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Secção

Visão geral

Integração com sistema de loja Almode. Conceito para essa integração com o ConsistemEsse sistema se refere a gestão da frente de caixa com o intuito de controlar as vendas e recebimentos juntamente com a integração no Consistem ERP.


Coluna
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Requisitos

Consistem ERPAlmode

Versão Compatibilidade: 6.13 ou superior.181, 6.14.134, 7.0.79, 7.1.6. ou superiores.

Integração disponível somente para o ramo de Confecção.Versão depende do ramo da empresa?

Módulos Comercial, Financeiro, Estoque e Itens. Quais os módulos necessários para utilização dessa integração? 

Aquisição de licença

Orientamos o acompanhamento da nossa equipe de consultores.

Aquisição do plano com integração. Existe algum plano específico que deverá assinar?de acordo com a quantidade de PDV.
Saiba mais

Parametrizações

Sistema Almode – sistema de PDV

  1. Acesse o Almode com os dados de login;
  2. Cadastro usuário - link API? Não tem faqs relacionados?
  3. Realize o cadastro dos usuários e as respectivas liberações para o produto, estoque e vendas;
  4. Para as vendas cadastre a série fiscal por PDV.Realize os cadastros relacionados à produtos, vendas e estoques. Série fiscal aonde fica?

Sistema Consistem ERP

  1. Acesse o programa Integração (CSINTEGRACAO010) e no grid selecione a Integração API Almode;
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  2. Acione o Editar para executar o Cadastro de Integração (CSINTEGRACAO010A) permitindo realizar a parametrização e ativação da integração.
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  3. Na Aba Dados Gerais (CSINTEGRACAO010ATAB1) inicia-se a configuração e habilita-se a integração.
    Importante: se atentar ao campo Situação, pois se permanecer como Inativo não irá funcionar a integração.
    1. No botão Específico é exibido o programa Configuração Integração Almode (CCPV111) para configuração geral da integração.
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      Importante: o preenchimento dos campos Portador e Tipo de Cobrança se referem aos cadastros padrões para quando for feita a importação das vendas no Almode. Essa importação é uma nota fiscal gerada no Consistem ERP e os títulos são gerados com esses portadores e tipo de cobrança, para os casos que não tenha sido especificado algum portador ou tipo de cobrança específicos para um tipo de venda. 
      Importante: o preenchimento do campo Ramo de Atividade serve para quando houver um novo cliente com identificação de CPF ou CNPJ no Consistem ERP para gerar um cadastro automático de acordo com o preenchimento deste campo.
      1. No botão Série Fiscal é executado o programa Configuração por Série Fiscal Integração Almode (CCPV111B) para realizar a configuração por série fiscal para a integração com Almode.
        Importante: essa série fiscal é disponibilizada pelo Almode, sendo necessário realizar esse cadastro aqui no Consistem ERPconfigurar o tipo de nota do Consistem ERP com a série fiscal do Almode.

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      2. No botão Tipo Venda é exibido o programa Configuração por Tipo de Venda Integração Almode (CCPV111A) permitindo realizar a configuração por tipo de venda para a integração com Almode. O cadastro ocorre no programa Cadastro de Tipo de Venda Almode (CCPV112).
        Importante: não é obrigatório o preenchimento desse programa Configuração por Tipo de Venda Integração Almode (CCPV111A), pois os campos Portador e Tipo de Cobrança já se encontram preenchidos como cadastros padrões no programa anterior.
        Este programa d
        everá ser preenchido caso a empresa queira ter salvo um outro portador e tipo de cobrança para casos específicos. Caso o tipo de venda esteja configurado juntamente com o tipo de baixa, no momento do pagamento da venda o sistema irá baixar automaticamente com os dados configurados aqui.

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  4. Retornando para o programa Cadastro de Integração (CSINTEGRACAO010A) temos a Aba Endpoints (CSINTEGRACAO010ATAB2) que estão disponíveis os endpoints vinculados à integração do Almode. Aqui é possível habilitar e desabilitar os endpoints da integração conforme necessidade e, ainda, verificar e detalhar os possíveis erros caso hajam. Lembrando que a integração de envio ou importação irá ocorrer entre os sistemas caso estejam ativados.
    O endpoint de contatos não é utilizada pois a Bling não monitora os clientes cadastrados no marketplace e que ainda não realizaram nenhum pedido. Quando o cliente realizar o pedido, automaticamente, o cadastro do mesmo será importado para o Bling e consequentemente para o Consistem.

    Produto envia do Consistem para Almode. E Vendas é do Almode para Consistem. Consistem envia o cadastro dos produtos e atualização e o Almode gera um ticket.

     

