Árvore de páginas

Esta documentação é válida para a versão 7.1 do Consistem ERP.

Confira outras versões: Consulta Utilização Mão de Obra no Período (CCPMPC612) |

Pré-Requisitos

Não há.


Acesso

Módulo: Industrial - PPCP Padrão

Grupo: Consultas de Programação de Produção

Visão Geral

O objetivo deste programa é consultar a disponibilidade e utilização de mão de obra própria ou terceirizada.

Importante
Através do centro de custo de origem da mão de obra e/ou informando o operador específico será avaliada a disponibilidade por escala normal ou registro de ponto do RH, assim como sua utilização em apontamentos baixados em diversos tipos de ordens, suas paralisações, horas extras ou faltas.


CampoDescrição (os campos assinalados com '*' são de preenchimento obrigatório)
Período De/Até*

Informar a data inicial e final para consultar a utilização de mão de obra.

Importante
Quando não informada a data "Até" será considerada a data atual (hoje). A data "até" não pode ser menor que a data "De" e o intervalo entre elas não pode ser maior que 30 dias. Não será permitido consultar mais que 31 dias devido a quantidade de apontamentos de produção.

Centro de Custo

Informar um ou mais centro de custo para a consulta. Se não for selecionado nenhum, serão considerados todos os centros de custo.

Importante
Para as empresas que utilizam o sistema de Folha de Pagamento, os operadores próprios são cadastrados através do programa Cadastro de Funcionário (CCRHB205) ou Cadastro de Operador (CCPGE010). Os operadores terceiros são cadastrados através do programa Cadastro de Operador Terceirizado (CCPGE060).

Operador Próprio

Informar um ou mais código de operador próprio. Se não for selecionado nenhum, serão considerados todos os operadoradores próprios.

Importante
Para as empresas que utilizam o sistema de Folha de Pagamento, os operadores são cadastrados através do programa Cadastro de Funcionário (CCRHB205). Caso contrário, o cadastro é realizado através do programa Cadastro de Operador (CCPGE010).

Botão F7
Apresenta tela com os operadores cadastrados para seleção.

Operador Terceirizado

Informar um ou mais código de operador terceirizado. Se não for selecionado nenhum, serão considerados todos os operadores terceirizados.

Botão F7
Apresenta tela do programa Cadastro de Operador Terceirizado (CCPGE060) para seleção.

Importante
Ao selecionar um ou mais centro de custo, ou operador próprio/terceirizado, serão considerados somente os operadores que atenderem os dois critérios. Se não for selecionado nenhum operador, o sistema irá realizar a consulta apenas pelo centro de custo selecionado.

Origem Disponibilidade

Selecionar a origem que será considerada na consulta. As opções são:

- Escala Operador;
- Registro Ponto.

Importante
Este campo só será habilitado quando a empresa possuir integração com o RH e quando o campo "Possui Sistema de Folha" estiver selecionado com a opção "Sim" no programa Configuração de Dados Gerais do PPCP (CCPGA224). Quando a opção estiver selecionado como "Não", este campo será desabilitado assumindo a opção "Escala Operador".

Colunas do GridDescrição
Tipo Operador

Exibe "Próprio" ou "Terceirizado" para informar o tipo do operador.

Operador

Exibe o código do operador conforme o programa de cadastro.

Importante
Para as empresas que utilizam o sistema de Folha de Pagamento, os operadores próprios são cadastrados através do programa Cadastro de Funcionário (CCRHB205). Caso contrário, o cadastro é realizado através do programa Cadastro de Operador (CCPGE010). Os operadores terceiros são cadastrados através do programa Cadastro de Operador Terceirizado (CCPGE060).

Descrição Operador

Exibe a descrição do operador conforme o programa de cadastro.

Centro de Custo

Exibe o centro de custo do cadastro do operador do centro de custo, conforme cadastro no programa Cadastro de Centro de Custo (CCCAB015).

Descrição Centro de Custo

Exibe a descrição do centro de custo conforme cadastro no programa Cadastro de Centro de Custo (CCCAB015).

Situação Operador

Exibe a situação "Ativo" ou "Inativo" do operador, levando em consideração o último dia da pesquisa consultada.

Disponível

Exibe o tempo total disponível do operador para o período consultado.

Importante
- O tempo disponível pode ser conforme escala padrão do operador e horário na data, cadastrados no programa Consulta da Disponibilidade de Mão de Obra (CCPGE700), ou conforme registro do cartão ponto do RH, cadastrado no programa Consulta de Cartão Ponto (CCRHP680).

- Quando utilizada a opção "Registro Ponto", este é o tempo total disponível conforme batidas do ponto, inclusive horas extras.

Hora Extra

Exibe os dados quando a opção selecionada no campo "Origem Disponibilidade da Consulta" for "Registro Ponto".

Importante
Exibe o tempo total em horas extras do registro ponto do operador, conforme as rubricas configuradas no programa Cadastro de Rubrica de Horas Extras (CCPGA011).

