Árvore de páginas

Você está vendo a versão antiga da página. Ver a versão atual.

Comparar com o atual Ver Histórico da Página

« Anterior Versão 27 Próxima »

Esta documentação é válida para todas as versões do Consistem ERP.

Pré-Requisitos

Não há.


Acesso

Módulo: Financeiro - Contas a Receber

Grupo: Configurações de Aprovação de Crédito

Visão Geral

Este programa permite ao usuário determinar se pedidos de vendas cadastrados podem ou não ser liberados para faturamento, levando em conta os parâmetros financeiros definidos pela empresa, tais como: limite de crédito, média de atraso, juros pendentes, entre outros.

Importante
Ao acessar as Configurações da Análise de Crédito de Cobrança/Bloqueio, o sistema solicita uma senha de acesso que deve ser informada pelo departamento de TI da empresa. Esta informação deve ser considerada apenas para usuários que utilizam o menu por nível.


CampoDescrição (os campos assinalados com '*' são de preenchimento obrigatório)
Permite Liberação Multi Empresa*

Informar se no programa Consulta e Liberação de Pedidos Bloqueados (CCCCC720) os pedidos serão apresentados somente para a empresa em que se está logado ou também para as demais empresas configuradas.

Botão F7
Apresenta tela de seleção com as opções:
Sim: indica que será permitido consultar/liberar pedidos no formato multiempresa
Não: indica que será permitido consultar/liberar pedidos somente na empresa em que se está logado.

Data Vencimento Limite Crédito*

Informar se deve verificar a data de limite de crédito cadastrada para o cliente no programa Limite de Crédito (CCCDB018). Caso esta data esteja expirada o pedido será bloqueado por data de vencimento, independente do valor.

Botão F7
Apresenta tela de seleção com as opções:
Sim: indica que a data do vencimento cadastrados será verificada para liberar o pedido.
Não: indica que o pedido será liberado mesmo que a data do vencimento esteja vencida.

Número Dias Atraso Máximo*

Informar se o pedido deve ser analisado e bloqueado pela quantidade máxima de dias que o cliente possui títulos em aberto.

Importante
Caso na coluna "Opção" forem selecionadas as opções 1 - Automático (Cliente) ou 2 - Automático (Grupo de CNPJ), após definir o tipo de análise de todos os campos, será apresentado o programa Parâmetros Análise de Crédito de Cobrança (CCCCC002) em que é possível definir a quantidade de dias de atraso médio dos títulos em aberto do cliente.

Juros Pendentes*

Informar se o pedido deve ser bloqueado por juros pendentes.

Importante
Caso na coluna "Opção" forem selecionadas as opções 1 - Automático (Cliente) ou 2 - Automático (Grupo de CNPJ), após definir o tipo de análise de todos os campos, será apresentado o programa Parâmetros Análise de Crédito de Cobrança (CCCCC002) em que é possível definir o percentual de juros a ser cobrado nos títulos em aberto do cliente.

Limite de Crédito*

Informar se o pedido deve ser bloqueado por limite de crédito.

Importante
Ao configurar esta opção, é necessário levar em consideração os três parâmetros abaixo:
1 - O limite de crédito pode ser determinado com o pré-cadastro do valor da faixa de limite de crédito no programa Cadastro de Cliente (CCCDB005).
2 - O limite de crédito pode ser determinado por um crédito automático. Esse limite é determinado pela média ponderada de faturamentos, possibilitando uma tolerância do limite de crédito, pré-configurada no programa Cadastro do Percentual de Tolerância do Limite de Crédito (CCCCC001).
3 - O limite de crédito é verificado com base nos valores dos pedidos que estão em aberto, somado ao valor dos títulos pendentes e ao valor do pedido que está sendo analisado. Caso esta soma seja superior ao valor estipulado nos parâmetros 1 ou 2, o pedido é bloqueado.

Importante
Caso na coluna "Opção" forem selecionadas as opções "1 - Automático (Cliente)" ou "2 - Automático (Grupo de CNPJ) será apresentada tela para confirmação com a informação: "Efetua Análise do Limite de Crédito Após Faturamento Parcial?". Caso seja selecionada a opção "Sim", o pedido será analisado novamente com os mesmos parâmetros descritos na nota acima.
Após definir o tipo de análise de todos os campos, será apresentado o programa Parâmetros Análise de Crédito de Cobrança (CCCCC002) em que é possível definir se o limite de crédito do cliente será determinado de forma automática ou não.

Média de Atraso*

Informar se o pedido deve ser bloqueado por média de atraso.
Será analisados os títulos pagos e calculará uma média de atraso com base na quantidade de dias em atraso de cada título e no número de títulos baixados, independente de terem sido pagos em atraso ou não.