    MétodoEndpointDescrição
    Rotina/Classe
    Fluxo de integração
    GET/api/public/clientesImportar Cliente Almode
CCPVRG021CIndisponível?
Almode > Consistem
GET/api/public/produtosConsultar Produto Almode
CCPVRG021A
Almode > Consistem
GET/api/public/recebiveisRecebíveis Venda Almode
CCPVRG021C
Almode > Consistem
GET/api/public/ticketsProcessar Ticket Almode
CCPVRG021B
Almode > Consistem
GET/api/public/vendasImportar Notas Fiscais Período Almode
CCPVRG021C
Almode > Consistem
GET/api/public/vendasImportar Nota Fiscal Almode
CCPVRG021C
Almode > Consistem
PATCH/api/public/depositos/{operacao}Atualizar Estoque Almode
CCESARG006
Consistem > Almode
POST/api/public/produtosCriar Produto
AlmodeCCPVRG021A
AlmodeConsistem > Almode
POST/api/public/tabela-de-preco/atualizarAtualizar Tabela de Preço AlmodeConsistem > Almode
POSTapi/public/produtos/{codProduto}/variantesAdicionar Variantes Produto Almode
CCPVRG021A
Consistem > Almode
PUT/api/public/produtosAtualizar Produto Almode
CCPVRG021A
Consistem > Almode
  • Já a Aba Integração Manual (CSINTEGRACAO010ATAB3) poderá ser utilizada caso o usuário queira realizar a geração de uma requisição manual para integração com o sistema terceiro, ou até mesmo para correção de um possível erro. Existem dados predeterminados facilitando a seleção.
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      1. Selecione no campo Dados a opção Enviar Tabela de Preço do Produto e preencha no grid a coluna Valor com o código da empresa, a tabela de preço e o produto.
      2. Clique no botão Confirmar para realizar a importação desses dados ao sistema do Almode. 

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    1. Agora sim, na Aba Carga Dados (CSINTEGRACAO010ATAB4) é possível a geração de carga de dados inicial para todo o sistema integrado, agilizando assim o processo de integração com o Almode.
      1. Clique na linha do grid 1 referente Enviar Carga de Produtos por Tabela de Preço e preencha no grid 2 a coluna Valor com o código da empresa e a tabela de preço.
      2. Clique no botão Confirmar para realizar a importação desses dados ao sistema do Almode.

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      1. Com isso a coluna Status do grid 1 permanecerá atualizando de acordo com o andamento do processo.

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    2. Retorne ao programa Integração (CSINTEGRACAO010) e no grid selecione a Integração API Almode;
      1. Clique em Ações e em Log de Integração para executar o programa Consulta Logs de Integração (CSINTEGRACAO100) para permitindo identificar e detalhar as requisições com ou sem erros e reexecutar as requisições.
    3. Acesse o programa CCPV611 (sem documentação, acesso somente pelo sms?) Consulta de Tickets Integração Almode (CCPV611) para consultar os tickets gerados que ainda não foram processados ou que ocorreram algum erro.
    4. Retorne ao programa Integração (CSINTEGRACAO010) e no grid selecione a Integração API Almode;
      1. 2 Taks Sincronização de dados e importação de vendas. Já vem criadas? Clique em Ações e em Agendamentos de Tarefas para executar o programa Agendamento de Tarefas (CSTASK015);
          Cadastre um novo agendamento
          1. Clique no botão Novo para executar o programa Cadastro de Agendamento de Tarefas (CSTASK010) permitindo cadastrar novos agendamentos para a integração com o Almode tanto para
          consumir
          1. importar ou enviar dados.
            1. Na Aba Parâmetros Personalizados (CSTASK010TAB2) devem ser configurados os dados no grid para a Tarefa Sincronização Integração Almode - Sistema de Loja e Importação Vendas Almode - Sistema de Loja. Lembrando que para cada Tarefa deverá ser um agendamento.
      2. Pronto, configuração realizada com sucesso!

      Testando em 3,2,1

      Visando evitar complicações futuras, orientamos realizar o teste inicial de um item para analisar se ocorre alguma situação específica na importação para a configuração feita anteriormente.

      1. Acesse a Aba Integração Manual (CSINTEGRACAO010ATAB3) e selecione no campo Dados a opção Enviar Tabela de Preço do Produto;
      2. Preencha no grid a coluna Valor com o código da empresa, a tabela de preço e o produto;
      3. Clique no botão Confirmar para realizar a importação desses dados ao sistema do Almode, gerando assim tickets;
        Importante: caso algum ticket não tenha sido processado ou que ocorreu algum erro poderão ser visualizados no programa Consulta de Tickets Integração Almode (CCPV611). N
        esse programa poderá ser visualizado o detalhamento da situação em específico para realizar a devida correção.
        Feita a correção poderá ser acionado o botão Reenviar para reenviar o ticket. Caso seja processado corretamente desaparecerá deste grid.
      4. Acesse o sistema Almode e verifique se os dados importados estão sendo exibidos lá;
      5. Realize uma venda de teste pelo sistema Almode e verifique se a nota fiscal entrou no Consistem ERP;
      6. Valide se o Sped das notas estão de acordo;
        Importante: caso seja necessário cancelar uma nota, realize o cancelamento no sistema do Almode e importe para o Consistem ERP.
      7. Caso o processo esteja de acordo com esse item de teste, poderá realizar a importação total dos dados através da Aba Carga Dados (CSINTEGRACAO010ATAB4).

      Fluxo do processo

      UI Steps
      sizesmall
      UI Step

      O pedido A venda é gerado gerada pelo cliente na no sistema de loja do Almode - PDV. 

      UI Step

      Ao receber o pedido, o sistema Almode - PDV dispara a integração com o Consistem ERPO Consistem ERP consulta as vendas que precisam ser importadas através da task agendada no programa Agendamento de Tarefas (CSTASK015) e realiza a importação das vendas ocorridas.

      UI Step

      A venda entra como nota fiscal no Consistem ERP e os títulos são gerados com base no pagamento realizado.

      Caso o tipo de baixa esteja configurado no Consistem ERP através do programa Configuração por Tipo de Venda Integração Almode (CCPV111A), o título já é gerado como "Baixado".

      UI Step

      .

      Caso contrário deverá ser feita a baixa manual seguindo o processo de cada empresaQuando o pedido é faturado no Consistem ERP o sistema envia a nota para o sistema Almode.