% Em Extra

Exibe o percentual em hora extra do operador.

Importante
O percentual de hora extra é calculado conforme a fórmula: % Em Extra = ( Tempo Hora Extra / Tempo Disponível) * 100%.

Observação: Esse é o tempo em que o operador teve disponibilidade extra em relação ao tempo total disponível.

Hora Falta

Exibe os dados quando a opção selecionada no campo "Origem Disponibilidade da Consulta" for "Registro Ponto".

Importante
Exibe o tempo total em horas falta, conforme as rubricas configuradas no programa Cadastro de Rubrica de Falta (CCPGA006).

% Em Falta

Exibe o percentual em horas falta.

Importante
O percentual em horas falta é calculado conforme a fórmula: % Em Falta = ( Tempo Hora Falta / (Tempo Disponível - Hora Extra + Hora Falta)) * 100%.

Observação: Esse é o tempo em que o operador não estava disponível.

Produção Bruta

Exibe o tempo total bruto, ou seja, sem retirar as sobreposições apontadas nas ordens de produção, desconsiderado os intervalos, seja pela escala ou informados no apontamento da produção. As opções são:

- OF conforme programa Geração de Lançamento de OF (CCPMBO101);
- OR conforme programa Baixa de OR (CCPMR010);
- ORP conforme programa Baixa de Ordem de Reprocesso (CCPMR100);
- OSP conforme programa ou Mão de Obra Utilizada (CCPPSE040);
- OS conforme programa Baixa de OS (CCMNP040).

Importante
A produção bruta é a soma dos tempos das colunas OF / OR / ORP / OSP / OD.

Produção Líquida

Exibe o tempo total líquido apontado. É o tempo bruto apontado em todos os tipos de ordens, removendo as sobreposições entre eles.

% Produtiva Disponível

Exibe o percentual produtivo do operador.

Importante
O percentual produtivo é calculado conforme a fórmula: % Produtivo Disponível = (Tempo Produção Líquida / Tempo Disponível) * 100%.

Observação: Esse é o tempo em que o operador produziu em relação ao tempo total disponível para produção.

Paralisado

Exibe o tempo total paralisado do operador, conforme lançamentos no programa Lançamento de Paralisações (CCPGP020), seja em paralisações de operador/linha, já desconsiderando as sobreposições entre paralisações lançadas.

% Paralisado

Exibe o percentual paralisado do operador.

Importante
O percentual paralisado do operador é calculado conforme fórmula: % Paralisado = ( Tempo Paralisado / Tempo Disponível) * 100%.

Observação: Esse é o tempo em que o operador ficou paralisado em relação ao tempo total disponível.

Produção Extra

Exibe o tempo total extra apontado fora do horário da escala/disponibilidade do operador.

Importante
É o tempo líquido apontado em todos os tipos de ordens removendo as sobreposições e obtendo o tempo liquido total em produção para cada tipo de ordem fora do horário de disponibilidade do operador. A produção extra é a soma dos tempos das colunas "OF Extra", "OR Extra", "ORP Extra", "OSP Extra" e "OD Extra".

Improdutivo

Exibe o tempo total improdutivo do operador.

Importante
O tempo total improdutivo do operador é calculado conforme fórmula Tempo Improdutivo = (Tempo Disponível - Tempo Produção Líquida) e é compreendido como tempo desperdiçado com o operador, que poderia estar produzindo, porém por algum motivo, não estava trabalhando na produção.

% Improdutivo

Exibe o percentual improdutivo do operador.

Importante
O percentual improdutivo do operador é calculado conforme fórmula: % Improdutivo = ( Tempo Improdutivo / Tempo Disponível) * 100%.

Observação: Esse é o tempo em que o operador não estava produzindo.

Não Apurado

Exibe o tempo total não apurado do operador.

Importante
O tempo total não apurado do operador é calculado conforme a fórmula: Tempo Não Apurado = (Tempo Disponível - Tempo Produção Líquida - Tempo Paralisado).

Observação: O tempo total não apurado pode ser compreendido como o tempo total não planejado para produção deste operador. Ou seja, ele estava disponível, mas não houve ordens de produção para executar.

% Não Apurado

Exibe o percentual não apurado do operador.

Importante
O percentual não apurado do operador é calculado conforme fórmula: % Não Apurado = ( Tempo Não Apurado / Tempo Disponível) * 100%.

Observação: Esse é o tempo em que o operador não teve qualquer tipo de registro em produção/paralisação em relação ao tempo total disponível.

Sobreposição

Exibe o tempo total em sobreposição dos apontamentos de produção.

Importante
O tempo total em sobreposição dos apontamentos de produção é calculado conforme fórmula: Tempo Sobreposição = (Tempo Produção Bruta - Tempo Produção Líquida).

Observação: Os tempos apontados em ordens sobrepostos podem ser visualizados no grid de detalhamento, através do botão "Apontamentos".

OF

Exibe o tempo total bruto dos apontamentos em OF. Este é o tempo apontado antes de remover a sobreprosição com outros apontamentos.

