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Pré-Requisitos

Não há.


Acesso

Módulo: Financeiro - Contas a Pagar

Grupo: Documentos de Contas a Pagar

Visão Geral

O objetivo deste programa é realizar a baixa individual dos documentos lançados no Contas a Pagar.

Caso o sistema de Contas a Pagar esteja configurado para integrar com a Contabilidade, ao acessar esta tela é apresentado o programa Dados para Caixa (CCAFC002D) para definir a empresa em que os débitos e créditos do Contas a Pagar devem ser lançados para contabilização.


CampoDescrição (os campos assinalados com '*' são de preenchimento obrigatório)
Fornecedor*

Informar o código do fornecedor do documento para baixa.

Botão F7
Apresenta o programa Consulta de Fornecedores (CCFFB650) para consulta e seleção.

Botão F8
Apresenta o programa Cadastro de Fornecedor (CCFFB005) para cadastrar novo fornecedor.

Documento*

Informar o número do documento para baixa.

Botão F7
Apresenta tela de seleção com as opções:
Em aberto: apresenta o programa Documentos em Aberto do Fornecedor (CCFFB604) para visualizar os dados de documentos em aberto de acordo com o fornecedor selecionado.
Pagos: apresenta o programa Consulta de Documentos Pagos por Fornecedor (CCFFB606) para visualizar os dados de documentos pagos, de acordo com o fornecedor selecionado.

Importante
Caso a empresa trabalhe com o controle de liberação de documentos e esta configuração esteja habilitada, é necessário que o documento selecionado tenha sido previamente confirmado no programa Confirmação de Documentos a Pagar (CCFFB014).

Banco

Exibe o código do banco do documento.

Data de Emissão

Exibe a data em que o documento foi emitido, caso tenha sido gerado através de uma nota fiscal.

Data de Entrada

Exibe a data em que o documento foi cadastrado no sistema.

Data de Vencimento

Exibe a data de vencimento do documento.

Valor Documento

Exibe o valor do documento.

Valor Baixado

Exibe o valor baixado do documento.

Importante
Caso tenha sido efetuada baixa parcial do valor total, os campos seguintes serão habilitados para alteração dos dados.
Caso tenha sido efetuada baixa integral do valor do documento, todos os outros campos serão preenchidos automaticamente e não será permitida a alteração dos dados.

Data Pagamento*

Informar a data em que o documento foi pago.

Valor Pago*

Informar o valor pago.

Importante
Caso a baixa seja parcial, informar o valor a ser considerado.

Valor Juros

Informar o valor de juros, caso haja.

Valor Desconto

Informar o valor do desconto, caso tenha sido concedido.

Valor Outras Despesas

Informar o valor referente a outras despesas, caso haja.

Valor Multa

Informar o valor da multa, caso haja.

Histórico*

Informar o código do histórico a ser considerado na baixa.

Botão F7
Apresenta tela com os históricos cadastrados no programa Cadastro de Histórico (CCFFB001) para seleção.

Botão F8
Apresenta o programa Cadastro de Histórico (CCFFB001) para novo cadastro.

Importante
Caso tenha sido informado um histórico no campo "Código Histórico para Débitos" do programa Códigos Históricos (CCFFB000D), é sugerido o histórico informado, mas é possível alterar.

Complemento e (Complemento Histórico 1)

Caso necessário, descrever um complemento para o histórico selecionado.

Forma de Pagamento*

Informar a forma de pagamento do documento.

Botão F7
Apresenta tela de seleção com as opções:
1 - Carteira
2 - Banco
3 - Cheque

Tipo de Baixa*

Informar o tipo da baixa do documento para que seja possível diferenciar a conta contábil de contrapartida que será utilizada na baixa do documento.

Botão F7
Apresenta tela de seleção com as opções
1 - Normal: realiza o lançamento contábil debitando a conta de fornecedores no passivo, e vai creditar de modo que a origem do recurso seja o caixa. A conta crédito será a conta caixa, de acordo com a filial informada.
2 - Especial: a conta débito será a mesma e após a confirmação dos dados, será apresentado o programa Contabilização - Cheques (Emissão) (CCAFC980) para informar a conta de crédito da baixa do documento.

Importante
Este campo somente será habilitado se a empresa estiver configurada para integrar com a Contabilidade.

Importante
Após efetivar a baixa do documento, serão habilitados os botões: Documento, Estorna, Lançamento, Próximo e Anterior.

Importante
Após a confirmação dos dados:
- Caso informado valor de multa e/ou de juros, o sistema apresenta o programa Contabilização por Centros de Custo (CCCTL056) para definir em que centros de custos estas despesas devem ser lançadas.
- Caso informado valor de desconto, é apresentado o programa Contabilização - Cheques (Emissão) (CCAFC980), que permite informar a conta de crédito.


BotãoDescrição
Documento

Habilita o campo "Documento" para nova seleção.

Estorna

É emitida mensagem solicitando a confirmação do estorno do documento pago.
Caso seja confirmado o estorno, o lançamento contábil será excluído automaticamente.

Importante
Caso o documento esteja estornado, é apresentada tela de aviso com a seguinte mensagem "Existe borderô para este documento, estorne-o".
O estorno do documento é feito no programa Estorno de Baixa dos Documentos de Borderô (CCFFB072).

Lançamento

Habilita o campo "Data de Pagamento" para realização de nova baixa.

Importante
Somente poderá ser realizada uma nova baixa caso já tenha sido realizado um pagamento parcial para o documento selecionado.

Próximo

Se houver mais de um lançamento realizado para o documento, exibe o lançamento seguinte ao selecionado.

Anterior

Se houver mais de um lançamento realizado para o documento, exibe o lançamento anterior ao selecionado.

Processos Relacionados

Efetuar pagamento de documentos pelo banco/caixa

Atenção
As descrições das principais funcionalidades do sistema estão disponíveis na documentação do Consistem ERP Componentes.
A utilização incorreta deste programa pode ocasionar problemas no funcionamento do sistema e nas integrações entre módulos.

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