Importante
Caso na coluna "Opção" forem selecionadas as opções 1 - Automático (Cliente) ou 2 - Automático (Grupo de CNPJ), após definir o tipo de análise de todos os campos, será apresentado o programa Parâmetros Análise de Crédito de Cobrança (CCCCC002) em que é possível definir a média máxima de dias em atraso do cliente.

Motivos Especiais Cliente*

Informar se o pedido deve ser bloqueado por motivos especiais do cliente.

Cheques Devolvidos*

Informar se o pedido deve ser bloqueado por cheques devolvidos.

Importante
Caso na coluna "Opção" forem selecionadas as opções 1 - Automático (Cliente) ou 2 - Automático (Grupo de CNPJ), após definir o tipo de análise de todos os campos, será apresentado o programa Parâmetros Análise de Crédito de Cobrança (CCCCC002) em que é possível definir se ocorrerá o bloqueio de pedido por cheque devolvido.

Atraso Máximo Permitido*

Informar se o pedido deve ser bloqueado por atraso máximo permitido.

Importante
Caso na coluna "Opção" forem selecionadas as opções 1 - Automático (Cliente) ou 2 - Automático (Grupo de CNPJ), após definir o tipo de análise de todos os campos, será apresentado o programa Parâmetros Análise de Crédito de Cobrança (CCCCC002) em que é possível definir a quantidade de dias do atraso máximo sobre os títulos que estejam em aberto ou para os títulos que já foram pagos, dentro de um período pré-definido de análise.

Última Compra*

Informar se o pedido deve ser bloqueado pela data da última compra do cliente.

Importante
Caso na coluna "Opção" forem selecionadas as opções 1 - Automático (Cliente) ou 2 - Automático (Grupo de CNPJ), após definir o tipo de análise de todos os campos, será apresentado o programa Parâmetros Análise de Crédito de Cobrança (CCCCC002) em que é possível definir a quantidade máxima de dias que deve haver entre a data atual e a data da última compra do cliente.

Exemplo
Caso a quantidade máxima de dias configurada seja 30 e a última compra do cliente foi há 45 dias, o novo pedido será bloqueado.

Cliente Novo*

Informar se o pedido deve ser bloqueado se o cliente for novo, ou seja, se ainda não gerou duplicata de faturamento na empresa.

Importante
Caso na coluna "Opção" forem selecionadas as opções 1 - Automático (Cliente) ou 2 - Automático (Grupo de CNPJ), após definir o tipo de análise de todos os campos, será apresentado o programa Parâmetros Análise de Crédito de Cobrança (CCCCC002) em que é possível definir se os pedidos dos novos clientes serão bloqueados automaticamente.

Recibo de Juros*

Informar se o pedido deve ser bloqueado pela existência de recibo de juros pendentes de pagamento.

Importante
Caso na coluna "Opção" forem selecionadas as opções 1 - Automático (Cliente) ou 2 - Automático (Grupo de CNPJ), após definir o tipo de análise de todos os campos, será apresentado o programa Parâmetros Análise de Crédito de Cobrança (CCCCC002) em que é possível definir como será o bloqueio por recibo de juros.

Tipo de Nota*

Informar se o pedido deve ser bloqueado por tipo de nota.

Importante
Caso o pedido possua o tipo de nota com bloqueio de crédito configurado no programa Cadastro do Tipo de Nota com Bloqueio (CCCCC025), o pedido será bloqueado.

Colunas do GridDescrição
Motivo de Bloqueio

Exibe todos os motivos de bloqueio configurados e que poderão ser utilizados nos pedidos, conforme a política de liberação de crédito de cada cliente.

Opção

Informar o tipo de análise a ser feita para cada motivo de bloqueio.

Botão F7
Apresenta tela de seleção com as opções:
0 – Manual: indica que o pedido de venda não será bloqueado, mas poderá ser bloqueado manualmente pelos programa Cadastro Manual de Bloqueio do Pedido pelo Motivo Especial do Pedido (CCCCC030) ou Cadastro Manual de Bloqueio do Pedido por Vários Motivos (CCCCC040).
1 – Automático (Cliente): indica que os pedidos serão bloqueados automaticamente, analisando o histórico do pedido do cliente informado.
2 – Automático (Por CNPJ): indica que o os pedidos serão bloqueados automaticamente, analisando o pedido pelo grupo de CNPJ do cliente.
Esta opção é utilizada por clientes que vendem para grupos de empresas que possuem vários CNPJ.

Tipo de Análise

Exibe o tipo de análise informada na coluna "Opção" para o motivo de bloqueio selecionado.

Atenção
As descrições das principais funcionalidades do sistema estão disponíveis na documentação do Consistem ERP Componentes.
A utilização incorreta deste programa pode ocasionar problemas no funcionamento do sistema e nas integrações entre módulos.

Esse conteúdo foi útil?

  • Sem rótulos