% OF

Exibe o percentual de produção em OFs pelo operador.

Importante
O percentual de produção em OFs pelo operador é calculado conforme fórmula: % OF = ( Tempo OF / Tempo Produção Bruta) * 100%.

Observação: Esse é o tempo em que o operador trabalhou em produções de OF em relação ao tempo total bruto trabalhado.

OF Extra

Exibe o tempo líquido total de produção Extra em OF.

Importante
A OF extra é o tempo em produção de OFs trabalhado fora dos intervalos de disponibilidade do operador, onde os apontamentos de produção, fora dos horários planejados pela escala do operador, são produções extras.

OR

Exibe o tempo total bruto dos apontamentos em OR, apontado antes de remover a sobreprosição com outros apontamentos.

% OR

Exibe o percentual de produção em ORs pelo operador.

Importante
O percentual de produção em ORs pelo operador é calculado conforme fórmula: % OR = ( Tempo OR / Tempo Produção Bruta) * 100%.

Observação: Esse é o tempo em que o operador trabalhou em produções de OR em relação ao tempo total bruto trabalhado.

OR Extra

Exibe o tempo líquido total de produção extra em OR, que é o tempo em produção de ORs trabalhado fora dos intervalos de disponibilidade do operador.

ORP

Exibe o tempo total bruto dos apontamentos em ORP, que é o tempo apontado antes de remover a sobreprosição com outros apontamentos.

% ORP

Exibe o percentual de produção em ORPs pelo operador.

Importante
O percentual de produção em ORPs pelo operador é calculado conforme fórmula: % ORP = ( Tempo ORP / Tempo Produção Bruta) * 100%.

Observação: Esse é o tempo em que o operador trabalhou em produções de ORP em relação ao tempo total bruto trabalhado.

ORP Extra

Exibe o tempo líquido total de produção extra em ORP, que é o tempo em produção trabalhado fora dos intervalos de disponibilidade do operador.

OSP

Exibe o tempo total bruto dos apontamentos em OSP, que é o tempo apontado antes de remover a sobreprosição com outros apontamentos.

% OSP

Exibe o percentual de produção em OSPs o operador.

Importante
O percentual de produção em OSPs o operador é calculado conforme fórmula: % OSP = ( Tempo OSP / Tempo Produção Bruta) * 100%.

Observação: Esse é o tempo em que o operador trabalhou em produções de OSP em relação ao tempo total bruto trabalhado.

OSP Extra

Exibe o tempo líquido total de produção extra em OSP, que é o tempo em produção trabalhado fora dos intervalos de disponibilidade do operador.

OD

Exibe o tempo total bruto dos apontamentos em OD, que é o tempo apontado antes de remover a sobreprosição com outros apontamentos.

% OD

Exibe o percentual de produção em ODs o operador.

Importante
O percentual de produção em ODs do operador é calculado conforme fórmula: % OD = ( Tempo OD / Tempo Produção Bruta) * 100%.

Observações: Esse é o tempo em que o operardor trabalhou em produções de OD em relação ao tempo total bruto trabalhado.

OD Extra

Exibe o tempo líquido total de produção Extra em OD, que é o tempo em produção trabalhado fora dos intervalos de disponibilidade do operador.


BotãoDescrição
Consultar

Exibe os dados da consulta conforme filtros informados.

Limpar

Limpa os dados da tela para nova consulta.

Disponibilidade

Apresenta o programa Detalhamento Disponibilidade Operador (CCPMPC612A) para detalhamento dos períodos de disponibilidade do operador selecionado no grid.

Apontamentos

Apresenta o programa Detalhamento dos Apontamentos de Produção do Operador (CCPMPC612B) para detalhamento de todos os apontamentos de produção do operador selecionado no grid.

Paralisações

Apresenta o programa Detalhamento das Paralisações do Operador (CCPMPC612C) para detalhamento dos lançamentos de paralisação do operador selecionado no grid.

Extra/Falta

Apresenta o programa Detalhamento Horas Extra e Falta do Operador (CCPMPC612D) para detalhamento dos registros de ponto com hora extra ou falta do operador selecionado no grid.

Resumo Operador

Apresenta o programa Resumo de Utilização de Mão de Obra por Centro de Custo (CCPMPC612E) para detalhar de forma agrupada por centro de custos dos tempos de utilização de mão de obra selecionado no grid.

Resumo Lançamento

Apresenta o programa Resumo de Utilização de Mão de Obra por Centro de Custo Lançamento ou Controle (CCPMPC612F) para consultar o resumo de utilização de mão de obra por centro de custo de lançamento das baixas de ordens de produção ou controle informado na geração das ordens.

Atenção
As descrições das principais funcionalidades do sistema estão disponíveis na documentação do Consistem ERP Componentes.
A utilização incorreta deste programa pode ocasionar problemas no funcionamento do sistema e nas integrações entre módulos.

Esse conteúdo foi útil?

  • Sem rótulos