição do plano com integração. Existe algum plano específico que deverá assinar?
Saiba mais

Parametrizações

Sistema Almode – sistema de PDV

  1. Acesse o Almode com os dados de login;



Sistema Consistem ERP

  1. Acesse o programa Integração (CSINTEGRACAO010) e no grid selecione a Integração API Almode;


  2. Acione o Editar para executar o Cadastro de Integração (CSINTEGRACAO010A) permitindo realizar a parametrização e ativação da integração.


  3. Na Aba Dados Gerais (CSINTEGRACAO010ATAB1) inicia-se a configuração e habilita-se a integração.
    Importante: se atentar ao campo Situação, pois se permanecer como Inativo não irá funcionar a integração.
    1. No botão Específico é exibido o programa Configuração Integração Almode (CCPV111) para configuração geral da integração.


      1. No botão Série Fiscal é executado o programa Configuração por Série Fiscal Integração Almode (CCPV111B) para 

         
      2. No botão Tipo Venda é exibido o programa Configuração por Tipo de Venda Integração Almode (CCPV111A) permitindo realizar a configuração por tipo de venda para a integração com Almode. O cadastro ocorre no programa Cadastro de Tipo de Venda Almode (CCPV112).
        Importante: não é obrigatório o preenchimento desse programa acessado pelo botão, pois os campos Portador e Tipo de Cobrança no programa anterior estarão preenchidos. Deverá ser preenchido caso a empresa deseje xxxx


  4. Retornando para o programa Cadastro de Integração (CSINTEGRACAO010A) temos a Aba Endpoints (CSINTEGRACAO010ATAB2) que estão disponíveis os endpoints vinculados à integração do Almode. Aqui é possível habilitar e desabilitar os endpoints da integração conforme necessidade e, ainda, verificar e detalhar os possíveis erros caso hajam. Lembrando que a integração de envio ou importação irá ocorrer entre os sistemas caso estejam ativados.
    1. O endpoint de contatos não é utilizada pois a Bling não monitora os clientes cadastrados no marketplace e que ainda não realizaram nenhum pedido. Quando o cliente realizar o pedido, automaticamente, o cadastro do mesmo será importado para o Bling e consequentemente para o Consistem.

      MétodoEndpointDescriçãoRotina/ClasseFluxo de integração
      GET/api/public/clientesImportar Cliente AlmodeCCPVRG021C
      GET/api/public/produtosConsultar Produto AlmodeCCPVRG021A
      GET/api/public/recebiveisRecebíveis Venda AlmodeCCPVRG021C
      GET/api/public/ticketsProcessar Ticket AlmodeCCPVRG021B
      GET/api/public/vendasImportar Notas Fiscais Período AlmodeCCPVRG021C
      GET/api/public/vendasImportar Nota Fiscal AlmodeCCPVRG021C
      PATCH/api/public/depositos/{operacao}Atualizar Estoque AlmodeCCESARG006
      POST/api/public/produtosCriar Produto AlmodeCCPVRG021A
      POSTapi/public/produtos/{codProduto}/variantesAdicionar Variantes Produto AlmodeCCPVRG021A
      PUT/api/public/produtosAtualizar Produto AlmodeCCPVRG021A
  5. Já a Aba Integração Manual (CSINTEGRACAO010ATAB3) poderá ser utilizada caso o usuário queira realizar a geração de uma requisição manual para integração com o sistema terceiro, ou até mesmo para correção de um possível erro. Existem dados predeterminados facilitando a seleção.


  6. Agora sim, na Aba Carga Dados (CSINTEGRACAO010ATAB4) é possível a geração de carga de dados inicial para todo o sistema integrado, agilizando assim o processo de integração com o Almode.


  7. Retorne ao programa Integração (CSINTEGRACAO010) e no grid selecione a Integração API Almode;
    1. Clique em Ações e Agendamentos de Tarefas para executar o programa Agendamento de Tarefas (CSTASK015);
    2. Cadastre um novo agendamento para a integração com o Almode tanto para consumir ou enviar dados.
  8. Pronto, configuração realizada com sucesso!
  9. Para o relacionamento de produtos acesse o programa Importação e Manutenção do Código de Automação do Produto (CCCGI910). Neste programa o sistema lê os produtos na Bling e apresenta o relacionamento com os produtos no Consistem ERP.
    1. Selecione os produtos desejados, acione o Ações e selecione a opção Atualizar Produto Integração Selecionado, para atualização na Bling.
  10. No programa Monitor de Pedidos de Integração (CCPV990) é possível consultar os pedidos e os detalhamentos.
    1. Caso tenha algum pedido que não foi integrado, selecione o pedido, clique em Ações e em Importar Pedido Selecionado. Se apresentar algum erro o sistema irá detalhar o motivo para que seja corrigido.

Fluxo do processo

O pedido é gerado pelo cliente na loja do Marketplace que envia ao sistema Almode - PDV.

Ao receber o pedido, o sistema Almode - PDV dispara a integração com o Consistem ERP.

O pedido é gerado no Consistem ERP de acordo com as parametrizações, efetua a geração da sugestão de faturamento, verifica a necessidade de reserva no estoque, atualiza os produtos e os dados da engenharia.
Caso o cliente do pedido não exista na base de dados do ERP o mesmo é criado de forma automática.

Se a condição de pagamento escolhida for boleto o pedido entra no Consistem ERP com a situação Bloqueado.
Após a efetivação do pagamento do pedido o sistema atualiza a situação para Liberado/Sugerido.
Caso o pedido seja alterado para Cancelado ou Faturado no Consistem ERP a integração atualiza a situação do pedido no Sistema de Gestão Bling. 

Quando o pedido é faturado no Consistem ERP o sistema envia a nota para o sistema Almode.






  • Sem rótulos